quinta-feira, 19 de maio de 2022

PERDIDO POR CEM, PERDIDO POR MIL...


 

Sobretudo quando se trata de dinheiros públicos, ou seja, aquele dinheiro que - cedo ou tarde - todos nós teremos de pagar, porque somos nós a fonte donde o Estado vai buscar o dinheiro.

Isto vem a propósito dos biliões que se vão enterrar (ou melhor, vão entrar... e sair) nesse poço sem fundo: 

- Quando a guerra está perdida, quando os próprios ministros do governo Zelensky declaram que só com muitos biliões a podem aguentar porque o Estado ucraniano está falido. Vem, depressa, Úrsula ajudar! 

A ajuda da União Europeia consistirá (para já) em  9 biliões frescos. Eles serão devorados até ao último cêntimo, num Estado falido. Estado esse que é o mais corrupto do mundo. O mais certo, é o dinheiro ir parar às contas do Kolomoisky e outros oligarcas e apoiantes do regime, além das contas off-shore do comediante Zelensky, feito presidente. 

Porém, a palhaçada não acaba aqui, pois o congresso dos EUA já decidiu enviar 40 biliões, para «ajuda». Isto é o negócio do século, para muitos cleptocratas, e não apenas da Ucrânia, também dos próprios países «doadores». (Eu coloco «doadores» entre aspas, pois nós não fomos ouvidos nem chamados. )

Nós, «os servos», dum lado e doutro do Atlântico, apenas servimos para fornecer os tais biliões, com mais impostos, medidas de austeridade, etc. Não há distinções. Os chefes dizem que é preciso enviar tantos biliões para a Ucrânia; e que os súbditos não se atrevam a levantar a voz!



Isto faz-me lembrar um pouco de história recente de Portugal:

- Em tempos de crise profunda, Portugal tinha uma espécie de gestores, que se poderia caracterizar como «abutre dos negócios». Estes gestores, bem vestidos e engravatados, tomavam conta de empresas em falência. Mediante falsas garantias e esquemas de corrupção, conseguiam obter, junto de bancos, empréstimos para «salvar as empresas». 

Estas, já estavam falidas, na prática, mas não tinha sido ainda decretada a sua falência. Porém, os trabalhadores não recebiam salário há meses e as mobílias, as matérias-primas, os equipamentos, eram secretamente vendidos ao desbarato.  

Nem a empresa «a salvar», nem os trabalhadores, viam a cor do dinheiro de tais empréstimos. Os «gestores» tinham a arte de fazer desaparecer o dinheiro sem que se pudesse apontar o dedo, pois «eles tinham feito o seu melhor», para salvar a empresa.

Agora, a comédia macabra tem como cenário a Ucrânia. A sua população não terá outra escolha senão emigrar para terras dos seus «benfeitores», ou então, viver no «Zimbabwe europeu».

Não o merecem; são - para todos os efeitos - irmãos e irmãs de infortúnio. Nós devemos acolhê-los, mas - em simultâneo - devemos denunciar os abutres que se acoitam, a todos os níveis do poder e da casta política, nos países da NATO. Povoam ministérios,  ONGs, administrações de empresas de toda a espécie, mas, em especial, as de «segurança» e de armamento. Para eles, isto é «uma party»!  

O dinheiro vai desaparecer e ninguém se espantará que assim seja. O Estado, afinal, é como uma monstruosa empresa. E sabemos bem que o dinheiro despejado em empresas falidas, é dinheiro perdido. Isto aplica-se aos Estados, também! Embora, no caso dos Estados, esse dinheiro não esteja perdido para todos: Há sempre uns mais iguais que os outros. Há os que enchem os bolsos com uns milhões e vão gozá-los em estâncias de férias bem agradáveis. Quanto aos outros, que fossem espertos e aprendessem com os oligarcas.

Mas, o processo de entrada em falência do sistema Euro, já está bastante avançado; ultimamente sofreu uma aceleração. Vejam como o dólar está «forte» e o euro, como está «fraco». Pois, a divisa europeia vai estar ainda mais fraca. Vai ser um sorvedoiro, até ao rebentamento final do sistema monetário europeu. O sorvedoiro de dinheiro da guerra ucraniana, vai acabar por levar à falência total e irrecuperável e ao rebentamento - de um modo ou doutro - do sistema da União Europeia. 

Os magnates dos EUA ficam a olhar todos contentes, pois a economia americana, por mais disfuncional que seja, vai aparecer aos olhos dos capitalistas, como o «último porto de abrigo» («safe haven») e os capitais do mundo vão afluir de novo aos USA ... Penso que este é o cálculo do lado do Tio Sam. Posso estar completamente enganado; até gostava de estar completamente enganado, mas o cenário para os povos da UE é realmente negro. Os dirigentes ocidentais traíram os seus eleitores, só que estes ainda não o sabem e quando o souberem, já será tarde demais. 

Só desejo que os povos da Europa aprendam, duma vez por todas, com a dura lição que está a desabar em cima de suas cabeças. 

7 comentários:

Manuel Baptista disse...

https://manuelbaneteleproprio.blogspot.com/2022/05/what-are-you-fightng-for.html
O quadro geral está a tornar-se cada vez mais claro.

https://manuelbaneteleproprio.blogspot.com/2022/05/guerra-russia-ucrania-uma-guerra-por.html
É chocante ver a propaganda de guerra da média ocidental ocultar as informações relevantes.

Manuel Baptista disse...

Por falar em perdição.... Não perca o excelente artigo «A Rússia reescreve a Art da Guerra Híbrida» de Pepe Escobar:

https://www.strategic-culture.org/news/2022/05/20/russia-rewrites-the-art-of-hybrid-war/

Manuel Baptista disse...

«Um falido que vem «salvar» outro falido» ... Podia ser o título deste artigo, também!

Manuel Baptista disse...

https://www.silverdoctors.com/headlines/world-news/the-end-of-fantasy-finance/
Bryce McBride escalpeliza as razões pelas quais a era da financiarização da economia está a chegar ao fim.

Manuel Baptista disse...

Na frente da guerra «cinética» assiste-se ao descalabro do exército ucraniano: https://www.moonofalabama.org/2022/05/ukraine-sitrep-russians-break-through-us-bolsterism.html#more
Entretanto, os políticos e a media fazem piruetas e contorcionismo, para o público ocidental. Para que este, apesar de hipnotizado pela propaganda de lavagem ao cérebro, não acorde e veja toda a montagem de propaganda a que tem estado sujeito.

Manuel Baptista disse...

https://www.unz.com/trall/biden-is-giving-40-billion-to-ukraine-heres-what-that-money-could-do-here/
O artigo acima, avalia o que representariam 40 biliões, em termos do bem-estar e das infraestruturas, nos EUA.

Manuel Baptista disse...

Gonzalo Lira previu que a guerra Russo-ucraniana iria acontecer, no momento em que ninguém acreditava nela. Fala desde dentro da Ucrânia, onde vive há cerca de 10 anos. Ele recentemente postou este vídeo (05.09-22), que foi inicialmente recebido com incredulidade, mas recentemente (22.05-22) ele reafirmou as previsões, reforçando-as com dados novos.
https://www.youtube.com/watch?v=nXnOFXUmVv0