sexta-feira, 5 de maio de 2023

NOBODY KNOWS YOU WHEN YOU DOWN AND OUT (OTIS REDDING)

Este blues foi primeiro cantado por Bessie Smith e, depois, por muitos dos grandes da música popular negra nos EUA (Sam Cooke, Otis Redding, etc) .

Dedico esta canção aos colegas de há 60 anos: Rapazes e raparigas, dançávamos ao som destas músicas, às vezes sem compreender o sentido profundo das letras.  Mas, afinal, elas faziam parte do espírito da época. 

Eu não esqueci nunca. E vocês?




NOBODY KNOWS YOU WHEN YOU DOWN AND OUT (OTIS REDDING)

Once I lived the life of a millionaire

People spending my money Lord, and I just didn't care, now lord Takin' my friend out, tryin' to have a good time They drank that strong bootleg liquor And that good old champagne and wine Well, lord, just as soon as my money got so low I couldn't find my friends, lord And I just didn't have no place to go now, no no But if I ever And if I ever get my hands on them green dollars again, yeah I'm gonna hold on 'til that big eagle grin, lord now I'm trying to tell y'all that nobody wants you People, nobody wants you, no When you're down and out, now-now lord Because in your pocket, no, there is not one penny And all of them so-called friends I'm trying to tell, y'all that you haven't got any but, yeah And just as soon as you get back on your feet again People, I'm tryin' to tell you that here they come Tellin' you all, they're your long lost friend Oh, but I'm tryin' to tell everybody, lord, without a doubt That nobody wants you Nobody wants you, no, no Nobody wants you, no Nobody needs you Nobody wants you when you're down and out, lord And nobody says a good thing about you And nobody can tell you when to turn and when to go But, but when you get back on your feet again Then everybody come tell you that here they come Try to tell you all, they're your long lost friend

quarta-feira, 3 de maio de 2023

OS APRENDIZES DE FEITICEIRO por ALEXANDRA HENRION CAUDE

(com uma resenha do livro de Alexandra Henrion-Caude)



«Os aprendizes de feiticeiro: Tudo o que vos escondem sobre o ARN mensageiro»


Esta cientista, com um sólido currículo científico na área dos ARN, esteve sempre cética quanto à estratégia de vacinação massiva e indiscriminada, usando vacinas sem o devido cuidado de garantir sua inocuidade para os humanos. 
Eu tenho acompanhado as entrevistas que ela tem dado sobre o COVID e a questão das vacinas. Contrariamente aos seus detratores, ela não fala sem provas sobre o assunto. 
Tenho uma opinião muito positiva quer sobre sua qualidade científica, quer sobre sua integridade como pessoa.

Abaixo, uma resenha do livro «Les Apprentis Sorciers», pela Sra. Paule Hubert-MONNINI:



PS: Já acabei de ler o livro «Aprendizes de Feiticeiro». Por enquanto, só se encontra em francês. Espero que em breve seja traduzido para outros idiomas. Quanto mais o livro for divulgado, melhor. A cientista explica de maneira maravilhosa os aspetos científicos mais subtis dos diversos ARNs (de que é especialista) mas colocando a linguagem a um nível tão simples que as pessoas mesmo sem qualquer iniciação em biologia molecular podem compreender perfeitamente. Ela é uma grande cientista, ótima comunicadora e corajosa cidadã. 
Por outro lado, fico muito apreensivo quanto ao futuro, pois a conjugação de mudanças no genoma das pessoas com a chamada «Inteligência Artificial», que permite um controlo eficaz do comportamento dos indivíduos, coloca a humanidade à beira de uma distopia, da qual não será fácil ela libertar-se, uma vez que aí esteja completamente enredada.


terça-feira, 2 de maio de 2023

FRANCISCO GOYA «DOIS DE MAIO DE 1808»

 


INSURREIÇÃO EM MADRID CONTRA EXÉRCITO DE NAPOLEÃO

Goya realizou esta tela apenas em 1814 e não estava presente aquando dos acontecimentos de Madrid, de 2 e 3 de Maio de 1808. 
No entanto, a energia e veracidade da cena dão a impressão que o artista a presenciou. 
Goya (1746-1828) era um liberal. Não aceitava o poder absoluto, fosse ele dos Bourbon ou de Napoleão. As suas séries de gravuras «Os desastres da Guerra» mostram a brutalidade e crueldade de parte a parte, das tropas de ocupação e dos insurretos.
Os mamelucos formavam um pequeno contingente (uma ou duas companhias) da Guarda Imperial a cavalo, que Bonaparte tinha trazido para França quando deixou o Egipto. Eram sírios de religião cristã copta, pessoalmente ligados ao Imperador. 
Os insurretos deviam temê-los e detestá-los ainda mais que aos outros corpos do exército que ocupava Madrid.
O espaço é quase fechado, apenas se vê uma nesga de céu, o que corresponde às ruas estreitas do centro de Madrid. Porém, esta sensação de espaço fechado dá uma intensidade particular à cena. Note-se que os corpos dos humanos e cavalos ocupam praticamente a totalidade da tela.
Percebe-se a violência do combate de rua, com os guardas a cavalo, por um lado, armados com sabres e montando potentes cavalos e os populares, por outro. Estes, estavam apenas armados com uma espingarda ou facas, ou até de mãos nuas, para travar e derrubar os mamelucos.
 
