Muitas pessoas aceitam a situação de massacres de populações indefesas em Gaza e noutras paragens, porque foram condicionadas durante muito tempo a verem certos povos como "inimigos". Porém, as pessoas de qualquer povo estão sobretudo preocupadas com os seus afazeres quotidianos e , salvo tenham sido também sujeitas a campanhas de ódio pelos seus governos, não nutrem antagonismo por outro povo. Na verdade, os inimigos são as elites governantes e as detentoras das maiores riquezas de qualquer país. São elas que instigam os sentimentos de ódio através da média que controlam.

quarta-feira, 15 de dezembro de 2021

[Valérie Bugault] O GLOBALISMO TOTALITÁRIO

A população cega pela sua própria servidão





Tenho acompanhado a obra e as intervenções de Valérie Bugault, jurista e filósofa do Direito, desde há alguns anos. Ela é verdadeiramente brilhante. Seu saber e sua originalidade irradiam, sem necessitar de fazer piruetas e sofismas. É o que existe de melhor, no espírito francês contemporâneo. Por isso, é indispensável ler e ouvir com atenção as suas análises.
Estou muito de acordo com vários aspetos do seu pensamento. Onde me afasto, é nas soluções preconizadas. Compreendo que ela não queira dar o passo de propor uma sociedade inteira autogerida e, portanto, dispensando completamente o Estado. É normal, porque, afinal, é uma pessoa formada em Direito, e este é uma emanação do Estado.
Mas, para mim este aspeto do seu discurso é, somente, um pormenor: Porque a sua inteligência aguda faz a crítica mais certeira das disfunções das instituições estatais e globalistas. O seu olhar crítico não se fica pela França. Valérie Bugault ultrapassa o quadro «franco-francês», retomando a tradição humanista e universalista das Luzes.

2 comentários:

Manuel Baptista disse...

Para termos uma noção do abismo de monstruosidade e escuridão, não apenas da CIA, como de um Estado dito «social-democrata», a Dinamarca. Se eles fizeram isto em «democracia», agora imaginem o que fariam em ditadura:
https://www.zerohedge.com/geopolitical/cia-experimented-100s-orphans-torturing-them-reveal-psychopathic-traits-report

Manuel Baptista disse...

Valérie Bugault em entrevista à revista belga (francófona) «Kairos»:
Ela denuncia a impostura do sistema dito democrático, nos países europeus ditos «democracias» e a União Europeia uma construção dos monopólios e da finança.
Todas as alavancas da vida de nossos países estão em mãos privadas.
Uma entrevista muito rica em conceitos!
https://www.youtube.com/watch?v=Q87UARvkNmY