From Comment section in https://www.moonofalabama.org/2024/03/deterrence-by-savagery.html#more

The savagery is a losing card. By playing it the US and the West are undercutting every ideological, normative and institutional modality of legitimacy and influence. It is a sign that they couldn't even win militarily, as Hamas, Ansarallah and Hezbollah have won by surviving and waging strategies of denial and guerilla warfare. Israeli objectives have not been realized, and the US looks more isolated and extreme than ever. It won't be forgotten and there are now alternatives.

quinta-feira, 18 de agosto de 2022

PUTIN, DISCIPULO DE MACKINDER NO SÉCULO XXI

Nota prévia: Tenho a maior consideração pela capacidade e honestidade de Alasdair Mcleod, um conservador britânico, que não cede face a quaisquer seduções de expressar simpatias ou antipatias ideológicas. Sei que ele não gosta de Putin e do regime instituído na Rússia, mas como bom analista em geoestratégia, é realista. Construiu (clicar no título abaixo) uma peça notável de análise geoestratégica, embora os seus domínios de especialidade sejam as relações monetárias e os metais preciosos. 

Geopolitics: the world is splitting into two

O título diz claramente do que se trata. Eu não irei traduzir, nem comentar, pois me parece inútil, face à clareza do seu inglês. Limito-me a transcrever abaixo o gráfico e o respetivo comentário, sublinhando que o conteúdo fundamental do artigo é a estratégia de Putin.
[citação:]

 A EVIDÊNCIA mostra que a volatilidade das matérias-primas está nas divisas nas quais são pagas, não nas próprias matérias-primas. A figura abaixo mostra esta relação comparando o preço do petróleo em Euros (curva a cinzento) e o preço do mesmo combustível, expresso em ouro (curva a amarelo) 


4 comentários:

Manuel Baptista disse...

Há um ditado que se pode formular assim. «Golden Rule: the one that has the gold makes the rules» (Regra de Ouro: aquele que tem o ouro faz as regras)

Manuel Baptista disse...

O aspeto militar é tratado com verdade neste artigo:
https://www.paulcraigroberts.org/2022/08/19/russias-destruction-of-the-ukraine-military/

Manuel Baptista disse...

CNN, Washington Post, New York Times, The Guardian, etc.: estes títulos foram -em tempos - muito respeitados pela qualidade do seu jornalismo. Mas, desde há algum tempo, foram tomados de assalto por propagandistas, que publicam aquilo que querem os agentes da CIA, do Departamento de Estado, ou do MI6 (n Grã Bretanha). E com muitos outros media mainstream do «ocidente» é a mesma coisa. Uma «vítima colateral» da guerra é a verdade, isto prova-o. Outra, é a perda de credibilidade e dignidade dos jornalistas, recrutados como agentes de propaganda. Veja: https://www.moonofalabama.org/2022/08/quality-of-ukraine-reporting-continues-to-deteriorate.html#more

Manuel Baptista disse...

https://www.goldmoney.com/research/an-asian-bretton-woods
Alasdair Mcleod decifra e torna claras para nós, as etapas da guerra financeira, que acompanha a guerra cinética, comercial, dos blocos da II Guerra Fria.