From Comment section in https://www.moonofalabama.org/2024/03/deterrence-by-savagery.html#more

The savagery is a losing card. By playing it the US and the West are undercutting every ideological, normative and institutional modality of legitimacy and influence. It is a sign that they couldn't even win militarily, as Hamas, Ansarallah and Hezbollah have won by surviving and waging strategies of denial and guerilla warfare. Israeli objectives have not been realized, and the US looks more isolated and extreme than ever. It won't be forgotten and there are now alternatives.

sexta-feira, 24 de março de 2023

CLIMA DE INSURREIÇÃO E ANÚNCIO DE GREVE GERAL EM FRANÇA

 



A greve geral anunciada e as manifestações são resultado direto da teimosia de Macron em aumentar a idade da reforma. Os franceses não se deixam intimidar, têm direitos e defendem-nos. É absurdo o presidente fazer isto, senão para provocar os cidadãos. Ele sabe que não há outra contra-reforma que mais congregue os franceses contra o governo. 

A ideia de fazer isto com as consequências previsíveis de violência por parte dos manifestantes, constantemente provocados pelas forças de polícia de choque, está em continuidade com as lutas dos «coletes amarelos». 

Não se compreende a iniciativa de Macron, a não ser que o seu propósito seja de que a situação se torne muito difícil de gerir, para ele ter pretexto de decretar um estado de exceção, em que poderá legislar por decreto do governo, sem passar pela assembleia dos deputados e pelo senado.

Se o poder em França está apostado em provocar a ira dos franceses, a melhor resposta é mostrar indignação, mas não o que a media chama de «violência dos manifestantes». 

Isto é o que o poder quer, para «legitimar» um governo ditatorial, sob pretexto de «repor a ordem».

4 comentários:

Manuel Baptista disse...

Uma boa descrição do que se está a passar em França, agora:
https://www.telesurenglish.net/news/Macron-Throws-Gasoline-on-the-Fire-French-Workers-Leader-Says-20230323-0008.html?utm_source=planisys&utm_medium=NewsletterIngles&utm_campaign=NewsletterIngles&utm_content=13

Manuel Baptista disse...

Uma análise inteligente, a ouvir atentamente:
https://www.youtube.com/watch?v=rGGXmZHaJH8

Manuel Baptista disse...

https://www.youtube.com/watch?v=zypaLynj8kc

Macron está literalmente a «brincar com o fogo»

Manuel Baptista disse...

https://www.youtube.com/watch?v=5l7f0CTreSM
Alemanha paralisada com uma greve geral dos transportes.