terça-feira, 23 de maio de 2023

BILDERBERG E AS CONSPIRAÇÕES (REAIS) CONTRA OS POVOS

 Este ano, Portugal é o palco para as «elites» de Bilderberg.


O segredo ou a extrema discrição tem sido a marca dos que participam nos encontros de Bildenberg. Eles têm motivos para isso: Se as massas soubessem qual o papel destes encontros onde, nomeadamente, se decidem os governos futuros e quais os políticos a promover nos respetivos países... teriam de concluir que as democracias ocidentais não passam duma farsa!


segunda-feira, 22 de maio de 2023

FAZ COMO DIZ FREI TOMÁS ...

... NÃO FAÇAS COMO ELE FAZ!

Este provérbio diz-nos que uma doutrina pode ser correta e boa, mesmo quando proclamada por uma pessoa que, de forma encoberta, faz o oposto do que defende em palavras. É um preceito importante para se ter BOM SENSO. Eu aprecio o sentido crítico de muitas pessoas, mesmo das que não têm meus ideais.


Um dos autores que gosto de ler e que dá muita informação, é Matthiew Piepenburg, da empresa suíça Matterhorn. Numa escrita brilhante á qual tem habituado os seus leitores, traça o retrato realista da perda de estatuto do dólar como moeda de reserva e das suas implicações. O artigo «Dollar Woes to Debt Denial: The USA Is Screwed - Matterhorn - GoldSwitzerland», é uma leitura frutuosa; verá que tem "muito sumo".

Outro exemplo é o de Vladimir Ilitch Ulianov que esteve exilado na Suíça durante boa parte da Primeira Guerra Mundial: Ele lia o Neues Zürcher Zeitung (Zürich, já nessa altura, era uma importante praça financeira), o jornal melhor documentado sobre finança e economia na Suíça e no mundo. Tinha uma linha editorial em sintonia com a opinião dos seus leitores. Ninguém poderia esperar algo diferente do jornal que era leitura quotidiana da classe capitalista, conservadora, burguesa. Mas, então, este exilado não era o chefe dos bolcheviques, que pouco tempo depois iria tomar o poder na Rússia ?

- Era sim; o mesmo que se tornaria famosíssimo sob o pseudónimo de Lenine *. Ele queria saber os factos, não a propaganda, fosse de que lado fosse; por isso, ia às fontes mais credíveis, nessa época. Num regime capitalista, onde é que pode haver informação credível? Obviamente, os homens de negócios precisam de estar informados sobre o que se passa REALMENTE; não lhes interessa perder tempo com propaganda destinada às massas. Liam os jornais que melhor os informavam sobre os negócios, a economia, a guerra, a diplomacia, a tecnologia, etc.


Incrível... mas aconteceu! (oiçam a história que Richard Vobes tem para contar)

Link para o youtube:

domingo, 21 de maio de 2023

Francisco Tárrega, o génio universal



Oiça a playlist «Tárrega», em construção. 

Muita gente ignora a qualidade deste compositor de Espanha. Mas é injusto, porque Tárrega * fez a síntese de tantas tradições! 

O recital de Märten Falk começa com a obra-prima «Capricho Árabe».  Eu diria que esta peça é como um passeio musical pelo tempo...




-------------------------------------------

(*) Francisco de Asís Tárrega y Eixea (21 Novembro de 1852 – 15 Dezembro 1909) foi um compositor espanhol e guitarrista clássico, no período romântico.

Tárrega nasceu em Villarreal, Província de Castellón, Espanha. Diz-se que o pai de Francisco tocava na sua guitarra flamenco e outros estilos de música; enquanto seu pai se ausentava para o trabalho como trabalhador-vigilante no convento de San Pascual, o filho tomava a guitarra do pai e tentava produzir os belos sons que tinha ouvido.
Enquanto criança fugiu da sua ama e caiu num canal de irrigação, ferindo os olhos. Receando que seu filho perdesse completamente a vista, seu pai decidiu que a família iria viver em Castellón de la Plana para ele poder aprender música, pois se fosse músico, poderia ganhar a vida embora cego. Seus primeiros professores de música eram ambos cegos: Eugeni Ruiz e Manuel González.

sábado, 20 de maio de 2023

A VERDADE DA GUERRA NA UCRANIA : ENTREVISTA COM O CORONEL DOUGLAS MAC GREGOR

 O TERRITÓRIO DA UCRÂNIA E SEU EXÉRCITO USADO COMO CARNE PARA CANHÃO, AO SERVIÇO DOS DESÍGNIOS DOS EUA E SEUS VASSALOS DA OTAN. 

