CRÓNICAS DA IIIª GUERRA MUNDIAL

 Paulatinamente, a guerra mundial não-reconhecida foi-se alargando, foi-se transmutando, disfarçada em uma série de conflitos bélicos «locais», ou de guerras por procuração, acompanhadas pela desmontagem dE acordos e sistemas de segurança coletiva firmados na 1ª Guerra Fria entre os poderes ocidentais, em particular os EUA e seus aliados da OTAN, com a URSS e seus aliados do Pacto de Varsóvia. Esta arquitetura está praticamente demolida, pelo contínuo avanço para leste da OTAN, sem respeito pelos compromissos assumidos pelos governos americano e alemão, aquando da reunificação das Alemanhas. Esta expansão da OTAN continua até ao presente, com a teimosa e demente insistência em integrar a Ucrânia como membro, sem qualquer consideração pelas legítimas preocupações de segurança da Rússia. De tal modo, que chegámos à fase em que toda a gente concorda que a IIIª Guerra Mundial já começou, ou que está iminente.

Não irei fazer, neste texto introdutório, o historial que vai da referida reunificação alemã, até aos dias de hoje, mas aconselho as pessoas a documentarem-se sobre este período, recorrendo a múltiplas fontes,  para realmente compreenderem o que se está a passar.

Não tenho pretensão de possuir uma perspicácia acima da média; usei o meu tempo livre para me documentar e escrever estas sínteses no meu blog. As crónicas passadas estão registadas nesta página (até Novembro de 2024). 

Irei adicionar mais crónicas, à medida que forem publicadas na página principal do blog. Espero que estes escritos sejam de utilidade para os leitores.  Os textos reenviam para vários documentos, quer através de hiperligações internos ao corpo do texto, quer de curtos textos na secção de comentários, ou enquanto post-scriptum ao texto inicial.


Manuel Banet

Murtal, Parede, a 26 deNovembro de 2024


-----------------------------------------------------

 

CRÓNICA DA IIIª GUERRA MUNDIAL (Nº34) NÃO É UM JOGO; É UM CASO MUITO SÉRIO




































































Sem comentários: