Muitas pessoas aceitam a situação de massacres de populações indefesas em Gaza e noutras paragens, porque foram condicionadas durante muito tempo a verem certos povos como "inimigos". Porém, as pessoas de qualquer povo estão sobretudo preocupadas com os seus afazeres quotidianos e , salvo tenham sido também sujeitas a campanhas de ódio pelos seus governos, não nutrem antagonismo por outro povo. Na verdade, os inimigos são as elites governantes e as detentoras das maiores riquezas de qualquer país. São elas que instigam os sentimentos de ódio através da média que controlam.

sábado, 6 de agosto de 2022

J. S. BACH: SONATA Nº2 (DÓ MENOR) EM TRIO, PARA ÓRGÃO


Esta sonata é - talvez - a peça para o órgão solo de autoria de Bach, que mais se aproxima da alegria de viver italiana. Foi a música italiana que Bach muito estudou e bem emulou nos seus anos de juventude, enquanto mestre de capela em Weimar e, depois, em Köthen. Neste posto, não podia exercitar música de órgão no «ordinário do culto (missa)», porque o Príncipe era de confissão calvinista, muito estrito quanto à música permitida nos serviços religiosos. Pelo contrário, os calvinistas não tinham objeções ou limitações de qualquer espécie quanto à música fora do culto. Por isso, Bach pôde dar largas à sua maestria e criatividade em música profana para orquestra, para pequenos conjuntos de solistas e também, em peças de órgão sem papel litúrgico. Datam dessa época, as 6 Sonatas em Trio, sucedendo às transcrições para órgão de variados concertos de Vivaldi e doutros músicos do Barroco Italiano, efetuadas na época imediatamente antecedente (anos de Weimar). A síntese dos estilos e tradições da época, a Escola do Norte da Europa, a Escola francesa, a Escola italiana e a Escola da Alemanha do Sul, sobressaem em várias produções para órgão de Bach. Porém, ele tem uma abordagem criativa e pessoal: Assimila os estilos, para os colocar ao serviço dum modo de compor muito próprio. O tratamento da melodia e do contraponto, nestas sonatas em trio para órgão, são exemplo disso. Há poucos compositores, como Bach, cuja assinatura indelével perpassa nas obras para os mais diversos instrumentos e estilos.

Katja Sager é uma organista com um vasto reportório: suas interpretações são notáveis pelo rigor técnico e estilístico. Põem em relevo as belezas de peças para órgão dos compositores desde o renascimento, até ao século XX e contemporâneos.

 
 

4 comentários:

Manuel Baptista disse...

Pelo menos algumas das suites «francesas» foram escritas em Köthen: https://manuelbaneteleproprio.blogspot.com/2022/07/j-s-bach-allemande-da-suite-francesa-n.html

Manuel Baptista disse...

Todas as transcrições para órgão ou cravo efetuadas por Bach estão repertoriadas no artigo seguinte:
https://en.wikipedia.org/wiki/Weimar_concerto_transcriptions_(Bach)

Manuel Baptista disse...

Consultar a «playlist» TRANSCRIÇÕES DE BACH, DE VIVALDI no lado direito deste blog:
https://www.youtube.com/playlist?list=PLUv1WgIwP9INm61fxXFzp2txF9hNiFKe7

Manuel Baptista disse...

Uma perfeita e refrescante interpretação do Andante da Sonata em Mi menor.
https://www.youtube.com/watch?v=BUbKE_INQgQ