terça-feira, 7 de março de 2023

QUEM É VICTORIA NULAND, QUEM SÃO OS NEOCONS?

 Como é que a maior potência militar e económica à face da Terra, os EUA, são manipulados por um pequeno grupo que se infiltrou nos interstícios dos diversos postos-chave no aparelho de Estado? Estes Neocons (uns são membros do partido republicano, outros do partido democrático, e outros, sem filiação) promoveram na sombra uma estratégia belicista, desde os tempos da Guerra Fria Nº1, em que a Rússia é vista como «o inimigo nº1 a abater», e mesmo nos anos 2000, apesar de já não haver «ameaça soviética». 

               Os membros-chave da política externa belicista dos EUA

Para se perceber como chegámos à situação catastrófica da guerra na Ucrânia, é absolutamente necessário compreender qual foi o papel de Victoria Nuland e dos Neocons, nas posições dos EUA, desde a preparação do golpe de Maidan*, até hoje.

Abaixo, deixo o link para um artigo de Martin Armstrong, que nos pode ajudar a responder às questões do título: Quem é Victória Nuland, quem são os Neocons?

Veja o artigo do blog de Martin Armstrong, AQUI

-----------------------------

*Maidan: o nome da praça de Kiev onde decorreram as manifestações, inicialmente pacíficas, depois tornadas violentas por grupos de neonazis infiltrados.

1 comentário:

Manuel Baptista disse...

NÃO se pense que a política nas relações internacionais, depende apenas dos neocons.
O establishment «progressista» apoiante de Obama, faz o mesmo ou pior. Trata-se de uma constante da classe servidora do interesse das multinacionais. As causas dos «direitos humanos» servem de caução, falsa, para as aventuras mais cruéis e destruidoras de vidas civis (pensem na obra agenda «pacificadora» de Obama; Líbia, Afeganistão, Iraque, Síria):

https://www.unz.com/pgiraldi/us-foreign-policy-goes-woke/