quinta-feira, 23 de março de 2023

DA HEGEMONIA Á MULTIPOLARIDADE... por Adeyinka Makinde

 Adeyinka Makinde escreve sobre este tema o ensaio, talvez o mais completo e objetivo, dos que tive oportunidade de ler. Ele demonstra, para além de qualquer dúvida, que o Hegemon acumulou  erros estratégicos, que lhe vão retirar a hipótese de manter o domínio num mundo unipolar. São esses mesmos erros que estão a empurrar a Rússia e todos os países Euroasiáticos a formar um eixo, tal como eu descrevi em várias ocasiões neste blog e no meu artigo anterior

É paradoxal ver, no Ocidente, pessoas com uma formação em que os factos apontados pelo autor não possam ser ignorados, como por exemplo, jornalistas ou pessoas formadas em História Contemporânea, mas que adotam acriticamente os pontos de propaganda produzidos pelas máquinas de desinformação ao serviço do Império dos EUA. 

Vale a pena ler o ensaio, no link abaixo. Está escrito em inglês, mas  o site Global Research possui um sistema tradução em muitas línguas:

https://www.globalresearch.ca/from-hegemony-to-multipolarity-how-post-cold-war-us-foreign-policy-towards-russia-creating-modern-eurasia/5812690

                        
                                         Gorbatchov com Helmut Kohl e H-D. Genscher (1990)


3 comentários:

Manuel Baptista disse...

Pepe Escobar descreve a cimeira Xi-Putin em Moscovo, como algo épico, ou seja, que envolve humanos, mas que aspiram a tomar o lugar dos deuses:
https://www.unz.com/pescobar/in-moscow-xi-and-putin-bury-pax-americana/

Manuel Baptista disse...

https://caitlinjohnstone.com/2023/03/23/us-officials-really-really-want-you-to-know-the-us-is-the-worlds-leader/

Caitlin Johnstone escreve que o mundo unipolar sob domínio dos EUA tem demonstrado ser um mundo crescentemente perigoso, instável, com uma série de ameaças nucleares crescentes e várias formas de violência e de agressão, dirigidas contra poderes possuidores de arma nuclear. Conclui que esta dominação estado-unidense é insustentável.

Manuel Baptista disse...

A cimeira Xi-Putin num excelente artigo de Finian Cunningham:

https://strategic-culture.org/news/2023/03/23/putin-and-xi-standing-firm-on-the-right-side-of-history/