sexta-feira, 21 de julho de 2023

Chuck Berry para combater o MORALISMO WOKE

 Sabes que Chuck Berry é dos poucos responsáveis pelo nascimento de um estilo de música - o Rock and Roll - que se prolonga até hoje, desde os anos 1950?

Como ele conseguiu arrastar consigo toda uma juventude principalmente branca, oriunda da classe operária, a geração que nasceu no final da II. Guerra Mundial!?

Deu-lhes o som endiabrado, feito de simples sequências de acordes e de «riffs» de guitarra elétrica, aquilo dava para dançar.

Em relação às letras, não eram composições eruditas, porém estavam em sintonia com sentimentos dessa juventude que acorria aos concertos, comprava os discos e reproduzia em grupos de garagem os sucessos dos precursores.

Foi uma autêntica libertação que abateu os preconceitos de separação de raças e, também, de classes. A geração dos anos 50  foi homenageada pelos grupos e cantores ídolos da década seguinte, os Beatles, os Rolling Stones, etc, etc.

[Oiça aqui os Beatles:] 

Sweet Little Sixteen (Live At The BBC For "Pop Go The Beatles" / 23rd July, 1963)

Sem Chuck Berry, nada disso teria sido assim! Claro que ele não foi o único, basta pensar em Otis Redding, Ray Charles e outros, com uma audiência jovem e sem preconceitos raciais: 


                               
Letra:
They're really rockin' in Boston
In Pittsburgh, P.A.
Deep in the heart of Texas
And 'round the Frisco Bay
All over St. Louis
And down in New Orleans
All the cats are gonna dance with
Sweet Little Sixteen
Sweet Little Sixteen
She's just got to have
About half a million
Framed autographs
Her wallet's filled with pictures
She gets 'em one by one
Become so excited
Watch her look at her run, boy
Oh, mommy, mommy
Please, may I go?
It's such a sight to see
Somebody steal the show
Oh, daddy, daddy
I beg of you
Whisper to mommy
It's all right with you
'Cause they'll be rockin' on Bandstand
In Philadelphia, P.A.
Deep in the heart of Texas
And 'round the Frisco Bay
All over St. Louis
Way down in New Orleans
All the cats wanna dance with
Sweet Little Sixteen
'Cause they'll be rockin' on Bandstand
In Philadelphia, P.A.
Deep in the heart of Texas
And 'round the Frisco Bay
All over St. Louis
Way down in New Orleans
All the cats wanna dance with, oo!
Sweet Little Sixteen
Sweet Little Sixteen
She's got the grown-up blues
Tight dresses and lipstick
She sportin' high heeled shoes
Oh, but tomorrow morning
She'll have to change her trend
And be sweet sixteen
And back in class again
But they'll be rockin' in Boston
In Pittsburgh, P.A.
Deep in the heart of Texas
And 'round the Frisco Bay
Way out in St. Louis
Way down in New Orleans
All the cats wanna dance with
Sweet Little Sixteen
Com o seu politicamente correto e moralismo estreito, com a sua estrita e delirante definição do que seja «racismo», ou «sexismo», ou «pedofilia», etc. os «woke» e «falsos progressistas», impõem às gerações atuais a sua ditadura hipócrita.
Os jovens de hoje, para regressarem à felicidade dos anos 50 e 60, apenas têm de sacudir esses parasitas, pessoas sem verdadeiro prazer de viver, mas que têm a perversidade de impor a sua visão distorcida aos outros.

quinta-feira, 20 de julho de 2023

HÁ UM EXCESSO DE MORTES, MAS NÃO SÃO INVESTIGADAS AS CAUSAS

 


No link seguinte,

https://www.unz.com/jcook/across-the-west-people-are-dying-in-greater-numbers-nobody-wants-to-learn-why/

 poderás ler na íntegra o artigo sobre o intrigante «blackout» das autoridades médicas, dos ministérios da Saúde e dos políticos, sobre um fenómeno extremamente preocupante: O excesso de mortes (todas as causas confundidas) nos países ocidentais, que têm ocorrido, nos últimos dois anos 2022 e 2023. Apenas falamos destes países, porque possuímos dados estatísticos de mortalidade relativamente mais fiáveis, que os de países do «Terceiro Mundo». 

