Muitas pessoas aceitam a situação de massacres de populações indefesas em Gaza e noutras paragens, porque foram condicionadas durante muito tempo a verem certos povos como "inimigos". Porém, as pessoas de qualquer povo estão sobretudo preocupadas com os seus afazeres quotidianos e , salvo tenham sido também sujeitas a campanhas de ódio pelos seus governos, não nutrem antagonismo por outro povo. Na verdade, os inimigos são as elites governantes e as detentoras das maiores riquezas de qualquer país. São elas que instigam os sentimentos de ódio através da média que controlam.

segunda-feira, 16 de maio de 2022

FIM DA HEGEMONIA DO DÓLAR ?




Este programa de George Galloway é o que - ultimamente - posso encontrar de melhor e mais honesto em termos de pensamento plural, anti-capitalista, anti-imperialista. Os seus intervenientes são pessoas cultas e defensoras de uma alternativa socialista, no sentido lato do termo.

 Será o Dólar a chave para a hegemonia US? 
- Mas, na realidade, a questão traduz-se em avaliar com cuidado, sobre a natureza da hegemonia US. Com efeito, não se pensa na hegemonia do dólar nas operações financeiras apenas mas, sobretudo, na facilidade com que os EUA podem decretar sanções contra países e regimes que  não sejam do seu agrado. 

Esta discussão inclui o Dr. Francisco Rodriguez (perito em economia política, Middlesex Univ.), Shabbir Razvi (analista económico e político), Prof. Michael Hudson (através de link vídeo a partir de Missouri, USA), Clive Menzies (investigador em economia política) e Prof. Steve Keen (australiano, via ligação vídeo de Bangkok).

 

4 comentários:

Manuel Baptista disse...

Quando os dirigentes veem que a economia está má, que o povo está descontente com os efeitos de inflação, desemprego, desindustrialização, etc. e que tem tendência para votar num partido diferente do que está no poder, então o último recurso (mas muitas vezes usado na História) é a guerra. É isto a que estamos a assistir.

Manuel Baptista disse...

Uma conclusão se impõe (já a tinha como adquirida desde há anos): Estamos numa nova guerra-fria! https://consortiumnews.com/2022/05/16/patrick-lawrence-the-new-iron-curtain/

Manuel Baptista disse...

Do lado do Euro as coisas não se apresentam melhores. Veja: https://www.youtube.com/watch?v=QcGpTdquBhg

Manuel Baptista disse...

Piepenburg explica claramente e ao pormenor como se está a processar essa perda de estatuto de moeda de reserva mundial do dólar
https://www.silverdoctors.com/gold/gold-news/the-end-is-nearing-a-world-turning-away-from-the-dollar-gold-poised-to-outperform-every-fiat-currency/