ENTREVISTA DE «REDACTED» A JORNALISTA INDEPENDENTE, QUE TEM ACOMPANHADO O CONFLITO NO TERRENO NA UCRÂNIA E POLÓNIA
Muito do material enviado pelos Ocidentais, é demasiado sofisticado e exige uma aprendizagem de meses para poder ser usado corretamente, logo terá de ser operado por soldados da OTAN, transformados para a ocasião, em «voluntários». Ou, não é utilizado, mas tem servido para negócios. Na entrevista, cita-se declarações do Presidente do Níger, que afirmou terem sido detetadas armas vindas da Ucrânia, dadas por países da OTAN que só podem ter chegado ao Mali e outros países de África central, através de tráfico ilegal de armas. O valor em dólares das armas que os países da OTAN enviaram para a Ucrânia, ultrapassa o valor total do orçamento militar russo. Os sistemas de vigilância e espionagem por satélite dos EUA e de outros países da OTAN, têm servido para localizar e guiar os mísseis ucranianos para alvos na Rússia.
A população ucraniana é completamente desprezada pelo seu próprio governo; aconselham-na a refugiar-se nos países limítrofes. A Polónia está a sofrer um colapso de suas estruturas de saúde e de assistência social, devido à onda de refugiados vindos da Ucrânia. Não se fala dos 1,5 milhões de refugiados, na maioria, mulheres com crianças pequenas. Na Polónia, a realidade quer da guerra, quer dos refugiados, não é dada a conhecer realmente ao povo, por causa da censura dos media. Mesmo assim, percebe-se que a maioria dos polacos esteja contra a guerra, apesar de campanhas anti-russas, explorando sentimentos nacionalistas tacanhos.
PS1: Sobre estratégia militar ver/ouvir o Coronel US, Douglas Mc Gregor
PS2: John Helmer publica hoje um artigo no seu blog em que dá conta da opinião de Danilov, um membro da equipa governante em Kiev, que admite que se está a tentar obter um acordo para uma zona desmilitarizada, na Ucrânia.
5 comentários:
O blog «Moon of Alabama» tem-nos dado resumos bastante precisos e rigorosos da situação militar no terreno, no Donbass:
https://www.moonofalabama.org/2023/01/ukrainian-defense-lines-and-what-happens-when-they-are-breached.html#more
https://www.unz.com/mwhitney/is-biden-being-blackmailed-to-send-us-combat-troops-to-ukraine/
Mike Whitney põe a hipótese de Biden estar ser chantageado com a questão dos documentos confidenciais que ele (quando era vice-presidente) manteve em sua posse, em locais tão pouco seguros como uma garagem. Claro que não fizeram isso com a história do laptop de Hunter Biden, seu filho, bem mais grave pois envolvia colaboração entre pai e filho para obterem dinheiro de variadas pessoas, incluindo empresários chineses com ligações ao PC Chinês.
Então, põe-se a hipótese de Biden estar a ser pressionado/chantageado para envolver mais diretamente tropas americanas no conflito da Ucrânia. A acontecer isso, seria realmente a IIIª Mundial em pleno, com todas as probabilidades de degenerar em holocausto nuclear.
33 anos como correspondente, John Helmer, deve saber mais da Rússia do que muitos que estejam a ler esta nota. Pois bem, como uma espécie de balanço de Natal, no seu estilo humorístico e profundamente humano, escreveu uma peça de história contemporânea notável. Leiam:
http://johnhelmer.net/what-to-give-hitler-this-christmas/#more-70443
Veja o trágico desfecho que tem o «nacionalismo étnico» por oposição a um nacionalismo eclético ou civismo (a nação como construção política, defendido pelos revolucionários desde os tempos da revolução francesa). O caso triste e trágico e os antecedentes nacionalistas das forças que estão hoje no poder na Ucrânia:
http://thesaker.is/ukrainian-nationalism-as-a-cold-war-weapon/
É como se o governo ucraniano tivesse meio de chantagear os líderes europeus!
https://consortiumnews.com/2023/01/24/scott-ritter-the-nightmare-of-nato-equipment-being-sent-to-ukraine/
Enviar um comentário