Muitas pessoas aceitam a situação de massacres de populações indefesas em Gaza e noutras paragens, porque foram condicionadas durante muito tempo a verem certos povos como "inimigos". Porém, as pessoas de qualquer povo estão sobretudo preocupadas com os seus afazeres quotidianos e , salvo tenham sido também sujeitas a campanhas de ódio pelos seus governos, não nutrem antagonismo por outro povo. Na verdade, os inimigos são as elites governantes e as detentoras das maiores riquezas de qualquer país. São elas que instigam os sentimentos de ódio através da média que controlam.

sexta-feira, 27 de agosto de 2021

RECORDAÇÃO DAS OLIMPÍADAS DE 2021


 As atletas abraçam-se espontaneamente, no momento em que partilham o pódium olímpico

A mais bela recordação - para mim - das Olimpíadas do Japão de 2021:
- Este abraço, da atleta ucraniana (Yaroslava Mahuchikh), que obteve a medalha de bronze do salto em altura, à sua colega russa (Mariya Lasitskene), que obteve a medalha de ouro, é para mim simbólico da fraternidade humana por cima de rivalidades nacionalistas e de guerrinhas de propaganda. 
O espírito dos jogos, como promotores da paz, ideia inicial da recriação moderna dos jogos gregos da antiguidade, está presente no coração de muitos dos atletas e do público, também. Isso faz-me ter esperança no ser humano. 

É verdade que um membro do governo ucraniano criticou a atitude da atleta Yaroslava. Mas, isso só mostra a mesquinhez, a estúpida raivinha nacionalista, de certos políticos. 

Muitas pessoas nestas duas nações (Ucrânia e Rússia) têm o coração dilacerado, pois existem muitas famílias mistas e muitas amizades profundas, de um lado e de outro da fronteira, como é natural. 

               

 Duas pombas de paz no meio dum mundo cínico de guerras fratricidas.

Sem comentários: