domingo, 16 de fevereiro de 2025

ALIANÇAS DE INVESTIGAÇÃO ESPACIAL DA CHINA COM NAÇÕES DE ÁFRICA



Pequim possui 23 acordos espaciais bilaterais com nações africanas, incluindo financiamentos para construção de satélites e instalações terrestres de recolha da imagens e dados. No ano passado o Egípto, a África do Sul e o Senegal decidiram colaborar com a China com vista uma futura base lunar.

Para ler artigo integral consulta REUTERS  

[...]

«Nos arredores do Cairo, um laboratório espacial de última geração destina-se a ser o primeiro em África a produzir satélites localmente construídos.

O primeiro satélite desta fábrica, descrito como o primeiro jamais construído por uma nação africana, foi aí montado e lançado a partir dum aeroporto espacial em Dezembro de 2023.

O laboratório de satélites egípcio é somente parte do programa espacial desenvolvido pela China no estrangeiro. Pequim está a construir alianças espaciais em África, para melhorar a sua rede global de satélites e converter-se assim em potência espacial de primeira grandeza. 
A China anunciou publicamente uma grande parte desta assistência espacial aos países africanos, a qual inclui satélites, telescópios de vigilância espacial e estações terrestres.  Pequim terá acesso aos dados e imagens recolhidos por estes satélites. Haverá continuidade de assistência, por técnicos e cientistas chineses, para lá da entrada em funcionamente das instalações nos arredores do Cairo.
A fábrica de satélites, que començou a operar em 2023, faz parte dum complexo de tecnologia espacial oferecido pela China ao Egipto nos últimos dois anos. Entre as transferências tecnológicas anunciadas publicamente, menciona-se o novo centro de monitização do espaço. Este possui dois telescópios muito poderosos e controla dois satélites de observação terrestre, lançados em 2023. Um destes foi montado no Egípto e o outro fabricado exclusivamente na China. Nesse ano de 2023, terá sido lançado um terceiro satélite de fabrico chinês, capaz de realizar vigilância de nível militar.

As instalações da Space City são a peça central do complexo construído cerca de 30 km a leste do Cairo, próximo da nova capital administrativa, em construção. 
O presidente egípcio Abdel Fattah El-Sisi tem desenvolvido laços com a China nos últimos anos, incluindo acordos sobre infraestruturas e sobre energia no âmbito da Iniciativa Belt and Road.»



Nações Unidas apontam parceria China-África como “um pilar da Cooperação Sul-Sul”




sábado, 15 de fevereiro de 2025

Segundas-f. musicais nº 32: MEMÓRIAS - Rock e Pop 1960 /70

MEMÓRIAS



 Apresenta-se uma antologia de música rock e pop* dos anos 1960 - 1970, com gravações dos seguintes cantores e grupos:

 Jethro Tull, Donovan, Fairport Convention, José Feliciano, The Byrds, Jimmy Cliff, Alan Price, The Kinks The Lovin' Spoonful, Jimi Hendrix, Santana, Jefferson Airplane Deep Purple, The Doors, Blood, Sweat& Tears, Spencer Davis Group, Chicago Transit Authority, Crosby, Stills, Nash & Young, Creedence Clearwater Revival, Janis Joplin with Big Brother & Holding Company


Catch the Wind

Come Down Jesus

Many Rivers To Cross

Hey Joe

Evil Ways

Roadhouse Blues



---------------

* Além desta playlist «Memórias», estão publicadas neste blog selecções musicais dedicadas aos músicos seguintes: Bob Dylan & Canções de Dylan interpretadas por outros.

Ver também outras playlists no meu canal

The Animals, The Beatles & The Rolling Stones (anos 60)