sábado, 4 de janeiro de 2025

MICHAEL HUDSON EXPLICA O DECLÍNIO DO SUPERPODER DOS EUA


Uma brilhante e aprofundada discussão por MICHAEL HUDSON, economista, prof. universitário americano, que tem leccionado ultimamente em univerisdades na Rep. Popular da China. 

Michael Hudson refere aspectos históricos e avalia os riscos e esperanças do presente: Aborda o liberalismo de Adam Smith, a luta contra os rentistas no Séc. XIX, o superimperialismo dos EUA, a emancipação das ex-colónias de África, o neocolonialismo, o desenvolvimento da China e outros temas.

Para ele, o «slogan» de «Socialismo com características chinesas», poderia também enunciar-se como «Sistema de capitalismo estatal/corporativo com características chinesas».
Também é o meu ponto de vista, enunciado NESTE BLOG

sexta-feira, 3 de janeiro de 2025

MCGOVERN: OS RISCOS DE GUERRA NUCLEAR NÃO ESTÃO DIMINUÍDOS


 Ray Mcgovern é um ex-analista da CIA que tem uma experiência vivida sobre as trocas diplomáticas entre os EUA, a União Soviética e também sobre a era pós colapso desta última. 

Os conflitos não datam nunca de ontém; muito menos quando se trata de «cartadas» decisivas, jogadas por superpotências.
As pessoas do Ocidente estão a ser desinformadas pelos seus políticos e pela media corporativa. 
A maneira mais astuciosa (e perversa) de mentir é omitir, esconder certos factos, cuja discussão poderia dar uma explicação dos acontecimentos geopolíticos mais subtil do que «Os Bons contra os Maus».

FIM DO IMPÉRIO: VIRAGEM PARA UMA TOMADA DE CONSCIÊNCIA DOS POVOS

Os povos do mundo (incluindo os americanos) estão a acordar. 

Estamos a assistir em direto ao primeiro capítulo da queda do Império USA:

- A derrota militar na Ucrânia, a retaliação da oligarquia europeia contra os «recalcitrantes» dirigentes da Eslováquia e Hungria, a ilusão da democracia desmascarada com o que se passa na Roménia com anulação das eleições com base em «suspeitas» de ingerência, a histeria na Alemanha, que apresenta um partido nacionalista como se fosse nazi, na Geórgia as ingerências dos países «fortes» da UE são descaradas, etc.

O mundo está a evoluir aceleradamente, mas a media ocidental tem mantido a ilusão, jogando também com o medo, a denegação, como serviçais que são do capital monopolista. 

Oiça com atenção as análises (em francês) sobre a atualidade:


RELACIONADO:

https://manuelbaneteleproprio.blogspot.com/2024/10/uniao-europeia-manipulou-referendo-na.html


https://manuelbaneteleproprio.blogspot.com/2025/01/apos-derrota-militar-zelensky-decide.html



quarta-feira, 1 de janeiro de 2025

APÓS A DERROTA MILITAR, ZELENSKY DECIDE PROVOCAR A GUERRA DO GÁS...

...COM O PLENO AVAL DA COMISSÃO EUROPEIA


 CONCLUSÃO: OS EUROPEUS VÃO TER MAIS INFLAÇÃO, CAUSADA POR ABASTECIMENTO DE GÁS POR LNG, QUE É MUITO MAIS CARO QUE O GÁS DE GASODUTO. O PREÇO DA ELETRICIDADE TAMBÉM IRÁ SUBIR. ISTO NÃO VAI AFETAR, DE FORMA SIGNIFICATIVA, A RÚSSIA. MAS VAI SUJEITAR-NOS ÁS CHANTAGENS DOS EUA!
E O CÚMULO É QUE - TAL COMO O PETRÓLEO - UMA GRANDE PARTE DO GÁS LNG, QUE SUPOSTAMENTE VAMOS IMPORTAR DO QATAR, DA TURQUIA, ETC, TERÁ COMO ORIGEM... A RÚSSIA!!!




RELACIONADO: