sexta-feira, 22 de agosto de 2025

A reforma de fogo do Papa Leão


Se as 15 medidas forem concretizadas plenamente, será  uma transformação  profunda da Igreja  Católica.  Mas se estas reformas forem sabotadas por dentro, será  apenas mais uma colecção  de boas intenções. 
 

segunda-feira, 18 de agosto de 2025

Novas evidências sobre a origem, evolução e extinção dos neandertais


 A dispersão dos neandertais em todo o continente euroasiático proporcionou o aparecimento de formas regionais, encontros e cruzamentos com Homo sapiens e Homo denisovans. Deriva daí, que os humanos contemporâneos, que não sejam subsaarianos, possuem cerca de 1 a 2% de genoma neandertaliano. Em termos de sequência genética, pode-se dizer que a espécie humana de hoje tem várias origens, pode-se considerar que a formação de híbridos entre "raças "  (hoje extintas) contribuiu de modo decisivo para as capacidades diferenciais de adaptação aos ambientes particulares.  Por exemplo: Adaptações  ao frio extremo nas populações do  Norte  Europeu e Siberiano, respectivamente, através  da assimilação de genes neandertais e denisovanos.

Estas descobertas, não  só  modificam profundamente a maneira como concebemos os processos de evolução humana no passado longínquo, como têm importância  para as populações contemporâneas:  Correlacionam-se certas resistências ou susceptibilidades a doenças, com certos pedaços  de genoma,  com certos variantes de genes, herdados das outras espécies humanas, que se cruzaram com nossos antepassados diretos, Homo sapiens.

sábado, 16 de agosto de 2025

UMA DAS OBRAS REVOLUCIONÁRIAS, QUE MAIS TEM EXPOSTO O CAPITALISMO


 Estou a falar-vos da «Beggars Opera» de John Gay, com música de Christoph Pepusch, estreada em Janeiro de 1728. A gravação aqui apresentada, foi gravada em 1991, na Igreja St. Paul em New Southgate, Londres, Reino Unido.

Esta peça de teatro musical, que foi um sucesso em Londres na época, mostra os caracteres de personagens com a crueza satírica duma crítica social, a mais impiedosa que este século produziu.

ACONTECE QUE ESTE SÉCULO XVIII, FOI...

- O século do triunfo do capitalismo mercantil

- O século das «Luzes» e da liberdade de crítica nos países que não estavam sujeitos à Inquisição

- O século em que se deu a secessão da colónia americana da coroa britânica, em resultado da guerra revolucionária, com a independência dos Estados Unidos.

- O século em que eclodiu a Revolução Francesa, com todas as suas peripécias épicas e sangrentas.

Esta peça serviu de inspiração à dupla Brecht-Weill para a famosíssima «Ópera de Três Vinténs» (1928).

Ambas as óperas possuem uma estrutura mais aproximada ao teatro popular: Ambas têm numerosas partes faladas (não com recitativos cantados, como era norma na ópera «séria»). As partes cantadas são de sabor popular, com letras e melodias fáceis de memorizar. Os acompanhamentos evocam música de fanfarra ou de teatro de rua, sublinhando a natureza «reles» dos personagens (um sub-mundo de criminosos, prostitutas, proxenetas, receptadores, agiotas... ) por oposição ao que se considerava ser assunto próprio da ópera, como as paixões de «altos personagens», como os reis, os príncipes e os heróis...

A contribuição destas obras para a transformação da visão sobre o teatro e a ópera, pode ser avaliada pelo facto destas terem tido, em quase 300 anos, uma carreira notável nos palcos, no cinema, nas gravações em disco e na adesão do público, incluindo público «popular» não apreciador de obras musicais eruditas.

                                              


sexta-feira, 15 de agosto de 2025

VIVALDI : «STABAT MATER», O ESPLENDOR DO CANTO SACRO



O contra-tenor James BOWMAN, acompanhado pela ACADEMY OF ANCIENT MUSIC, sob a direcção de Christopher HOGWOOD - Música em instrumentos da época.

Antonio VIVALDI ( 1678-1741)
STABAT MATER 1 Stabat mater dolorosa 2 Cuius animam gementem 3 O quam tristis et afflicta 4 Quis est homo 5 Quis non posset contristari 6 Pro peccatis suae gentis 7 Eia mater, fons amoris 8 Fac ut ardeat cor meum 9 Amen Gravação original: 1976 / ADD

 Alguns compositores conseguem encher-nos de maravilhamento com singelas combinações de notas, em melodias sustentadas num tecido harmónico. É o caso de Vivaldi, na beleza do seu Stabat Mater e  de muitas outras obras sacras, que incluem Gloria, Dixit Dominus, Salve Regina e um grande número de motetes.

 O conjunto da obra vocal de António Vivaldi, em especial a de caráter sacro, seria por si só suficiente para colocá-lo em lugar cimeiro da música barroca, mesmo que sua obra instrumental fosse completamente desconhecida.

O Calcanhar de Aquiles do Império USA

 


Parece incrível, mas o grau de dependência das FAs dos EUA, torna o fabrico e renovação de armas sofisticadas (misseis, aviões  de combate, sistemas de detecção,satélites espiões, etc...) uma impossibilidade sem as "terras raras" e metais estratégicos de que a China é a principal fornecedora. 

Mais de 80% destes minerais são produzidos pela China. A mineração e refinação de terras raras é  um investimento pesado, só susceptível de dar produtos para as indústrias, num prazo não menor que  10 anos. 

Também em tecnologias de mineração, concentração e purificação, a China possui um avanço tecnológico  considerável. 

A força dos EUA e da OTAN (equipada com material bélico americano) é um bluff. Mas a loucura criminosa dalguns dirigentes políticos  e militares desta aliança é susceptível de nos precipitar - a curto prazo - num Apocalipse nuclear. 


quinta-feira, 14 de agosto de 2025

OS FINANCIADORES DO NAZISMO


 Um notável documento, detalhado e rigoroso, sobre as principais personagens alemãs, americanas e de outras nacionalidades, que financiaram Hitler e o seu partido Nazi, viabilizando a sua ascenção ao poder, a consolidação do III. Reich e o seu apoio económico, militar e diplomático antes e durante a II Guerra Mundial.


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