Oiça a playlist «Tárrega», em construção.
Muita gente ignora a qualidade deste compositor de Espanha. Mas é injusto, porque Tárrega * fez a síntese de tantas tradições!
O recital de Märten Falk começa com a obra-prima «Capricho Árabe». Eu diria que esta peça é como um passeio musical pelo tempo...
-------------------------------------------
(*) Francisco de Asís Tárrega y Eixea (21 Novembro de 1852 – 15 Dezembro 1909) foi um compositor espanhol e guitarrista clássico, no período romântico.
Tárrega nasceu em Villarreal, Província de Castellón, Espanha. Diz-se que o pai de Francisco tocava na sua guitarra flamenco e outros estilos de música; enquanto seu pai se ausentava para o trabalho como trabalhador-vigilante no convento de San Pascual, o filho tomava a guitarra do pai e tentava produzir os belos sons que tinha ouvido.
Enquanto criança fugiu da sua ama e caiu num canal de irrigação, ferindo os olhos. Receando que seu filho perdesse completamente a vista, seu pai decidiu que a família iria viver em Castellón de la Plana para ele poder aprender música, pois se fosse músico, poderia ganhar a vida embora cego. Seus primeiros professores de música eram ambos cegos: Eugeni Ruiz e Manuel González.
Sem comentários:
Enviar um comentário