terça-feira, 29 de novembro de 2022

Kanji Daito interpreta Louis Couperin, «Pasacalle em sol menor»

 A Pasacalle (em francês Passacaille) é uma dança lenta, de origem hispânica, provavelmente importada do Novo Mundo e baseada num baixo obstinado, ou seja, que repete sempre a mesma fórmula. Esta base permite que a estrutura seja organizada em variações sucessivas, em torno do tema. 

A Passacaille, como outras danças sobre basso ostinato (Chaconne, Pavane) seria o tipo de peça onde o compositor/interprete podia exibir seus dotes de improvisação criativa sobre um tema. O que ouvimos agora, é a codificação escrita duma prática de improvisação. 

A improvisação praticada tanto por organistas, como por cravistas ou alaudistas, permeou todo o barroco e foi somente suplantada aquando do triunfo do romantismo. Na época romântica, a personalidade do compositor "passou de simples artesão, a artista." O compositor passou a ser considerado um herói, um «génio», sendo, portanto, imprescindível o intérprete reproduzir, com a maior fidelidade, as mais subtis e etéreas impressões dos seus estados de alma.

Nada disso fazia parte do espírito barroco. Neste, a forma podia ser muito simples, mesmo austera. Porém, supunha-se que o intérprete desse mostras de criatividade e bom gosto, ao nível da ornamentação. Nesta época era legítimo serem usados variados instrumentos para uma mesma peça.  Todos os grandes compositores da época se copiavam uns aos outros; o conceito de plágio era totalmente estranho ao espírito barroco. Não havendo «copyright», a música era destinada a ser copiada de mil e uma maneiras; quanto mais, melhor! 



Kanji Daito*, ao cravo, capta a essência da música barroca francesa. A sua perfeita interpretação está igualmente penetrada de uma subtil nostalgia, que tem como contraponto a sempre renovada construção sobre o tema do basso ostinato

(*) Este jovem interprete traduz perfeitamente a arte dos sons da Europa, nos séculos XVII e XVIII com a técnica e a estilística adequadas. Dá-me imenso prazer ouvi-lo interpretar Froberger e, também, Bach. Os instrumentos (cravo, pianoforte e clavicórdio), são obras de arte por Akihiko Yamanobe, de altíssima qualidade.

segunda-feira, 28 de novembro de 2022

FTX: A MAIOR FALCATRUA DA ERA FINANCEIRA/CRIPTOMONETÁRIA

Muito do que se passa ao nível do mundo financeiro, mas que tem consequências enormes na economia de todos nós! 

Entrevista com Pierre Jovanovic, jornalista económico e autor:


 

BLOCKCHAIN & CRIPTOMOEDAS: VÍDEO EDUCATIVO

                                                  https://youtu.be/mKCcki6azHo

 Este vídeo é falado em espanhol. 

Podes visualizar com as legendas automáticas em espanhol.


Comentário: Desde há longa data tenho acompanhado o desenvolvimento do sector das criptomoedas. Desde há longa data também, tenho avisado para o perigo de tal tecnologia, a «blockchain», nas mãos de um poder centralizador - como são todos os poderes estatais - significar a escravidão para o comum dos mortais, que serão forçados a trabalhar, receber seu salário e consumir, exclusivamente, usando criptodivisas, emitidas pelos bancos centrais. 

Porém, a crise que se abate neste momento sobre as economias do Ocidente, onde o dinheiro «vulgar» - embora, em grande parte digitalizado - está a sofrer um grande abalo, não apenas pela enorme inflação, como pelas políticas absurdas e criminosas dos Estados, pode levar algumas pessoas a apostar em cripto-moedas como meio de salvação das suas parcas poupanças. Quero aqui deixar o aviso de que os poderes, assim como permitiram e até acolheram bem, estes meios especulativos (não repousam sobre nenhum valor real), vão simplesmente desinflar a bolha das cripto-divisas, logo que as moedas digitais emitidas pelos bancos centrais estiverem lançadas. 

