Muitas pessoas aceitam a situação de massacres de populações indefesas em Gaza e noutras paragens, porque foram condicionadas durante muito tempo a verem certos povos como "inimigos". Porém, as pessoas de qualquer povo estão sobretudo preocupadas com os seus afazeres quotidianos e , salvo tenham sido também sujeitas a campanhas de ódio pelos seus governos, não nutrem antagonismo por outro povo. Na verdade, os inimigos são as elites governantes e as detentoras das maiores riquezas de qualquer país. São elas que instigam os sentimentos de ódio através da média que controlam.

sábado, 21 de janeiro de 2023

FUNDAMENTO REAL DA ECONOMIA (entrevistas com prof. Anwar Shaikh)


O que há de verdadeiramente interessante neste economista, que começou por estudar engenharia aeronáutica, é sua aderência ao real. Os modelos têm sido a tentação de muitos economistas das várias escolas de pensamento. Este não despreza a Matemática, mas redu-la a instrumento auxiliar.

Vale a pena conhecer o pensamento de Anwar Shaikh, Professor de economia na New School. Neste vídeo expõe a sua abordagem dos clássicos  e como ao nível micro-económico, usa a questão da lucratividade (profitability) para compreender a economia. Expõe as suas ideias no livro «Capitalism: Competition, Conflict, Crises»


Numa entrevista mais antiga (ver abaixo), feita há pelo menos seis anos, expõe aspetos teóricos e explica como na sua abordagem da realidade económica, considera os fenómenos como sendo - essencialmente - estocásticos. Parece-me que é bastante original e diverge do pensamento «mainstream». 



2 comentários:

Manuel Baptista disse...

Outras conferências interessantes, sobre economia:
https://manuelbaneteleproprio.blogspot.com/2023/01/ha-joon-chang-porque-alguns-paises-sao.html

Manuel Baptista disse...

Outro grande economista contemporâneo é o prof. Michael Hudson que está representado neste blog em vários artigos e entrevistas:
https://manuelbaneteleproprio.blogspot.com/2022/12/entrevista-com-o-prof-michael-hudson.html
https://manuelbaneteleproprio.blogspot.com/2022/12/entrevista-com-o-prof-michael-hudson_20.html
https://manuelbaneteleproprio.blogspot.com/2022/11/michael-hudson-porque-razao-os-eua-tem.html
https://manuelbaneteleproprio.blogspot.com/2022/07/michael-hudson-programa-de-austeridade.html