segunda-feira, 30 de outubro de 2023

DINHEIRO DEPOSITADO NO BANCO DEIXOU DE SER TEU

AQUELE QUE TE AVISA, TEU AMIGO É.

Lynette Zang põe as coisas a claro e com provas. Ainda estás a tempo de saber a verdade e de tomar as medidas que se impõem para tua salvaguarda.

Uma temporada de «bail in»* não está fora dos possíveis, tanto mais que os juros sobre as obrigações sofreram uma subida demasiado brusca, para a qual nem os bancos, nem as empresas estavam preparados. Não esqueçamos que uma política de juros ultrabaixos foi implementada durante longos anos, tornando possível uma acumulação recorde de dívida, em especial, das empresas. Estas dívidas têm de ser amortizadas e os juros das mesmas têm de ser pagos, tendo eles atingido um nível muito superior ao calculado inicialmente. Uma onda de falências é inevitável pois, simultaneamente, é patente a contração do consumo e da economia produtiva.  


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* bail in: O «resgate interno»(= bail in) dá-se quando os depositantes veem parte dos seus depósitos tomados, para colmatar as perdas e dívidas incorridas pelos bancos.  Foi a situação que ocorreu em Chipre, em 2013. 

O SOL [OBRAS DE MANUEL BANET]



 Ele não bate à  janela

Introduz-se no quarto, 

Sem cerimónias

Visitante não convidado

Não furtivo, pelo contrário,

O atrevido ilumina tudo

Com seus raios dourados

Muda cenários sombrios

E mesmo a melancolia

É sacudida pela luz irisada

Que suavemente escoa

Dos vidros reflexivos.

Ao Sol, a matéria sublima-se

Transmuta-se e explode

Em cores triunfantes

Anulando as sombras

E os pesadelos

Da minha mente.


domingo, 29 de outubro de 2023

EUA votam na ONU contra cessar-fogo em Gaza, contra a vasta maioria dos países


O vídeo de Ben Norton (Geopolitical Economy Report) explica as relações de vários países e as razões porque votaram duma maneira ou doutra. 

O essencial, é que o direito humanitário está completamente posto em causa, o que mostra a decadência dos EUA e dos países que estão na sua órbita.

Como tenho vindo a sublinhar, a agressividade acrescida dos EUA e da Europa Ocidental são a marca do desespero, de saberem que nada - perante esta situação económica e financeira - poderão fazer. Com efeito, puseram-se a si próprios dentro de uma armadilha, da qual não têm saída possível: A impressão monetária sem limites, para custear despesas militares e manter os lucros da casta bilionária, tem um preço. A  desvalorização acelerada das divisas desses países é o corolário do crescimento exponencial da dívida. 

Perante este cenário, os governantes provocam ou intensificam conflitos, na esperança de que a guerra distraia o povo das faltas cometidas por eles.


PS1: Uma análise da estratégia dos sionistas/neocons que, de tão precisa e rigorosa, me deu frio na espinha:

https://informationclearinghouse.blog/2023/10/30/nakba-2-0-revives-the-neocon-wars/

sábado, 28 de outubro de 2023

«LEIS DO MERCADO»? EU DIGO-VOS O QUE SÃO.

 A hipocrisia dos intitulados políticos e economistas ocidentais, faz com que as pessoas vivam na doce ilusão de que as coisas estão a melhorar, globalmente. Há alguns «recuos», mas a exploração dos trabalhadores não é aquilo que era noutros tempos. A sério?!?


Em boa lógica, as pessoas - quase todas - vivem em estado de denegação. Pois a intensificação da exploração do trabalho e a depredação dos recursos ambientais, abrangem cada vez mais zonas do globo, são cada vez mais impiedosas para os povos indígenas e para o próprio sustento do ecossistema Terra. Esta é a verdadeira face da globalização.