O excesso de mortes não resulta de pessoas que morreram com o diagnóstico de COVID. Este excesso de mortes, causado pelo COVID, existiu nos anos 2020 e 2021. A partir dos finais de 2021/princípios de 2022, os números relativos a infeções, internamentos e mortes causadas pelo vírus diminuíram drasticamente. 

Os poucos cientistas - sem apoios institucionais - que decidiram inquirir sobre o assunto, excluem que se trate de «mortes Covid». Com efeito, o número de mortes registadas como causadas pelo COVID, desde 2022 e continuando em 2023, é muito baixo, não pode ser a causa direta responsável pelo referido excesso. O problema é que este excesso de mortes tem de vir de algum lado. Como é tão elevado (chega a valores de 10% a 15% de mortes em excesso em relação aos 5 anos anteriores a Jan. 2020), é um «elefante no meio da sala». O mais grave é que as «autoridades», desde os governos, investigação médica, faculdades de medicina e profissão médica, todos olham para o lado, como se este excesso não existisse, ou não tivesse importância.

 Jonathan Cook propõe uma interpretação para o comportamento insólito destes atores institucionais. A sua hipótese parece-me  fazer todo o sentido, em continuidade com os comportamentos que se observaram nos que são responsáveis pelos «lockdown» e pelas campanhas de vacinação em massa, utilizando as «vacinas de ARNm». 

A ocultação (ou, mesmo, falsificação) de causas de morte pelas estatísticas da saúde, é tecnicamente possível de ser feita. Porém, não é possível ocultar o número de óbitos globais de cada país. Desde o fim da crise do COVID, que ocorre este excesso de mortes. Sabemos que o número de mortes totais em qualquer país é, em geral, muito estável. Aumentos como estes, da ordem de 10-15%, são geralmente atribuíveis a situações excecionais: Uma epidemia, uma catástrofe natural (terramoto, inundações), uma guerra... Na ausência de tais situações, o número de óbitos na população (para cada país) deveria regressar aos valores de antes da pandemia de COVID, ou seja, de 2019 e anos anteriores. 

quarta-feira, 19 de julho de 2023

REPÚBLICA DOS POETAS nº2 . José Gomes Ferreira

 José Gomes Ferreira, poeta militante, num misto de poesia lírica e heroica, adota o tom perfeito para nos falar ao ouvido, como o faria nosso avô... 


Sim, tudo isto e muito mais, se poderia dizer e disse, porventura, nas homenagens ao poeta... depois de morto. Pela minha parte, lembro-me, adolescente, do maravilhamento ao ouvir discos vinil da Philips, com as gravações de poesias ditas pelo próprio poeta. 

Sem dúvida, houve compositores célebres e talentosos que musicaram alguns dos seus poemas, por exemplo, Manuel Freire ou Fernando Lopes Graça. Eles puseram o seu talento ao serviço de uma palavra que nos soava como profética, aos adolescentes dos anos 60. Num certo sentido, a profecia realizou-se e ... foi traída, como todas as utopias (que literalmente querem dizer «sem lugar onde»).

 Ele, José Gomes Ferreira e a sua obra, serão sempre membros ilustres da República dos Poetas. A propósito, descobri - há muitos anos - que o melhor método para as «autoridades» se verem livres de autores, artistas, ou outros personagens incómodos é erigirem-lhe estátuas, darem-lhes nomes de ruas, etc. , mas claro, depois de mortos e sem divulgação da sua obra junto da juventude.

Felizmente, para mim e pra outros gatos vadios, a poesia verdadeira não se vende, não se promove com reuniões de socialites, não entra em círculos snobs ou em feiras de mau gosto televisivo... 

A poesia dá-se.

Querem a prova do que acabo de dizer?  

 BALADA DUMA HEROÍNA QUE EU INVENTEI - poema de José Gomes  Ferreira

Vais morrer com a saia rota,

sem flores nos cabelos...

