Se quiser saber porque uma boa parte da Humanidade considera que os EUA é governado por loucos senis (tanto Trump como Biden), leia o seguinte artigo de Philip Giraldi! https://www.unz.com/pgiraldi/in-america-its-another-week-to-be-proud-of/

domingo, 19 de agosto de 2018

GLIFOSATO, UM PRESENTE ENVENENADO...

                 Farmers spray 200m pounds of weedkiller on crops, including corn, soybeans, wheat and oats, every year. 
      
A estratégia clássica dos grandes grupos económicos é de se expandirem , derrotando toda a concorrência, impondo as suas tecnologias, com exclusão de todas as alternativas, externalizando os danos que estas trazem à sociedade e natureza.

Um caso realmente típico disso é o da Monsanto/Bayer e do seu produto glifosato (comercializado sob o nome de «Roundup»).
Nos anos noventa, a Monsanto desenvolveu um sistema associando herbicidas, entre os quais o glifosato, com plantas de cultivo geneticamente modificadas, para incluírem genes de resistência aos mesmos. Assim, o milho, por exemplo, portador desses genes de resistência podia ser copiosamente tratado com glifosato, apenas as plantas «daninhas» ou espontâneas iriam ser afectadas e erradicadas. A Monsanto gabava-se que as plantações de milho, soja, etc geneticamente modificadas tinham a capacidade de resistir a doses altíssimas de herbicida, garantindo uma  monda química eficaz e a «impossibilidade» (que já se verificou ser falsa; ver, por exemplo, aqui ) de desenvolver resistência aos referidos herbicidas. 

O resultado é que o uso do glifosato se foi expandindo, contaminando muitos ecossistemas agrícolas e naturais, afectando muitas espécies de plantas, que nunca foram invasivas de campos cultivados, sobretudo acumulando-se na cadeia alimentar até ao ser humano.
Estudos com mães lactentes no Brasil, mostraram que 83% destas possuíam vestígios de glifosato no seu leite. O glifosato não é uma substância inócua para os animais e para o homem. O glifosato tem propriedades cancerígenas, mas isto foi intencionalmente ocultado pelas próprias autoridades sanitárias da Alemanha.
Por muito prejudicial que este glifosato seja, devemos ter em perspectiva que é um caso apenas, produzido por uma companhia, mas existem outros milhares que têm efeitos colaterais graves sobre a saúde humana e a Natureza. 
No seu conjunto, a civilização tecnológica tem sido completamente desrespeitadora do princípio de precaução, que implica a não-utilização de qualquer substância, cujo efeito no ambiente possa implicar grave prejuízo (quer no imediato, quer futuramente). 
Na busca do lucro a qualquer preço, os grandes da agro-indústria, da indústria farmacêutica, das biotecnologias, têm distorcido, ocultado, falsificado os dados que tinham obtido nas suas investigações e conseguem comprar os mais diversos poderes públicos, incluindo os próprios legisladores

A sistemática ocultação dos efeitos nefastos faz com que governos e as sociedades aceitem a novidade, se adaptem a ela, usem correntemente esses produtos, sendo depois a sociedade a pagar os referidos efeitos nefastos. Esta externalização dos danos permite que os produtos sejam rentáveis para o seu produtor. 
Com efeito, está-se perante uma ocultação sistemática, conseguida também à custa de uma corrupção do Estado e dos seus agentes.
Se houvesse reconhecimento da perigosidade dos produtos em causa, ou as entidades protectoras da saúde e do ambiente decretavam a sua exclusão do mercado, ou eles seriam severamente regulados e restringidos no seu uso. Tanto num caso, como no outro, não haveria lucro, não poderiam rentabilizar as operações que levaram a colocar o produto no mercado, desde a sua concepção, investigação, desenvolvimento, produção,  até à comercialização. 
Segundo estudo publicado, o custo dos poluentes ambientais excede  9 milhões em vidas humanas e 4,6 triliões dólares anuais, mais do que a guerra, o tabagismo, a fome, ou os desastres naturais.
A sociedade humana e a Natureza são constantemente agredidas, sujeitas às piores depredações e em última instância, à morte, para que os tais gigantes da agro-química ou outras corporações capitalistas de grande poder, continuem a obter os seus lucros!

