Muitas pessoas aceitam a situação de massacres de populações indefesas em Gaza e noutras paragens, porque foram condicionadas durante muito tempo a verem certos povos como "inimigos". Porém, as pessoas de qualquer povo estão sobretudo preocupadas com os seus afazeres quotidianos e , salvo tenham sido também sujeitas a campanhas de ódio pelos seus governos, não nutrem antagonismo por outro povo. Na verdade, os inimigos são as elites governantes e as detentoras das maiores riquezas de qualquer país. São elas que instigam os sentimentos de ódio através da média que controlam.

segunda-feira, 22 de agosto de 2022

JAPÃO: A GERAÇÃO PERDIDA


 Este documentário é muito interessante: Mostra como as bolhas especulativas, na bolsa e no imobiliário, uma vez rebentadas, produzem um marasmo duradoiro, que se reflete na demografia do país. 
A ideologia neoliberal, tão forte nos anos 90 e que continua a ser hegemónica ao nível académico e mediático convencionais, varreu para debaixo do tapete o caso das décadas de marasmo na economia mais dinâmica na Ásia e no mundo nas décadas anteriores (anos 60-80). 
Note-se que o conceito de quantative easing foi inventado pelo Banco Central do Japão, para «estimular» o consumo interno com impressão monetária. O resultado pode ser visto neste vídeo. 

3 comentários:

Manuel Baptista disse...

Um dado que revela enorme sofrimento social é o Japão ser nº1 em suicídios de adolescentes e de adultos com menos de 35 anos.

Manuel Baptista disse...

Para Jim Rickards não há dúvida que os EUA estão numa depressão: encetaram assim o caminho que tem sido o do Japão, desde a década de 1990. Veja:

https://www.youtube.com/watch?v=xl9oiXeqzCI

Manuel Baptista disse...

Parece que o Japão vai ser o primeiro a tombar, no dominó:
https://www.youtube.com/watch?v=20ALL2P-vxk&feature=youtu.be