— Mas isso que importa

se depois de morta

ate as mãos da terra

hão-de florescê-los?

 

Vais morrer de blusa no fio,

sem laços nas tranças...

— Mas isso que importa

se depois de morta

até as mãos do Frio

penteiam as crianças?

 

Vais morrer espantada na rua,

sem fitas nos caracóis...

— Mas isso que importa

se depois de morta

até as mãos da lua

enfeitam os heróis?

 

Vais morrer a cantar numa esquina,

de sapatos velhos...

— Mas isso que importa

se depois de morta

continuarás a ser a menina

que nunca teve espelhos?

 

Vais morrer com olhos de águia presa

e meias de algodão...

— Mas isso que importa

se depois de morta

a tua beleza

não caberá num caixão.

E há-de rasgar a terra

e romper o chão

como uma primavera

de lágrimas acesa

que os homens atiram, em vão,

para a natureza?


(in Poeta Militante, 1º. Volume, Moraes Editora)


                                                https://www.youtube.com/watch?v=asx4B3hueK4


Dulcineia, Dulcineia,
volte ao que era:
uma plebeia
sem primavera

Volte aos redis,
coberta de chagas
— sem espuma em gomis
nem brilho de adagas.

Volte ao que foi,
pois ainda conserva
um cheirinho a boi,
um cheirinho a erva…

Volte a apanhar pinhas
e bosta para os fornos.
E a tanger cabrinhas
com flores nos cornos.

Volte a andar de gatas
como os outros bichos…
E esqueça as serenatas
aos seus caprichos.

Esqueça o castelo
onde os donzéis
se batiam em duelo
à século XVI…

E volte à aldeia
da sua labuta.

Dulcineia, Dulcineia,
deixe de ser Ideia
e torne-se a carne e a alma
da nova luta.

(de A Morte de D. Quixote, in Poeta Militante / Viagem do Século Vinte em Mim – 1º volume, Moraes editores, 1977 – Círculo de Poesia)

https://www.youtube.com/watch?v=gtp0kdmdRAE



Acordai, homens que dormis

a embalar a dor nos silêncios vis!

Vinde no clamor das almas viris,

arrancar a flor que dorme na raiz!

 

Acordai, raios e tufões

que dormis no ar e nas multidões!

Vinde incendiar de astros e canções

as pedras e o mar, o mundo e os corações…

 

acendei, as almas e de sois

este mar sem cais, nem luz de faróis!

E acordai, depois das lutas finais,

os nossos heróis que dormem nos covais.

 






terça-feira, 18 de julho de 2023

DEMOCRACIA É IMPOSSÍVEL NA AUSÊNCIA DE LIVRE ACESSO À INFORMAÇÃO

 Num artigo recente, Caitlin Johnstone recorda um vídeo de 2010 de Julian Assange, da maior importância para compreendermos os imensos obstáculos que encontramos em exercer coletivamente a cidadania, termos voz nos assuntos públicos. É que se vive na opacidade total, devido à ocultação intencional e à propaganda enganadora dos que governam e seus agentes mediáticos. 

É sobre esta ausência de dados concretos e credíveis, sobre o funcionamento das instituições, de que Julian Assange fala.



Citação:

“Podemos escrever sobre os nossos problemas políticos, podemos - todos nós- fazer campanhas por qualquer coisa na qual acreditemos, podemos adotar as etiquetas políticas que quisermos, mas eu digo-vos que isto realmente está totalmente falido,” disse Assange.

“E a razão disto, de que está tudo falido e de que todas as correntes políticas atuais estão falidas e também as suas linhas próprias de pensamento político, deve-se ao facto não fazermos ideia do que se passa. Apenas quando conhecermos as estruturas básicas das nossas instituições, como elas operam na prática, estas organizações gigantescas, como se comportam internamente, não apenas através de histórias contadas, mas através de numerosos documentos internos - até sabermos isso, como poderemos nós eventualmente efetuar um diagnóstico? Como poderemos decidir em que direção seguir, enquanto não soubermos onde estamos? Nem sequer temos um mapa do sítio onde estamos. Portanto, a nossa primeira tarefa é de construir uma espécie de herança intelectual, que descreva onde estamos. E quando soubermos onde estamos, podemos esperar que vamos conseguir determinar uma nova direção. Mas, até lá, penso que todas as teorias políticas - claro, em grau maior ou menor - estão falidas.”


