Muitas pessoas aceitam a situação de massacres de populações indefesas em Gaza e noutras paragens, porque foram condicionadas durante muito tempo a verem certos povos como "inimigos". Porém, as pessoas de qualquer povo estão sobretudo preocupadas com os seus afazeres quotidianos e , salvo tenham sido também sujeitas a campanhas de ódio pelos seus governos, não nutrem antagonismo por outro povo. Na verdade, os inimigos são as elites governantes e as detentoras das maiores riquezas de qualquer país. São elas que instigam os sentimentos de ódio através da média que controlam.

sábado, 20 de agosto de 2022

Gravitação não é uma força, segundo a teoria da relatividade geral



 

1 comentário:

Manuel Baptista disse...

Eu não sou físico, nem especialmente competente em Física, mas compreendo que a questão da gravidade está «em aberto». Debate-se hoje se existem gravitões, partículas hipotéticas, responsáveis pela gravidade. O assunto tem agitado o mundo da física nos últimos 100 anos.

Einstein não aceitava que as partículas quânticas e suas propriedades fossem a explicação última e exclusiva do Universo e da Matéria. Portanto, de acordo com a interpretação de Einstein da gravidade, ela manifesta-se como propriedade sistémica do Universo e dos objetos. Não sendo devida a partículas, a gravidade não tinha de ser interpretada fenómeno quântico. Isto (serem fenómenos quânticos), é válido (e Einstein reconhecia-o) para outros fenómenos: As ondas-partículas eletromagnéticas, partículas subatómicas, ou resultantes de colisões entre partículas subatómicas.