Ver este vídeo sobre FTX: https://www.youtube.com/watch?v=PaxKkflGrsc

PS1: Tal como tinha previsto, este artigo AQUI alerta para o facto dos bancos centrais se prepararem para lançar as suas divisas baseadas em blockchain, o que irá definitivamente enterrar  bitcoin e as outras cripto-divisas (mesmo que elas permaneçam legais)  

domingo, 27 de novembro de 2022

DÍVIDA PÚBLICA DE PORTUGAL, ALGUNS DADOS ESTATÍSTICOS

 

Dívida Pública Portuguesa
Crescimento em espiral desde há 20 anos 
Valor da dívida pública em 27/11/2022:
                       309 171 508 215 € 


Juros da dívida, por ano 
 9 045 028 729€ 
                        por segundo 287€ 
Dívida pública por cidadão 29 802€ 
Dívida em % percentagem do PIB 154.73%
PIB de Portugal 199 809 976 417€ 
População de Portugal 10 374 289


COMENTÁRIO

A dívida pública portuguesa é monstruosa face às capacidades produtivas do país, isto é, a dívida é essencialmente incobrável. No mesmo plano, na Eurozona, estão a Grécia, a Espanha e a Itália. Não nos equivoquemos: O desenho do euro foi, desde o início, destinado a manter sob domínio alemão os países do Sul da Europa e permitiu 20 anos de superavit da economia alemã, enquanto as economias mais frágeis da Europa ou estavam em  recessão, ou mantinham o seu PIB ligeiramente positivo, devido a manipulações das estatísticas. 
Assim, agora que o Euro está «na agonia», as economias dos países mais fracos do euro vão ter de pagar a fatura, com aquilo que tiverem. Vai ser um fartote de privatização das últimas empresas públicas, isto é, sua venda ao desbarato, como modo de diminuir o enorme défice, que se foi avolumando nestes 20 e poucos anos de existência do Euro. 
Mas, a espiral descendente vai continuar, pois as pessoas vão ficar cada vez mais pobres, pelo que não poderá haver consumo suficiente para arrancar o país da estagnação económica, por mais sacrifícios que a população seja obrigada a fazer.
Os políticos e os barões da finança portuguesa sabem isto muito melhor que nós; têm mantido o rumo catastrófico da economia; são eles os beneficiários desta enorme burla (conjuntamente com seus congéneres da UE).
É para mim inacreditável que o povo continue a votar neles (os políticos em causa) e a confiar-lhes as suas parcas poupanças (os banqueiros ladrões)! 

sábado, 26 de novembro de 2022

TRAGÉDIA DECORRENTE DE LOCKDOWN PROLONGADO EM URUMQI CAPITAL DO XINQUIANG


https://www.voanews.com/a/china-s-economy-contracts-sharply-in-april-on-lockdowns-/6579122.html

A economia chinesa já se tinha contraído de modo significativo com os lockdown de Xangai e de Pequim e de muitas outras cidades industriais e portuárias. Agora, na nova vaga de confinamentos, surgem situações trágicas como o incêndio, relatado na notícia abaixo, que desencadeiam protestos.
https://www.zerohedge.com/covid-19/covid-lockdown-protests-erupt-beijing-xinjiang-after-deadly-fire

Em Urumqi, estima-se que cerca de 4 milhões de habitantes têm estado sob «lockdown» (confinamento), um dos mais longos do país, impossibilitados de abandonar as casas por períodos até 100 dias. Nesta cidade, houve ontem um incêndio num prédio de 10 andares. As portas de entrada do edifício estavam seladas, o que atrasou a intervenção dos bombeiros. Teme-se que mais de uma dezena de pessoas pereceram no incêndio. Esta tragédia desencadeou uma manifestação espontânea, em que se ouvia «Somos seres humanos», «Acabem com os lockdown». Algumas estrofes do hino nacional chinês eram cantadas pelos manifestantes e também eram agitadas bandeiras da Rep. Popular da China, assinalando que eles não estavam contra a China, nem contra o seu sistema político, mas contra a burocracia e a política «zero covid», que se abateu sobre eles.

Em Pequim, também houve manifestações face a um renovo dos «lockdown». Em breve se saberá mais detalhes do que se passou na capital e nas províncias.