NÃO É BONITO DE SE VER, PORÉM, IGNORAR A REALIDADE E CAIR NAS ILUSÕES DA PROPAGANDA PRÓ-OCIDENTAL, SERÁ BEM PIOR: SE IGNORAS A REALIDADE, ELA PODE CAIR-TE EM CIMA, QUANDO MENOS A ESPERAS. DEPOIS, SERÁ TARDE DEMAIS! ACORDA!

ABRIR ENTREVISTA DO CORONEL MAC GREGOR, NO LINK ABAIXO 

 https://www.youtube.com/watch?v=mCkDRXk17qM

Vejam e oiçam porque o coronel reformado Douglas Mac Gregor é uma pessoa com imensa lucidez e realismo. Ele posiciona-se como um militar que avalia os diversos episódios e o comportamento ao nível estritamente militar, mas também diplomático, económico, financeiro e político das forças em presença. Este coronel diz por exemplo que, de facto a Ucrânia está a fazer a guerra por procuração da OTAN e em particular dos EUA. 

As pessoas que não querem ouvir argumentos sensatos porque «ofendem» a sua sensibilidade, são como os meninos e meninas «woke», que apenas aceitam viver no arco-íris da fantasia e se ofendem imenso quando alguém lhes mostra que a realidade não é assim: Esperneiam, insultam, cospem na sopa, etc. pois - para eles - o seu ego é que conta; toda a narrativa que contradiga seus contos de fadas é uma «agressão psicológica».

quarta-feira, 17 de maio de 2023

CONCERTOS BRANDEBURGUESES, J. S. BACH

               


CONCERTOS BRANDEBURGUESES

 Durante a minha infância e adolescência tive a sorte de ser colocado em contacto com múltiplos exemplos de arte dos sons, em edições contendo pequenos discos de 45 rotações, dentro dos quais eram traçados os principais aspetos da música, da vida e da personalidade de diversos compositores. 

Recordo que, no caso do álbum da vida e obra de Bach, os concertos brandeburgueses ocupavam um lugar de destaque. Esta foi uma escolha com inteira justiça, pois estas joias do barroco musical têm inesgotáveis belezas; umas patentes, outras mais subtis. 

O pequeno auditor pode ficar entusiasmado com a riqueza e diversidade das orquestrações; o jovem, mais maduro, pode compreender a subtileza e adequação do caráter da peça ao conjunto de instrumentos selecionado; o auditor de meia idade pode refletir sobre as formas musicais que apresentam uma grande diversidade, ao ponto de serem como um «reportório» da arte contrapontística de Bach e da sua inesgotável criatividade nas partes solistas. 

Se se ouvir frequentemente e com atenção estes concertos, pode-se ficar como que impregnado do saber dos processos que ele usou como compositor de música instrumental profana. Este Bach, aliás, não está de modo nenhum dissociado do Bach das Cantatas sacras. O que nos parece evidente, hoje em dia, não o foi durante séculos: O compositor de música sacra tinha de obedecer a regras que não se aplicavam, ou que eram muito mais elásticas na aplicação, quando tinha que compor e executar música profana. 

Mas, Bach não contrariou a grande tradição musical europeia: Integrou as diversas escolas e correntes de várias nações, tendo composto ao gosto e seguindo os traços característicos de cada uma delas. Isto é o equivalente musical dum autor literário, não somente conseguir falar e escrever em várias línguas, como ser capaz de compor - com talento - romances, poemas, etc. noutros idiomas que não o seu,  com excelente qualidade.  

Admiro muitos outros compositores, antigos ou contemporâneos. Mas, continuo, depois destes anos todos, a ficar estarrecido perante a elegância, a flexibilidade e a erudição do grande Mestre João Sebastião. 

Bach moldava a matéria musical como Deus molda o Universo. Por isso, o sopro divino transparece claramente em peças de Bach que não têm relação explícita com o sagrado.