Veja o documentário «Guerra Contra o Jornalismo»

 

segunda-feira, 17 de julho de 2023

REPÚBLICA DOS POETAS n.º I David Mourão Ferreira

 Desta república dos poetas, tenho tido muito poucas notícias ultimamente. É quase certo que existem interferências, que me impedem de ouvir e ler aquilo que têm para me dizer, os habitantes desta república. Como é evidente, esta república não é uma nação física mas, apenas, uma república espiritual. É um conjunto de palavras escritas e pronunciadas, que consiste na melhor e mais duradoira parte duma língua. Será música, ela própria, suscetível de ser escolhida por compositores e interpretes, que fazem dos poemas que eles selecionam a base para suas canções, ou coros, ou poemas sinfónicos.  A língua portuguesa é muito rica em sons, também em entoações regionais próprias. Beneficia também de uma vasta expansão geográfica, o que significa ser veículo de expressão de literaturas bem diversas.

Por outro lado, a biologia diz-nos que há algo muito fundamental na Língua-Mãe. Esta é ouvida pelo bebé, ainda no ventre materno. O feto reconhece a voz da Mãe e do Pai, entre todas as vozes que ouve. Está demonstrado que reage de modo diferente perante essas vozes, em relação a quaisquer outras, que lhe sejam estranhas. O recém-nascido presta igualmente muito mais atenção a conversas ouvidas na sua língua-materna, do que noutras quaisquer, embora não possua, nessa idade, capacidade linguística  para compreender o significado das palavras. Mas, como a música da língua é muito própria, nos sons emitidos e na associação entre eles, os sons da língua materna são-lhe familiares. 

O ser humano está predisposto, epigeneticamente, enquanto criança e enquanto adulto, a ouvir e a falar a língua do seu povo.  Eis a base biológica para compreendermos a relação muito própria entre um povo e sua língua: Relação propriamente umbilical. 

Desde muito cedo, apreciei a poesia. De acordo com o meu próprio estádio de desenvolvimento, enquanto criança ou adulto, fiz as minhas escolhas estéticas, selecionando nos poetas portugueses e franceses (as minhas duas culturas de origem), aqueles cujos textos desencadeavam em mim um maravilhamento. Esta sensação, o maravilhamento, ocorre quando se ouve ou lê um texto. Algumas vezes, o seu conteúdo é transmitido de forma tão perfeita e bela, que não poderia ser expresso melhor. A música é a arte humana que vem (mais) de dentro, pois está ligada à produção de sons, vibrações, pulsações do nosso próprio corpo. Aliás, sentimos também a ressonância musical vinda de outro corpo. 

A música da língua está primeiro, na ordem de prioridades de «fabricação» de um poema. O poeta escolhe palavras de acordo com o sentido que deseja veicular ao leitor, mas sobretudo, escolhe-as em função da sonoridade e conjugação entre elas, para exprimir uma peça musical. Esta, pode ter grande originalidade, mas também (infelizmente) pode ser banal, desinteressante. Em geral, a força e a subtileza com que o poeta se exprime, estão relacionadas com a profundidade dos sentimentos e pensamentos próprios.