Confirma-se a minha compreensão de que os lockdown não se destinam a controlo sanitário, mas, na realidade, são medidas de controlo político das populações, por forma a que a burocracia do partido consiga controlar as massas em situações de grandes dificuldades económicas.

Com efeito, a economia da China estava centrada nas exportações e grande parte destas para países desenvolvidos, da Europa e América do Norte, que agora entraram numa profunda crise. Logo, tem de haver uma brusca redução das exportações chinesas para esses destinos, mesmo que não existam bloqueios ou sanções. A economia chinesa não conseguiu ainda adaptar-se a um contexto mais centrado no próprio país, de satisfazer mais o mercado interno, de exportar mais para países que não sejam do «Ocidente».
Penso que a política de «zero-COVID» tem sido um expediente para um controlo social acrescido, perante as possíveis perturbações decorrentes de desemprego, falta de certos produtos, de dificuldades alimentares em certa zonas do país, etc.
Esperemos que as autoridades chinesas tenham flexibilidade para diluírem as medidas draconianas, em face destes resultados desastrosos.

ATUALIZAÇÃO 1:

Insurreição operária na FOXCOMM (fabrica os smartphones para a Apple) a 22-23 de Novembro

ATUALIZAÇÃO 2:




Os protestos em Pequim incluem os estudantes da universidade de Tsinghua, uma das mais célebres instituições universitárias da China. Houve também protestos em Wuhan e Xangai. No site de «Zerohedge» podes ver a notícia contendo um vídeo da manifestação dos estudantes, em Pequim (univ. de Tsinghua) em 27 de Nov. 

Atualização 3: Uma flexibilização das medidas contra o COVID e a constatação de que a economia sofreu pesadamente com a política de «Covidd Zero»:  

O MAGNUM MISTERIUM - JOÃO RODRIGUES ESTEVES

                              

Diria que o magno mistério (parafraseando o título da obra) na música portuguesa, é como esta ascendeu a uma tão alta qualidade desde princípios do século XVI (pelo menos), tanto na música vocal como instrumental. Ainda mais surpreendente, é a produção musical portuguesa ter depressa retomado a posição notável, logo após a longa "extinção" durante os Reinados dos Filipes. Embora o Reino de Portugal fosse considerado como uma entidade independente formalmente, as artes em geral, ao longo dos 60 anos de união forçada com a coroa de Espanha, sofreram um nítido apagamento.
O renovo da arte musical, após a Restauração (1º de Dezembro de 1640), implica que tenha sido conservada a excelente tradição do período anterior à perda da independência. Terá sido isso que permitiu a reconstituição do esplendor musical, logo após a Restauração,  sobretudo na música sacra. 
Este «2º renascimento» musical é impulsionado pelo próprio rei-músico D. João IV que encabeça a revolta contra Filipe IV de Espanha (em 1640). A Restauração foi seguida por longo período de guerras. Por fim, foi  assinado um tratado que reconhecia a independência do reino de Portugal (1668). A paz entre os dois reinos, no século XVIII, foi consolidada com o casamento da infanta Maria Bárbara de Portugal, com o Príncipe Herdeiro de Espanha, Fernando VI.
Na mesma época, o compositor Carlos Seixas é organista da Capela Real portuguesa. Domenico Scarlatti, compositor de renome e mestre da Infanta Maria Bárbara, segue para a corte em Madrid em 1733, com o cargo de maestro de música ao serviço da Rainha.
Foi João Rodrigues Esteves um dos jovens músicos que D. João V enviou para Roma. Aí, foi aluno do compositor Giuseppe Ottavio Pitoni
«O Magnum Mysterium» é um belíssimo responsório de Natal. Revela grande talento na condução da polifonia. As vozes equilibradas conferem uma sensação de envolvimento, de adoração mística, que ainda hoje tem grande efeito nos auditores.
Quem cantava estes Responsórios, eram sobretudo monges nos conventos. Para eles e para a sociedade desse tempo, o Natal era símbolo da vinda do Cristo Redentor.

