Muitas pessoas aceitam a situação de massacres de populações indefesas em Gaza e noutras paragens, porque foram condicionadas durante muito tempo a verem certos povos como "inimigos". Porém, as pessoas de qualquer povo estão sobretudo preocupadas com os seus afazeres quotidianos e , salvo tenham sido também sujeitas a campanhas de ódio pelos seus governos, não nutrem antagonismo por outro povo. Na verdade, os inimigos são as elites governantes e as detentoras das maiores riquezas de qualquer país. São elas que instigam os sentimentos de ódio através da média que controlam.

terça-feira, 31 de janeiro de 2023

Entrevista de Sahra Wagenknecht a Glenn Greenwald



Clica na ligação abaixo para acederes ao site da entrevista (com legendas em inglês), no canal de Glenn Greenwald do Rumble*:  https://rumble.com/v27rlj8-system-update-31.html?utm_source=substack&utm_medium=email


A maneira como Greenwald coloca o posicionamento desta conhecida militante do partido Die Linke é incorreta, a meu ver: ela não pode ser designada como sendo "populista", isso é absurdo no caso dela. Ela tem princípios de esquerda verdadeira, de esquerda de classe. 
Que uma parte das forças de direita antissistema, se revejam em algumas afirmações dela, não significa uma convergência real, mas apenas ao nível do discurso. 
O título infeliz que Greenwald deu, é (talvez) porque ele está preocupado em captar uma audiência «woke», que predomina no lado esquerdo do espectro político, em especial nos EUA. [Ver PS3 sobre este assunto]

Mas, o conteúdo da entrevista, a maneira como Sahra Wagenknecht coloca as questões, faz com que valha a pena ouvi-la! Eu, pessoalmente, adotei logo de início a mesma postura (ver os meus artigos neste blog sobre a crise ucraniana em Janeiro, Fevereiro e Março de 2022).
Sahra mostra que possui, além de inteligência, grande coerência e que recusa compromissos vergonhosos.

PS1: Neste site de substack podes ler a transcrição da entrevista, em inglês.
PS2: Agora também no Youtube, com uma introdução de Glenn Greenwald. A entrevista propriamente dita começa aos 6 min:40 sec.

PS3: Provavelmente, Greenwald apercebeu-se que o título dado inicialmente à entrevista era enganador e contrário à ética jornalística. O facto é que acabou por corrigir e dar um título neutro: 
Sahra Wagenknecht on the Ukraine War & the State of German Politics | SYSTEM UPDATE #31

4 comentários:

Manuel Baptista disse...

Uma conclusão que se pode tirar do panorama da media mainstream atual é que ela se tornou um mero apêndice de propaganda do poder, no Ocidente. Veja: https://consortiumnews.com/2023/01/30/caitlin-johnstone-what-msm-can-no-longer-say/

Manuel Baptista disse...

Entretanto, Maria Zahkarova, porta-voz do Kremlin expõe sem concessões a situação do poder político de hoje na Alemanha: «The day of the decision on the supply of Leopards to Ukraine…is also historic because [it is] the total loss of Germany’s sovereignty. [Olaf] Scholz has forever signed the rejection of an independent German foreign policy. He has abandoned everything that his predecessors had built for decades after the Second World War.”»

http://johnhelmer.net/russian-foreign-ministry-rejects-blinken-and-nuland-proposals-condemns-scholz-for-reviving-hitlers-plan-to-destroy-russia/

Manuel Baptista disse...

Esta é a situação com a qual se confronta o Ocidente:
https://www.youtube.com/watch?v=8kmDj9YiCVc

Manuel Baptista disse...

https://www.unz.com/mwhitney/ukraine-is-sinking-are-western-elites-bailing-out/