Vou estrear esta série da «República dos Poetas» com um poeta português - já falecido - David Mourão Ferreira. Evidentemente, escolherei sempre os autores e as suas obras, de acordo com o meu gosto subjetivíssimo. O que exprimo neste blog, quando falo sobre essas obras poéticas é apenas um mero reflexo pessoal das minhas escolhas estéticas e do que me vai no pensamento. Mas, as subtis harmonias  que se desprendem destas obras, têm matizes infinitamente diversificados e percetíveis por Vós, meus leitores, devido à infinita variedade do humano.









domingo, 16 de julho de 2023

CRÓNICA ( Nº14 ) DA IIIª GUERRA MUNDIAL

                             


Temos de aceitar uma vez por todas que, apesar da guerra na Ucrânia ser uma carnificina como não houve muitas, o cenário principal desta Terceira Guerra Mundial joga-se em planos muito diferentes do mero confronto militar. É um confronto total: Nada mais óbvio, a meu ver, que a luta de uns (BRICS e associados) para arrancarem a hegemonia do dólar, por um lado. Por outro, os EUA e seus aliados, a fazerem tudo para guardar essa hegemonia, incluindo - mas não exclusivamente - através da guerra «cinética» ou dita convencional, fazendo pairar a ameaça de guerra nuclear.

 (Ver minhas crónicas anteriores: Crónica Nº13 da IIIª GUERRA MUNDIAL)

Li alguns artigos (ver links em baixo) e tentei resumir, neste escrito, o que aprendi com eles.



Alasdair Macleod chama-nos a atenção para o anúncio - feito pela Rússia - de que estaria para breve uma nova divisa, da responsabilidade dos BRICS, que seria apoiada no ouro. Os media ocidentais, tentaram - como de costume - ignorar ou minimizar a importância deste passo, anunciado para ser oficializado dentro de tempo muito breve, na cimeira dos BRICS de Johannesburg. Os BRICS,  entretanto, vão-se alargando, a sua estrutura está a fazer a junção com outras instituições da globalização «alternativa», a Organização de Cooperação de Xangai e a União Económica Euroasiática. Trata-se - nada menos - da maioria da Ásia (incluindo países do Médio-Oriente), além de países de África e América Latina. Ao todo, serão uns 61 países (se a minha contagem está certa), a formarem este novo bloco, em torno do núcleo inicial dos BRICS.

A segunda peça, é de autoria de Marcel Salikhov, o diretor do Centro de Peritagem Económica da Escola Superior de Economia de Moscovo, inicialmente publicada no Valdai Discussion ClubEste documento lê-se como sendo uma planificação estratégica para acabar com a hegemonia do dólar. O autor di-lo, sem esconder os objetivos, com a segurança de alguém que sabe ter apoio e colaboração dum conjunto de especialistas monetários de vários países. Estes países constituíram a «Grande Aliança Informal»  que se alargou e consolidou, perante a constatação de que os EUA e seus vassalos não hesitavam em deitar pela borda fora as «regras internacionais», como as do FMI e do Sistema Monetário Mundial (Por ex.: O estatuto especial dos bancos centrais e dos seus ativos), ou a utilização de sanções unilaterais como meio de chantagem política sobre regimes não afetos aos senhores hegemónicos (Aliás, indo contra o espírito e a letra dos tratados da ONU e da OMC).  

Quem quiser, pode compreender -pela leitura do artigo - quais os passos propostos para a derrota do dólar enquanto instrumento bélico, usado para subjugar os Estados, exercendo sobre eles uma chantagem permanente, com o abuso do seu estatuto de «moeda de reserva».

Finalmente, o artigo do jornal on-line britânico Off-Guardian, por Riley Waggaman, correspondente em Moscovo. O rublo digital nasceu oficialmente, tendo a Duma (o parlamento russo) votado a lei na Terça-feira passada (a 11 de Julho de 2023). Note-se - de passagem - o silêncio, a falsa indiferença da media corporativa

O que me parece importante fazer sobressair é que este lançamento do rublo digital não é desgarrado, mas coordenado com o lançamento sob forma digital duma divisa própria dos BRICS. A China, por sua vez, já possui instrumentos técnicos para lançar o Yuan digital em grande escala. Já o fez, a nível experimental, em várias províncias.