sábado, 18 de agosto de 2018

PARTITAS DE BACH NO CLAVICÓRDIO - WIM WINTERS


                          

O termo «partita» é intercambiável com o de «suite». Agrupa uma série de danças estilizadas, usando a mesma tonalidade e, por vezes, recorrendo a temas semelhantes nas diversas danças. 
Bach escreveu peças introdutórias às partitas, de estilo livre, que nomeou «Preambulum, Sinfonia, Fantasia, Ouverture e Toccata» o que, na minha opinião, são termos praticamente sinónimos, apenas com algumas particularidades de diversas escolas nacionais. 
As danças Allemande, Courante e Sarabande  estão presentes em todas as seis, sendo o Menuet e a Gigue, muito frequentes também. 
Todas estas danças estilizadas têm um número fixo de compassos. 
Possuem duas partes, sendo frequente a segunda iniciar-se na dominante do tom principal, para depois terminar na tónica. 
O compasso binário, ternário, quaternário ou composto, é também típico de cada dança estilizada. 
Além disso, as danças de andamento lento, como a Sarabande, costumam estar presentes no meio da sequência, enquanto as de andamento vivo, como a Gigue, estão no final da suite ou partita.

Estas partitas para tecla fazem parte de um caderno de Clavierübung, um dos raros exemplos de música publicada durante a vida de Bach  e sob supervisão do mestre. Os vários cadernos que constituem o «Clavierübung» ilustram os estilos de escrita para clavicórdio, cravo ou órgão e têm claros intuitos pedagógicos.

Conheço bem, porque estudei e executei ao clavicórdio, a partita Nº6. A meu ver, esta é, do conjunto de seis, a que soa melhor neste instrumento. 

🔺 0:06 PARTITA N°1 BWV 825 Praeambulum Allemande Courante Sarabande Menuet Gigue 🔻 19:09 PARTITA N°2 BWV 826 SInfonia Fugue Allemande Courante Sarabande Rondeau Cappricio 🔸 45:23 PARTITA N°3 BWV 827 Fantasia Allemande Courante Sarabande Burlesque/Scherzo Gigue 🔹 1:09:26 PARTITA N°4 BWV 828 Ouverture Allemande Courante Aria Sarabande Menuet Gigue 🔶 1:45:50 PARTITA N°5 BWV 829 Preambulum Allemande Courante Sarabande Tempo di Menuetto Passepied Gigue 🔷 2:10:15 PARTITA N°6 BWV 830 Toccata Allemande Courante Air Sarabande Gavotte Gigue

sexta-feira, 17 de agosto de 2018

ARETHA FRANKLIN


A mais notável cantora de soul - Aretha Franklin - foi ontem para junto do Criador. Deixou-nos tantas interpretações cheias de alma («soul») que nós não acreditamos que ela tenha realmente desaparecido, apenas mudou de forma.





quarta-feira, 15 de agosto de 2018

A VERDADEIRA CAUSA DA GUERRA COMERCIAL EUA-TURQUIA

Turkey favors switching from dollars to national currencies in trade with Russia & China
Empresários turcos seguram dólares para trocá-los por liras


A verdadeira razão pela qual o governo dos EUA impôs tarifas sobre produtos turcos, causando uma crise de confiança na lira, não é por causa do pastor protestante que é julgado por -segundo Ancara - ter conspirado contra Erdogan. A razão verdadeira é simplesmente o facto da Turquia ter decidido aderir ao bloco Rússia- China- Irão e estabelecer trocas fora do dólar.
As trocas em dólares passam por um mecanismo de «clearance» (despacho) que passa pelos bancos americanos e entidades de controlo dos mesmos, que pode ser bloqueado, criando uma arma de chantagem do governo dos EUA sobre qualquer outro governo ou entidade.