Mameluco da Guarda Imperial 
em combate singular com dragão russo. 
A cor laranja avermelhada («garance») das calças do mameluco central que está a ser derrubado, corresponde à do uniforme em uso. No entanto, tem o efeito de focalizar a nossa atenção neste personagem. 
Por contraste, é em tons sombrios a roupa do popular erguendo o punhal que irá golpear o mameluco. É como se a mancha vermelha no quadro estivesse a anunciar o rio de sangue  jorrando dos guardas derrubados.
Emana deste quadro uma energia de tragédia: Tanto nos que assaltam a escolta, como nos guardas montados encurralados. Ambos estão a lutar pelas suas vidas, com desespero. 
Este quadro é um exemplo precoce de romantismo pictórico. Provavelmente, inspirou pintores mais tardios, como Eugène Delacroix (1798 - 1863) e outros, que compuseram quadros de batalhas com guerreiros orientais.

NB: Esta obra «reside» no museu do Prado. De momento, está a visitar-nos no Centro cultural de Cascais, com outros quadros e gravuras de Francisco Goya.

A UCRÂNIA E A CHINA TÊM IMPORTANTES LAÇOS COMERCIAIS



A propaganda ocidental, que tenta criar sua «realidade-paralela» no caos causado pela guerra, tem ocultado - intencionalmente - o papel e o volume das relações económicas entre a Ucrânia e a China.

Com efeito, ambos são parceiros comerciais de peso no âmbito das Novas Rotas da Seda (ou BRI em inglês): Existem projetos e/ou realizações em vários domínios, na agricultura (sementes oleaginosas, cereais), no equipamento e máquinas industriais, no néon (um gás importante no fabrico dos microprocessadores), entre outros. 

Pode-se conjeturar que  - desde há longa data - um dos objetivos estratégicos dos falcões da OTAN era o de inviabilizar a extensão da BRI aos países da Europa, em especial, os orientais (Polónia, Bulgária, Roménia, Ucrânia) e da Europa Central  (sobretudo, Alemanha).

A guerra -infelizmente - é o recurso dos imperialistas com pretensões hegemónicas, quando vêm que as suas presas (neste caso, a parte mais industrializada e mais rica em recursos da Europa) lhes está a escapar das garras. Compreende-se melhor porque tudo fizeram para acirrar a guerra em curso entre a Rússia e Ucrânia. É que antes de mais eles não encontraram outra maneira de contrariar que a China, com as Novas Rotas da Seda, viesse dar uma oportunidade aos europeus de se emanciparem do jugo neocolonial Yankee.

Junto aqui a ligação (clicar no título) para um artigo de Pepe Escobar, que dá detalhes que mais nenhum jornalista mainstream vos irá dar: «Qual É O Papel Que A China Está Realmente A Jogar Na Ucrânia»


Villa-Lobos: prelúdio nº1

 

                                                Thu Le * na guitarra clássica


Veja AQUI uma breve biografia seguida da análise das peças para guitarra, incluindo o prelúdio nº1.

O prelúdio em Mi menor é o primeiro dos 5 prelúdios escritos em 1940. Na primeira parte, predomina a nostalgia. Na segunda parte, em Mi maior, o ritmo torna-se mais animado. No final, o tema inicial regressa.

É uma peça muito conhecida, mas não deixa de ser um modelo de sobriedade. Revela a assimilação profunda, por Heitor Villa-Lobos, das heranças barroca e clássica, sem as imitar.

* Thu Le é vietnamita e mestra de guitarra clássica, com vasta carreira e muitas atuações no estrangeiro. 

segunda-feira, 1 de maio de 2023

História de fantasmas [OBRAS DE MANUEL BANET]






 Acordei no País dos sonhos

Percorri léguas e léguas de caminhos esconsos 

Ou de amplas autoestradas

Para me encontrar frente a um espelho

Num palácio abandonado


Este espelho é a porta de entrada

Dos que permaneceram no limbo

Para o tal Reino, onde sonhar

Significa a Vida e viver

Só representa a necessidade

Contingente da jornada


O sócio desta sociedade

Ultra secreta não precisa

De senha ou sinal para

Reconhecer seus pares

Caminhando ou vogando

Por rios serenos entre sedas

Ondeantes ao vento


- Mas a morte, a morte que nos espera

E sempre nos alcança?

Onde pára ela?

- Ela caminha ao nosso lado

Sem receio. Nós sabemos

Que ela é Rainha

E não a repudiamos


Viver em sonho e caminhar

Por suas veredas é distinção

De poetas. Eles comunicam

Fraternamente a seus pares

As rotas que tomaram,

As paisagens por onde passaram,

As histórias que ouviram


Para eles, dizer a verdade não custa

As mentiras que possam dizer

Não o são para os outros irmãos 

Todos descodificam fórmulas

Ou sortilégios, são línguas

Correntes, banais


Se alguma vez acordam

Precisam logo de retomar

A onírica estrada, 

Seja por que meio for 

A realidade do real é-lhes fatal

Definham, acorrentados

 Às medíocres rotinas


São aves ou peixes

Embora aparentem pertencer

À espécie humana

Mergulham na profundeza

Dos mares, ou planam

Muitos metros acima do solo


Ou talvez sejam outra

Espécie em gestação

A que substituirá

Mulheres e homens

Comuns de hoje;

Não sabemos


No meio do ruído

Das multidões

Estão silenciosos

E quando poderosos

Pretendem prestar-lhes

Homenagem, erguem

Estátuas e monumentos

Mas não  leem sua poesia.





UCRÂNIA - DEMOGRAFIA


                                  Gonzalo Lira: «Trata-se da morte de uma nação»


07/05/2023: Gonzalo Lira foi hoje preso (pela segunda vez) pela polícia do regime ucraniano.