Quem está imbuído de conceitos keynesianos, ou deles derivados, tem tendência a desprezar o papel monetário do ouro. Porém, agora, o ouro surge «em todo o seu esplendor». Qualquer país que queira aderir ao «novo clube», quer use um nome novo, ou o nome tradicional da sua divisa própria, precisa de ter um certo grau* de cobertura em ouro nas suas reservas bancárias. Isto tem  a sua lógica: Os países podem fazer comércio entre si usando moedas nacionais respetivas; mas, as trocas deverão ser periodicamente ajustadas pois, por coincidência somente, o valor das exportações dum país, cobriria exatamente o valor das importações do outro. 

[* Não se trata de convertibilidade automática em ouro, dum padrão-ouro como existiu no séc. XIX, até à Iª Guerra Mundial (1914-1918): Nessa época, as notas de banco eram literalmente certificados de ouro. O seu possuidor tinha direito de as trocar pela quantidade correspondente em ouro ao balcão dum banco comercial.]

O resultado de os membros, e da própria organização dos BRICS alargada, terem a sua divisa comum e as divisas digitais dos vários países (rublo, yuan, ...) com o «backing» do ouro, é que esvaziam as moedas digitais  que os países ocidentais pretendem lançar como versões digitais das divisas «fiat». Estas últimas, não são garantidas por nada, a não ser pela «confiança» nos bancos centrais e nos governos que as emitem!


ARTIGOS EM QUE ME BASEEI:

https://www.goldmoney.com/research/the-bell-tolls-for-fiat

https://www.informationclearinghouse.info/57678.htm

https://off-guardian.org/2023/07/15/the-digital-ruble-its-finally-here/


PS1 : Nomi Prins, em entrevista ao KWN, reforça os aspetos da mudança tectónica, referida no meu artigo acima. Veja e leia:

https://kingworldnews.com/nomi-prins-just-warned-what-is-about-to-be-announced-will-shock-the-world/



sábado, 15 de julho de 2023

MODERNA E XANGAI ASSINAM PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO



O «CHINA DAILY» NOTICIA QUE A EMPRESA DE BIOTECNOLOGIA «MODERNA» VAI IMPLANTAR NA CHINA, NA REGIÃO DE XANGAI, A NOVA UNIDADE DE INVESTIGAÇÃO.


A Moderna é uma companhia americana de biotecnologia, que se especializou em investigação aplicada usando ARNm. O seu único produto comercializado com sucesso foi a vacina ARNm, a «segura e eficaz» «vacina» contra o SARS-Cov-2, lançada no mercado apenas alguns dias após a «vacina» da Pfizer.
Em consequência da tal «vacina» (feita à pressa e não devidamente testada) e tendo este único produto no mercado, o valor das suas ações subiu de 2000% (de $19 por ação para $450) durante a pandemia. Os fundadores da Moderna contam-se entre os 44 novos bilionários criados pelo Covid.

Agora, a Moderna recebe um centro de investigação novo, a estrear em Xangai, beneficiando da cooperação e  investimentos do governo local, que lhe deu autorização para efetuar ensaios em seres humanos, utilizando cidadãos chineses para esse fim.

Em resumo: A Moderna e o governo regional de Xangai vão partilhar os lucros dos novos produtos, desenvolvidos graças às cobaias humanas cedidas pela região de Xangai. 
É um excelente exemplo de cooperação «win-win». Mas, pode ser problemático para as cobaias humanas que sofram efeitos secundários resultantes de «vacinas» experimentais da Moderna!!!

PS1: Aquilo que já se sabe (mesmo antes das «vacinas COVID) é que os ARN são parcialmente degradados no interior das células, alguns fragmentos migram para o núcleo e aí vão perturbar a expressão dos genes. 
Para uma detalhada explicação consultar a obra referida nesta notícia...
Penso que a utilização de ARNs para terapia (ou vacina) é muito problemática, sendo tentada - com pouco sucesso - desde há vários anos para tratamentos específicos contra certos cancros. Os resultados foram, até agora, dececionantes. Pelo contrário, multiplicam-se os casos de efeitos secundários graves (incluindo a morte) de pessoas injetadas com vacinas ARNm anti- COVID (e apesar da não divulgação dos dados estatísticos significativos, de forma a que o público continue a ignorar os factos).