Agora a Turquia está a retaliar. Nada será como dantes, tanto nas relações bilaterais com os EUA como na esfera de organizações como a NATO ou a OMC.
Provavelmente, a Turquia já escolheu o seu campo: os BRICS.

terça-feira, 14 de agosto de 2018

EMERGEM MOEDAS VIRTUAIS ASSOCIADAS AO OURO


                        

As criptomoedas foram vistas como «rivais» do ouro na medida em que o seu crescimento exponencial (1) teria desviado potenciais investidores no metal amarelo. Mas, como todas as apreciações apressadas, esta também se revelou muito errada. O mercado do ouro (2) é sólido e não será abalado de forma significativa pelas criptomoedas. Pelo menos, não do modo como certa imprensa supõe. 
Na realidade, a força das criptomoedas está na facilidade em serem transaccionadas, sem custos, de uma ponta à outra do globo ... Sem custos e sem o controlo exercido pelos bancos e governos. 
Mas, a sua natureza mesma, faz delas maus repositórios de valor,  ao contrário do ouro e da prata, que têm sido capazes de conservar o seu valor, ao longo de mais de 5 milénios e continuam a fazê-lo. 
Se as criptomoedas tiverem o ouro como garantia de última instância, tal como tinham as moedas do século XIX, tudo isto poderá mudar. Com efeito, naquela época, o padrão ouro permitiu um comércio sem grandes sobressaltos e um desenvolvimento do capitalismo como não voltou a ser experimentado, depois. 
Por isso, os governos e bancos centrais olharam primeiro com receio e agora, pelo menos alguns, tentam «domesticar» a tecnologia de «blockchain», na base das criptomoedas, para possuírem uma forma de controlo sobre elas.

(1) http://www.bilan.ch/argent-finances-plus-de-redaction/renouveau-crypto-monnaies-basees-lor

(2) https://www.youtube.com/watch?v=X4ZOwzZ2Sng

domingo, 12 de agosto de 2018

[OBRAS DE MANUEL BANET] VERSOS LUNÁTICOS


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Atiro invectivas à Lua, escravo da minha loucura

Seria mais fácil tornar-me Chopin, do que reviver

Os momentos felizes da ilusão passada.


                                        


Gostaria de sonhar para fora com palavras a borbotar

Nos lábios tremendo salmo sussurrado

Antes que a Morte diga: Vem a meus braços e fica tranquilo


                                   

«Fiz o que pude e não me arrependo; não quero pena ou compaixão. 

Apenas vivi e sofri como os demais.

Uma mudança de estado, só isso. Sim, estou tranquilo perante ti.» 

Assim lhe responderei 


                                                         


Só a Lua reflectirá no silêncio do lago o que agora estou murmurando.

Sem ela, não haveria música nas águas nem cantos nocturnos nos bosques.

Como, como saberia todas as coisas que me ensinou, o caminho dos sonhos?


                                                       


Vieste, mais uma vez na límpida noite, gentil fantasma, melodia sem descanso.

Repousa no velho e cansado peito na lembrança das coisas terrestres.

Saberei guardar silêncio, fantasma também o sou, contigo me casei...


                                                       


Agora que decidi tudo falar, que verdade tenho para dizer?

Como estátua pousada num ermo ou estrela distante...que importa?!

O som que escorre dos meus versos só ele conta; só o som, a música!


                                                           


Perdi alegre o sentido do verso, que naquela melodia encontro

Mais verdade e puros sentidos. Mais real que o sonho não há;

E da realidade, apenas desejo a brisa acariciando os cabelos 


                                                             


Na Lua há sempre alguém ouvindo os loucos e eles nem precisam falar 

- Basta-lhes mentalmente dedicar um verso.

Da Lua, alguém responde: Nem deusa, nem astronauta, mas a própria alma 


                                                           


Ondas sonoras concêntricas sobre o lago onde me afundo 

A canção serena e silenciosa. Lua, secreta amante, responde

Assim poderei nascer de novo à tempestuosa paixão... 





(Murtal, 12 de Agosto, 2018)