Por exemplo, a quantidade enorme de gadgets que as pessoas adquirem, nas partes do mundo mais afluentes, têm  um tempo «de vida útil» muito curto. Cada vez mais curto (pensem nos computadores, nos smartphones, etc.) . Nestes gadgets de «high-tech» estão inseridos componentes minerais que são extraídos de inúmeros locais, mas quase todos eles situados no Terceiro Mundo. As chamadas «terras raras» são um bom exemplo. Na realidade, não são assim tão raras, pois o elemento mais raro deste grupo é mais abundante na crosta terrestre, que o ouro. Só que o ouro é explorado quando se encontra em veios, mas tal não acontece com as «terras raras». Para se concentrar o suficiente de um dado elemento pertencente a este grupo, é preciso extrair toneladas e toneladas de terra e de rocha, formando imensas escombreiras. O solo fica estéril durante muitos anos. O processo de concentração e refinação destes «metais raros» também é muito poluidor, criando-se enormes lagos envenenados contendo os subprodutos tóxicos destes processos. 


A China é o principal produtor de «Terras Raras»; porém não é por possuir concentrações favoráveis desses elementos, visto que eles estão mais ou menos dispersos - em concentrações semelhantes - por toda a crosta terrestre. Aquilo que é diferente, é que na China as «regulamentações ambientais» estão quase ausentes. Igualmente, as condições salariais e de higiene são deploráveis, mas as autoridades chinesas têm tudo sob controlo. As pessoas sensíveis aos direitos humanos e à ecologia (a maior parte, vivendo no conforto híper tecnológico) não se inquietam muito também com as zonas do interior da China e seus habitantes. 

O mesmo, ou pior, se passa com a exploração na República Democrática do Congo dos minérios estratégicos para a indústria eletrónica e componentes obrigatórias em qualquer bugiganga digital que utilizamos. A depredação da floresta tropical-equatorial e a transformação de crianças em escravos das minas, não é dos séculos passados, é de agora!

Sem esquecer  a louca corrida para explorar todo e qualquer depósito de Lítio (incluindo na Serra da Estrela, um Parque Natural de primeira importância no centro-norte de Portugal), para alimentar a indústria automóvel EV, para consumo (e paz de espírito) dos cidadãos dos países ocidentais: Estes são ricos, ecologistas, preocupados com questões sociais, mas só dentro do perímetro das suas sociedades e das paisagens abrangidas pela sua visão estreita!  

Então, a questão do mercado resume-se aos termos seguintes:

- Os mercados hoje são internacionais, globalizados, numa escala sem precedentes.

- O que é consumido pelos países afluentes (Norte América, Europa Ocidental, Austrália) em termos agrícolas mas, sobretudo, industriais vem - na sua grande maioria- de países do Terceiro Mundo

- As razões principais disto são: a enorme discrepância salarial, da ordem de dez vezes menos nos países pobres em relação aos ricos. A total ausência ou o não cumprimento de normas de proteção do ambiente e depredação constante dos recursos.

- Além disso, as multinacionais que exploram os recursos minerais nesses países, têm capacidade para corromper e/ou vergar a vontade dos governos locais. Estes, preferem fechar os olhos, a terem uma perda de rendimentos sob forma de «royalties» e também perderem muitos postos de trabalho, caso as multinacionais saiam. 

- Portanto, os mercados de matérias-primas e do trabalho não são de todo «livres», pelo menos no sentido comum do termo. Seria um mercado livre, se um comprador e um vendedor (quer em termos individuais, quer coletivos) têm ambos uma certa capacidade de negociação e o preço (quer de mercadorias, quer da mão-de-obra) é o resultante dessa negociação. 

- Os recursos da minoria da população mundial que beneficia desta situação, são fruto da superexploração do trabalho no Terceiro Mundo;  da completa rapina e destruição de recursos naturais dessas partes do Globo.

Uma análise económica honesta dos custos globais, deveria ter em conta os factos evidentes que eu mencionei acima. Mas, a narrativa dos economistas contemporâneos é quase toda uma enorme falácia, para adormecer as consciências. Digo isto, porque sei que eles sabem: os economistas ocidentais sabem perfeitamente os factos acima apontados.

