A realidade «judaica do Antigo Testamento» do povo judeu de Israel atual é tão fictícia como a dos germânicos serem «arianos» e terem sido declarados como «a raça superior» pelo regime de hitleriano. Na verdade, são os palestinianos muito mais próximos geneticamente do povo judeu de há dois mil anos,. Isso não lhes confere um estatuto especial, mas apenas mostra o grotesco e a monstruosidade de basear uma política em dados étnicos ou «rácicos». Toda a política baseada em elementos raciais é uma clara negação dos Direitos Humanos, inscritos na Carta da ONU e em inúmeros documentos oficiais de todos os países (incluindo Israel).

terça-feira, 28 de janeiro de 2025

LUCRÉCIO, «DE RERUM NATURA» a realidade histórica e a lenda


                                     


O famoso poema De Rerum Natura do 1º Séc. AC., foi redescoberto no século XV por um erudito italiano. 
Mas, na verdade, o contexto em que a obra foi escrita e quem era Lucrécio, foram elementos completamente ignorados, não houve investigação concreta sobre as condições em que foi produzido este poema. Somente era comentado o seu conteúdo, uma exposição da filosofia de Epicuro
A investigação recente dum filósofo francês veio preencher a lacuna e modificar a perspectiva sobre o autor e o famoso poema expondo a filosofia epicurista, escrito por encomenda dum senador romano.

Relacionado:



Sem comentários: