Muitas pessoas aceitam a situação de massacres de populações indefesas em Gaza e noutras paragens, porque foram condicionadas durante muito tempo a verem certos povos como "inimigos". Porém, as pessoas de qualquer povo estão sobretudo preocupadas com os seus afazeres quotidianos e , salvo tenham sido também sujeitas a campanhas de ódio pelos seus governos, não nutrem antagonismo por outro povo. Na verdade, os inimigos são as elites governantes e as detentoras das maiores riquezas de qualquer país. São elas que instigam os sentimentos de ódio através da média que controlam.

sábado, 3 de julho de 2021

DERIVA TOTALITÁRIA NA UNIÃO EUROPEIA E NO «OCIDENTE»

O poder que abandonais, que colocais nas mãos dos governantes, serve para vos oprimir*.
                                

- Quantas vezes vos tenho dito isto? De quantas maneiras vos mostrei claramente o que estava em jogo?

- Será que vossa mente é obtusa? Não! Vós tendes tão boa inteligência quanto eu! Será que sou eu que estou a delirar? Não, senão não poderia fazer as previsões acertadas, que tenho feito! 

Quem são as pessoas que «preferem ignorar» as verdades que lhes ponho debaixo do nariz? 

Há dois grupos nesta categoria dos que «ignoram»:

Há aqueles que têm por hábito olhar o mensageiro e avaliá-lo. Consoante a avaliação do mensageiro, a mensagem será credível, ou não. São demasiado recetivos à propaganda do poder. Atribuem a credibilidade a quem detém o poder, veneram o poder. Existem outras pessoas, que «não querem saber», que «preferem ignorar», como crianças que têm imenso medo e fecham os olhos, num esforço desesperado e fútil de «fazer desaparecer» a visão horrenda. O povo diz, com razão, que «não há pior cego do que aquele que não quer ver» e estamos a transformar-nos num povo de «cegos», impotentes e cobardes, incapazes de recusar algo ao poder. 

A «crise do Covid» serviu, entre outras coisas, para mostrar isso mesmo. Serviu para por a nu a psicologia profunda dos contemporâneos, a sua anomia (ausência de vontade própria), a sua cobardia também. Existe - porém - um número grande mas indefinido, desorganizado, que está contra esta situação. Muitos estão a chegar a conclusões semelhantes às minhas. Mas, vai demorar um bocado até muitas destas pessoas conseguirem juntar-se e fazer voz comum, em relação ao mais importante, ou seja, desmascarar os mecanismos pelos quais o povo se deixa iludir, se deixa capturar. Vai demorar o seu tempo. 

Aqui, deixo alguns conselhos às pessoas que têm consciência do que se está a passar:

1- Tem de haver uma retirada da barafunda mediática, não no sentido de ignorar totalmente o que nos querem fazer engolir, mas antes para não ficarmos submersos pela propaganda. A propaganda tem efeito, mesmo naqueles que são contrários à mensagem que ela veicula, pois polariza a sua atenção, a sua indignação. Eles, ao colocarem-se numa postura antagónica, vão reagir em vez de agir. Pode ser exatamente isso que o manipulador deseja: pode ser esse o objetivo encoberto de uma determinada onda de propaganda. 

2- Trata os outros como gostas que te tratem a ti: Deve a pessoa esclarecida colocar-se num plano igualitário, em relação à outra pessoa, seja ela quem for. A condescendência, o paternalismo, a hipocrisia, são totalmente contraproducentes. O outro é tão inteligente como nós próprios. Nós não estamos num plano acima, nem abaixo do outro. Quem não extirpar de si próprio tais sentimentos falsos, não tem capacidade para estar em empatia com o próximo. E o próximo intui isso: ele tem inteligência emocional, que lhe permite distinguir se algo é sincero, ou se é mero teatro.

3- É preciso identificar os mecanismos de manipulação das massas, compreender os processos utilizados pelos poderes. Uma vez que se atingiu tal compreensão, que implica um pouco de conhecimento em psicologia, fica-se imune à propaganda. A partir deste ponto, os que manejam a propaganda não conseguem que tu sejas um foco de disseminação da mesma. O mecanismo é análogo à infeção viral: os que estão imunizados ao agente infecioso, vão destruí-lo, de cada vez que o vírus entrar no seu organismo. Também não pode haver difusão de um vírus (... ou de uma falsa informação) por uma pessoa que seja resistente a este.

4- Sendo o propósito do poder o de manter as pessoas cheias de medo e divididas, é preciso desenvolver uma pedagogia - não uma contrapropaganda! - que combata o medo, que propicie a reconciliação entre as pessoas e onde se manifeste o que há de mais profundo no ser humano, o amor.

