Para acompanhar o fim do ano de 2025, uma suite de Khachaturian , designada "Masquerade": Pareceu-me adequada, não apenas musicalmente, também enquanto ilustração literal* de certos momentos do ano de 2025 .
A suite inicia-se com uma valsa, que faz pensar na Valsa n°2 da "jazz suite" de Shostakovich, embora as duas sejam muito diferentes. Na realidade, o que as une, além de ambas terem sido compostas por autores soviéticos, é terem sido compostas para certos filmes e posteriormente terem sido «recicladas» noutros filmes.
O compositor arménio é recordado, sobretudo, pela "Dança dos Sabres". Porém, a sua vasta produção tem sido relegada a um quase esquecimento. Vários compositores de talento são vítimas deste tipo de injustiça - o conjunto da obra é ignorado, enquanto apenas uma peça se torna célebre.
Khachaturian, por sinal, tem uma rica e diversificada obra. É o compositor da Arménia mais importante do século XX. Ele incorporou nas suas obras traços de folclore da Arménia, do Cáucaso, da Europa do Leste e Central.
Neste blog, temos dado a conhecer o célebre e o obscuro, sempre guiados pelas nossas preferências estéticas. Assim, esta obra de Khachaturian parece-me perfeitamente adequada para a rubrica «Segundas-f. musicais».
Abaixo, alguns links que permitem conhecer a biografia, assim como algumas das obras do grande compositor arménio.
Vale a pena aprofundar o conhecimento da obra de Khachaturian.
---------------------------
*Faz-me pensar em mascaradas de alguns governos, bastante letais, pois prolongam a guerra!
Sem comentários:
Enviar um comentário