Muitas pessoas aceitam a situação de massacres de populações indefesas em Gaza e noutras paragens, porque foram condicionadas durante muito tempo a verem certos povos como "inimigos". Porém, as pessoas de qualquer povo estão sobretudo preocupadas com os seus afazeres quotidianos e , salvo tenham sido também sujeitas a campanhas de ódio pelos seus governos, não nutrem antagonismo por outro povo. Na verdade, os inimigos são as elites governantes e as detentoras das maiores riquezas de qualquer país. São elas que instigam os sentimentos de ódio através da média que controlam.

sábado, 21 de maio de 2022

COLAPSO ANUNCIADO DA PRÓXIMA CIMEIRA DAS AMÉRICAS


Cimeira organizada pelo governo americano e prevista para o próximo mês, em Los Angeles.
Anúncio da preparação da Cimeira dos Povos pela Democracia (a realizar nos EUA), que se assume como contra-cimeira, para exigir a terminação da agressão dos EUA à América Latina.

O maior violador das leis e regulamentos internacionais, assim como da ética mais elementar, tem sido os EUA. Este diálogo, no vídeo abaixo, mostra o Império das mentiras em toda a sua perversa extensão. 
O imperialismo americano, desde os finais do século XIX, até hoje, tem perpetrado os seus crimes contra a humanidade, as suas permanentes pressões, golpes, punições coletivas (sanções, embargos), mentindo descaradamente e projetando nos outros, aquilo que eles próprios - governantes dos USA - fazem. 

As nações e governos, mesmo quando favoráveis ao capitalismo, não deixam de sentir a opressão e ameaça permanentes do Império. Muito poucos dirigentes têm coragem de dizer aquilo que pensam.  Por isso, os responsáveis pela política bárbara do imperialismo americano não têm sido suficientemente desmascarados. Há ainda a ilusão, em muitas pessoas, de que o Império espalha a «democracia», a «prosperidade» e que, internamente, os EUA são um modelo invejável de governação.

As correntes progressistas nas Américas e na Europa, irão - por fim - despertar? Ou será que também se vão afundar com o Império americano, capturadas que foram pelo mesmo e mantidas apenas para dar a ilusão de pluralismo?


 

3 comentários:

Manuel Baptista disse...

Veja; existe um repúdio do imperialismo generalizado, ao nível de muitos estados latino-americanos, que não estão numa onda «revolucionária», longe disso, mas estão fartos da arrogância do Tio Sam:
https://www.youtube.com/watch?v=dnIc-CMWGLc

Manuel Baptista disse...

«Richard N. Haass @RichardHaass - 11:44 UTC · Jun 7, 2022
A Cimeira das Américas está a ser um fracasso, um golo na própria baliza. Os EUA não têm proposta de comércio, da política de imigração e nenhum pacote para infraestruturas. Em vez disso, as atenções centram-se em quem virá ou não à cimeira. Fica pouco claro porque os EUA insistiram para que acontecesse.»

Original em: https://www.moonofalabama.org/2022/06/bidens-foreign-policy-is-one-big-mess.html#more

Manuel Baptista disse...

https://consortiumnews.com/2022/06/14/patrick-lawrence-bidens-summit-of-no-shows/
Patrick Lawrence faz um balanço, mostrando que podemos estar perante uma viragem significativa dos países da América Latina em relação ao imperialismo yankee.