Abaixo reproduzo um texto que está junto com o disco: 
 
João Rodrigues Esteves fue un compositor portugués del siglo XVIII y un profesional clave de la composición latina sagrada cuyas obras supervivientes suman alrededor de 100. Todos sus manuscritos se encuentran en las bibliotecas portuguesas, la mayoría de ellas en el archivo de la Catedral de Lisboa. Todo lo que se sabe acerca de Esteves se encuentra en las notas al margen de estos manuscritos, la primera mención de él data de 1719, cuando fue enviado a Roma bajo los auspicios del rey João V para estudiar con el compositor Giuseppe Ottavio Pitoni. Estaba de nuevo en Portugal allá por 1726, pero no fue hasta 1729 que se instaló como maestro de música en la Basílica de Santa María, una capilla adjunta al cuerpo principal de la Catedral de Lisboa. Algunos manuscritos fueron por Esteves desde Roma a Lisboa, y otros se encuentran en Evora y en el palacio ducal de Vila Viçosa.

Después de Domenico Scarlatti y Seixas Carlos Esteves fue el compositor más importante de Portugal en la primera mitad del siglo XVIII. Aprendió con Pitoni y su música de Iglesia latina fácilmente iguala o excede la calidad de la obra conocida por su profesor. Aunque en obras posteriores, parece que Esteves comenzó a ceder ante la presión de las necesidades de virtuosismo y la popularidad de la escritura vocal operística. Para la gran mayoría de su producción Esteves se aferró fuertemente al stilo antiguo, tal y como se practicaba en el siglo anterior al suyo. Entre las composiciones más notables de Esteves están un Miserere en 12 voces, ocho responsorios para la temporada de Navidad en ocho voces y violín, y un tratado sobre la realización continuo, Regras de acompanhar (1719), su única obra puramente instrumental.

-Aunque parece que el trabajo Esteves logró sobrevivir al terremoto catastrófico, el fuego, y el tsunami que se cobró 30.000 y 60.000 vidas y en Lisboa el 1 de noviembre de 1755, parece que el propio compositor no podría tenerlos, ya que no hay mención después de 1751 en todos los manuscritos conocidos o registros públicos. 
Obra extraída del álbum: JOÃO RODRIGUES ESTEVES. Mestre de capela Basilica de Santa Maria Lisbon 1729-1751 Mass for 8 voices, Christmas Responsories, Pinguis et panis . 
Interpretan: CHRIST CHURCH CATHEDRAL CHOIR OXFORD. Dirige: Stephen Darlington. Nimbus Records.

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Oiça também o Magnificat composto por João Rodrigues Esteves AQUI

sexta-feira, 25 de novembro de 2022

HUMOR NATALÍCIO

          «O CÃO COMEU OS CRIPTOs!!»

                                                     HUMOR DE WILLIAM BANZAI


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Simbólica da época em que se vive, esta colagem humorística de William Banzai.

Num registo não humorístico, deixo-vos esta reflexão sobre aquilo que os poderes que nos governam têm estado a fazer e o que se preparam para pôr no nosso sapatinho de Natal (sem nós lhes termos pedido nada!)



                        O CULTO DA MORTE

A morte é o culto que se perfila, por detrás das horrendas formas de matar que os globalistas, os oligarcas do mundo, encontraram para nos liquidar: 

- (1º) o vírus dito de Wuhan, mas talvez vindo de laboratórios americanos... um vírus com assinatura de ter resultado de manipulação em laboratório, dizem cientistas da área. 

- (2º) Depois, a construção da «vacina» que não só não previne a transmissão do vírus, como aumenta a fragilidade do sistema imunitário, sendo a causa direta (talvez devido ao grafeno que contém) de muitas mais mortes súbitas e danos permanentes, que o próprio vírus, que era suposto combater.

- (3º) Desde há uns anos, vem a charada do clima, que serve como pretexto para neste Inverno matar de frio e de fome, pessoas que não morreram do COVID, ou da «vacina» do COVID...

- (4º) Mas, a forma "clássica" de fazer diminuir a população também é usada: A guerra e as suas centenas de milhares de mortes. Mortes em crescendo, pois eles querem que a guerra continue, até ao último ucraniano! Depois desta guerra, já têm na forja outras guerras, com o potencial de se tornarem nucleares