Apresento nova playlist, com algumas composições e interpretações do «Rei da Música Soul»:
Otis Redding (9 de Setembro 1941 – 10 de Dezembro 1967) foi um autor, compositor e cantor americano, considerado dos maiores ídolos da música popular e artista de primeiro plano da música soul e rhythm and blues.
Ele influenciou muitos artistas que, não só interpretaram suas composições, como também se inspiraram do seu estilo vocal, gutural, rude e apaixonado.
Esta playlist inclui atuações em palco de Otis Redding, que mostram como ele criava uma atmosfera de exaltação, de conivência com o público e de entrega total.
A sua morte trágica, num acidente de avião, que envolveu também a morte de quase todos os passageiros e músicos da sua banda, ocorreu no auge da sua carreira.
Muitos discos surgiram após a sua morte; ele tinha gravado um grande número de inéditos.
Os seus álbuns são de qualidade muito acima da média, mesmo em relação aos anos 60, época de elevada criatividade, na música popular anglo-saxónica.
3 comentários:
Sam Cooke é o grande músico que inicia a corrente Soul. Otis Redding tem interpretações de canções Sam Cooke. Este, foi assassinado em circunstâncias estranhas, que não foram devidamente esclarecidas. Numa altura em que houve muitos assassinatos políticos nos EUA na altura da luta pelos direitos civis dos não-brancos. Muitos dos assassinatos eram encomendados às diversas máfias... Cook foi morto com um tiro à queima-roupa. Quem o matou, invocou em «legítima defesa» e não foi incriminada! ... Mais uma história que nunca ficará esclarecida.
https://www.youtube.com/watch?v=WFSvzWuwuZ8
Veja esta antologia das músicas de Sam Cooke. Algumas pessoas ficam surpreendidas pois sua autoria é atribuída a outros artistas, que não ao iniciador a «Soul»:
https://www.youtube.com/watch?v=_y3VnMm53pc&list=OLAK5uy_m_GdWeMTN2_2LTIuoF8VkdekVRsgi5pME&index=1
Canções de Sam Cooke retomadas por outros artistas, veja em: https://secondhandsongs.com/artist/123/works
Enviar um comentário