Não há leis do mercado, no sentido de «Leis da Física», ou de outra ciência exata, ou natural. A «lei» do mercado é somente a imposição violenta da exploração.



ENNIO MORRICONE, músicas de filmes: THE MISSION/ONCE UPON A TIME IN THE WEST/ HERE'S TO YOU

               Com Yo-Yo Ma
 

                       Com Patrícia Janecková

 
Com Joan Baez


Leia AQUI a biografia de Ennio Morricone, compositor italiano com muitos prémios internacionais, incluindo Óscares.

sexta-feira, 27 de outubro de 2023

[CRÓNICA(Nº20) DA IIIª GUERRA MUNDIAL] PARA SABERES O QUE NOS TENTAM OCULTAR!

Será inútil sublinhar aos meus leitores habituais a relevância de John Helmer, o jornalista correspondente em Moscovo: Ele escreve o blog «Dances With Bears». Nele, consegue dar-nos conta duma série de dados censurados ou menorizados pela media corporativa, sempre pronta a vozear o ponto de vista de Israel e dos EUA e dos seus fantoches da OTAN. 

Pessoalmente, sem a leitura do referido blog, pouco conseguiria saber sobre este campo de batalha decisivo, sobre a resistência palestiniana unificada, sobre as potências árabes e muçulmanas do Médio-Oriente e sobre as dificuldades militares e económicas que enfrenta Israel.

Acima, vídeo de Hindustan Times, do ataque de foguetes do Hamas ao aeroporto de Tel Aviv há duas semanas atrás

A crónica que está no link abaixo tem imenso valor informativo. Lendo-a, percebo (pelo contraste ...) a manipulação mediática ocidental, a constante mentira por omissão ou contando histórias totalmente fabricadas e destinadas a criar um sentimento de ódio contra os palestinianos. Já não me espanta que a opinião pública dos países ocidentais seja manipulada a considerar que o carrasco é a vítima, e a vítima é o carrasco. É a fabricação do consenso, assim como da própria «realidade»!

Leiam John Helmer!

 https://johnhelmer.net/the-gods-are-going-against-the-chosen-people-mammon-against-israel-mars-against-the-pentagon/#more-88742

FRANCIS LAI : «LOVE STORY» - «VIVRE POUR VIVRE» - «UN HOMME ET UNE FEMME»

Francis Lai pertence àquele pequeno grupo de talentosos músicos, cujas composições, classificadas abusivamente como «música ligeira», caracterizam uma grande parte da música do século XX. 
Mau grado a promoção incessante das vanguardas por sucessivas gerações de críticos eruditos, é um facto que a música que caracteriza determinado século, é aquela que os que viviam nesse século gostavam de ouvir. 
Ora, o século XX trouxe em grande abundância um novo divertimento popular - o cinema - ao alcance de todas as bolsas, o que prevenia que sua produção fosse dirigida, exclusivamente, para a audiência elitista. 
A música que acompanhava os filmes de «cinema mudo» não era medíocre. Ela era composta e improvisada por músicos notáveis. Eles acompanhavam o desenrolar das cenas, que se sucediam no écran prateado, na sala escura.  
Pouco tempo depois, com o aparecimento do cinema sonoro, quase todos os grandes compositores de música erudita compuseram música para filmes. Com o desenvolvimento da indústria do cinema, em Hollywood, na Cinecittà (Roma) e noutros centros prestigiosos (Berlim, Paris, Moscovo, Londres), aparecem compositores especializados em música para filmes. As produções de muitos deles são recordadas, década após década: Reproduzidas em disco ou executadas em sala de concerto. 
É o caso de Francis Lai e de vários outros.
As suas músicas tornaram-se ícones. Para a geração dos anos 60 e 70, que viu os filmes mencionados, estas músicas estão bem presentes na sua memória. As bandas sonoras compostas por Francis Lai, são identificadoras dos respetivos filmes, evocadoras dos seus atores principais e, mesmo, de cenas específicas. 

De qualquer maneira, irei registar aqui alguns dos grandes talentos que escreveram música para o cinema e decidi começar por Francis Lai.