quarta-feira, 15 de dezembro de 2021
[Valérie Bugault] O GLOBALISMO TOTALITÁRIO
terça-feira, 14 de dezembro de 2021
KURT WEILL: «YOUKALI» & «DENN WIE MAN SICH BETTET...»
É sempre importante saber-se elementos da biografia de um compositor, quanto mais não seja, para se compreender melhor o contexto em que realizou esta ou aquela parte da sua obra. No caso de Kurt Weill, esse conhecimento sobre a sua vida é indissociável do conhecimento das tragédias que assolaram a primeira metade do século XX. Além de que ele compôs belíssimas peças musicais, motivo de admiração em si mesmas, tenho um respeito enorme pelo homem e fico estarrecido perante a completa ignorância dalgumas pessoas que se «julgam sabedoras» de música.
A segunda composição por Kurt Weill está integrada na peça de Berthold Brecht, «Ascensão e Queda da Cidade de Mahagony» nascida antes da famosa ópera dos Três Vinténs. A mesma peça possui outras partes cantadas, a mais célebre das quais é «Alabama Song».
Creio que a canção aqui apresentada tem algumas maravilhas escondidas, que revelam todo o génio de Kurt Weill. Por exemplo, a preocupação em fazer com que o auditor capte bem a letra. A parte inicial, um recitativo cantado, dá-nos o contexto «moral» e «social», sobre o qual se desenvolve o discurso a partir da frase-feita ou provérbio «Deitas-te na cama que tu próprio fazes».
Note-se que o provérbio tem o seu sentido inicial subvertido, visto que Brecht enfatiza que nós somos humanos, que não sejamos como «bestas». Para uma análise aprofundada da «Song» (canção) e da ópera na qual se insere ver AQUI. Weill compõe um «jazz blues», com ritmo quaternário, de tempo moderado, evocando as marchas de New Orleãs. Esta fusão conjuga-se com soluções harmónicas audazes.
Note-se que as obras de Kurt Weill mereceram um auto-de-fé, pelos nazis. Ele foi designado de judeu-bolchevique e isso - em si mesmo - já consistia num «crime» para os adeptos de Hitler. A etiqueta de «arte degenerada» era facilmente aceite pelas pessoas mais convencionais da época, pelo aspecto «chocante» das audácias harmónicas, e da fusão da ópera com a música popular e o jazz.
Tu finiras à la morgue, disait-elle
Ou dans un lieu pire encore…
Oui, tout ça c’est facile à dire,
Mais moi je vous le dit : c’est du vent !
Vous n’aurez pas ma peau comme ça !
On verra comment je finirai…
On n’est pas des chiens !
Comme on fait son lit on se couche
Personne ne vient border personne
C’est moi qui te marcherai sur les pieds,
C’est toi qui seras piétiné !
Messieurs, mon ami ma disait,
En regardant dans les yeux :
« ce qui compte sur terre, c’est l’amour »
Et « ne songe pas au lendemain. »
Oui, l’amour c’est facile à dire :
Mais tant qu’on vieillira tous les jours
On n’aura pas la tête à l’amour,
On voudra profiter du peu de temps qu’on a.
On n’est pas des chiens !
Comme on fait…
segunda-feira, 13 de dezembro de 2021
2º SIMPÓSIO de D4CE (DOCTORS FOR COVID ETHICS)
(para o 1º simpósio, ver AQUI)
SOANDO O APELO
Que estas empresas e seus CEOs ditem as políticas sanitárias às agências da ONU (caso da OMS) ou sistemas de saúde nacionais, não tem impressionado certo tipo de indivíduos. Eu chamo-os «vesgos»: Só conseguem ver para um lado.
As pessoas submetem-se porque têm medo; não porque exista uma razão lógica, científica, para fazer tudo o que fazem.
As vacinas já provaram ser um fracasso. Se as mesmas fossem avaliadas pelos mesmos critérios estritos e corretos, pelos quais foram avaliadas - no passado - todas as outras vacinas, antes de serem aprovadas, não tenho dúvidas de que já teriam parado a «experimentação à escala de populações inteiras» e retirado as vacinas anti- COVID do mercado: Ultrapassou-se já, e muito, os limites toleráveis de efeitos indesejáveis em medicamentos, ou vacinas experimentais.
Face ao boicote mediático exercido sobre estas pessoas, com provas dadas ao nível científico, pelo simples facto de terem dito o que pensam e tomado posições corajosas, o nosso dever é - não apenas - de tomarmos conhecimento do que têm para dizer, como de difundir ao máximo estes conteúdos.
Oxalá meus leitores percebam que, da minha parte, não se trata de qualquer preferência subjetiva. Mas, apenas da constatação de que se está indevidamente a ocultar factos, análises, conclusões e pontos de vista, não convenientes para os poderes instituídos.
Porém, trata-se de questões decisivas. A ocultação das opiniões abalizadas destes cientistas é reveladora de autoritarismo e desprezo pela verdade. Mas, isso tem e terá consequências catastróficas para os indivíduos e para as sociedades.
A cidadania não pode colaborar nisso, nem aceitar isso passivamente. Ela tem de ver como está a ser manipulada, como lhe estão roubando o direito de saber, de tomar conhecimento dos diversos pontos de vista, quer estes agradem ou não aos poderes.
O vídeo com as intervenções está acessível na plataforma RUMBLE. Após uma introdução com música clássica, é feita uma apresentação geral aparecendo, de seguida, os diversos participantes. O primeiro, é o Prof. Bahkdi (aos 8'28'').
Ver abaixo:
domingo, 12 de dezembro de 2021
[filme de Victoria Knobloch] A DITADURA TECNOCRÁTICA (Legendas em inglês)
Jochen Kirchhoff; Claudia von Werlhof; Gunnar Kaiser; Roland Ropers
EXPOSIÇÃO DE PINTURA E ARTES PLÁSTICAS DE BOB DYLAN, EM MIAMI
Bob Dylan, Sunset, Monument Valley (2019)
Bob Dylan, artista plástico: «Quando irei mostrar a minha obra-prima?»
quinta-feira, 9 de dezembro de 2021
OLHANDO O MUNDO DA MINHA JANELA, PARTE XIII
[PARTES ANTERIORES DA SÉRIE: VI ; VII ; VIII ; IX ; X ; XI ; XII ]
SOBRE A ASCENÇÃO DO TOTALITARISMO E ALGUMAS VERDADES AMARGAS DE PERMEIO
https://www.zerohedge.com/political/covid-19-pandemic-fear-manufactured-authorities-yale-epidemiologist