5- A História é importante. Ela ensina-nos o que os poderes passados fizeram para oprimir, para esmagar, para enganar, para dividir e colocar uns contra os outros, os que tinham interesses básicos comuns. Ela ensina-nos os caminhos para a libertação da opressão: Como as pessoas souberam desmascarar falsos amigos e se organizaram para vencer a força bruta, ou insidiosa. A História é a disciplina marginalizada, o «parente pobre» no ensino básico, secundário e universitário. Mesmo nos casos em que é ensinada, é-o segundo o ponto de vista dos vencedores, não dos vencidos, ou seja, seu ensino institucional é uma construção ideológica.

6- Agir com conhecimento é elementar. Os poderosos têm um domínio muito grande, pois têm uma visão de conjunto, têm informantes ao seu serviço e  são eles, muitas vezes, a tomar a ofensiva. Portanto, para uma ação eficaz contra a corrente opressora, devem as pessoas estar bem informadas, capazes de antecipar as «jogadas» deles, como num jogo de xadrez: Devem debater entre si, com vista a chegar a um consenso, quais são as melhores táticas, face ao jogo dos oponentes.

7-  Um otimismo sem triunfalismos, é um ingrediente necessário. Deve-se compreender que os adversários cometem erros, que o seu poder é finito e sua inteligência, também. Um efeito estranho, mas comum, é um dos lados se colocar, logo desde o início, na atitude mental do derrotado. Isto é diferente de colocar-se na defensiva. É, pelo contrário, não ser capaz de resistir: é entregar a «partida de xadrez» ao adversário, por capitulação psicológica. Por isso, é importante ter sempre presente que não há poder invencível, não há ditadura que dure sempre, não há inteligência (malévola, neste caso) infinita, não há crueldade que não acabe por revoltar, até quem apoiou o poder tirânico.

.............

* Ver leis de censura, 1933 e 2021:



PS: Ver clip de Snowden, explicando como se chega a um estado mundial de vigilância estatal  https://www.youtube.com/watch?v=Y6xByTqeygY

7 comentários:

Manuel Baptista disse...

Ver também: 
Big Brother Facebook is watching:
 https://www.zerohedge.com/covid-19/case-intellectual-capture-youtubes-demonetization-bret-weinstein-taibbi

No Canadá, proposta de lei que criminaliza a intenção (sim, leu bem!) de  «discurso do ódio», em termos «orwellianos»:
https://www.zerohedge.com/news/2021-07-02/canada-proposed-orwellian-pre-crime-hate-speech-bill

Manuel Baptista disse...

No caso da pandemia de covid, a prática oficial (tanto no tratamento quanto na vacinação) é de tal maneira distante de toda a boa prática comum em medicina, que é chocante. Veja:
https://rumble.com/viwq25-the-truth-about-covid-19-lockdowns-and-mrna-vaccines-steve-deace-show.html

Manuel Baptista disse...

Para compreender as raízes das visões unipolar/multipolar da ordem internacional, leia:
https://www.strategic-culture.org/news/2021/07/04/why-1648-westphalian-treaty-must-defended-remedy-unipolar-rules-based-order/

Manuel Baptista disse...

Veja o Dr. Fernando Nobre: https://www.youtube.com/watch?v=UmFPn8rAysI

Manuel Baptista disse...

Os eurocratas (totalitários europeus) são especialistas em fazer avançar a sua agenda a «passinhos de lã», cada país de um vez. Vejam o que está a ser implementado ao nível legislativo na Espanha: https://www.armstrongeconomics.com/uncategorized/spain-revealing-the-totalitarian-future-for-all/

Manuel Baptista disse...

A censura atinge mesmo um senador dos EUA!
https://www.globalresearch.ca/video-senator-ron-johnson-censored-suppressed-critical-covid-issues/5749253

Manuel Baptista disse...

Doug Casey: First of all, don’t believe anything that you read in mass media newspapers and absolutely nothing you hear on television. It amounts to propaganda. If it’s not actual propaganda, it’s the blather of people who know nothing about either economics or history or science. Although they do understand mass psychology and have strong political opinions.

The most important thing to remember about the economy in the near future is that there is something called a business cycle. It’s caused by money printing. Covid will be blamed as a deus ex machina cause for the depression, of course. The trillions of currency units that have been created for decades—but especially since 2008—have caused huge distortions in the financial markets and the economy. When they finally become unsustainable—and I believe we’re at that point now—the result will be a tremendous drop in the average standard of living.