Muitas pessoas aceitam a situação de massacres de populações indefesas em Gaza e noutras paragens, porque foram condicionadas durante muito tempo a verem certos povos como "inimigos". Porém, as pessoas de qualquer povo estão sobretudo preocupadas com os seus afazeres quotidianos e , salvo tenham sido também sujeitas a campanhas de ódio pelos seus governos, não nutrem antagonismo por outro povo. Na verdade, os inimigos são as elites governantes e as detentoras das maiores riquezas de qualquer país. São elas que instigam os sentimentos de ódio através da média que controlam.

sábado, 27 de agosto de 2022

MISTÉRIO DA PINTURA DE VERMEER COM 350 ANOS

                              

Depois de visualizarem o documentário, digam-me  o que pensam: Inclinam-se mais para a opinião da conservadora do museu, ou para a do crítico de arte? (escrevam nos comentários, abaixo deste post)

Existem muitos vídeos interessantes sobre Vermeer e sua arte. É notável a influência que exerceu no seu país e internacionalmente. Ainda mais notável é o facto de que os seus 35 quadros conhecidos que sobreviveram serem todos de qualidade superior.
Como explicar o seguinte "mistério", relacionado com a obra de Vermeer: Como é que sua obra consegue muito maior projeção séculos após a sua morte, do que em vida, apesar do razoável sucesso, na sua época e sociedade?

Outro grande mistério é saber como magníficas coleções de arte europeia do passado sobreviveram às guerras, revoluções, incêndios, roubos e destruições, que assolaram frequentemente os territórios da Europa, os mais ricos em monumentos e obras de arte. A guerra, em particular, é cada vez mais impiedosa para os civis e também para o legado civilizacional do passado!

Isto continua a ser verdade: Por exemplo, aquando da guerra e invasão do Iraque em 2003, os americanos não tiveram preocupação em preservar os tesouros arqueológicos das antigas civilizações sumérias e babilónicas; deixaram que o museu nacional de Bagdade fosse saqueado. Também foram saqueados incontáveis sítios arqueológicos. Inúmeras peças valiosas foram vendidas a colecionadores particulares, nos mais diversos pontos do mundo. Infelizmente, existem outros exemplos recentes.

3 comentários:

Maximiano Gonçalves disse...

Como sempre admiráveis, a escolha dos temas e os comentários. Manuel Banet é um nome diamantino nos blogues e na comunicação em Portugal (e diria o mesmo em outro país).
Vermeer, como Brueghel, o Velho, é objecto da minha mais funda admiração.
Obrigado!
Maximiano Gonçalves

Manuel Baptista disse...

Brüghel é outro tema inesgotável. Ele foi tão genial, que hoje, 500 anos depois, continua a ser estudado e emulado!
Fiz um artigo com o seu famosos quadro, «provérbios»:
https://manuelbaneteleproprio.blogspot.com/2021/02/os-proverbios.html

Abraço

Manuel Baptista disse...

O mistério Vermeer continua. O documentário seguinte prova-o:
https://www.youtube.com/watch?v=6erIB4JKf7U