Muitas pessoas aceitam a situação de massacres de populações indefesas em Gaza e noutras paragens, porque foram condicionadas durante muito tempo a verem certos povos como "inimigos". Porém, as pessoas de qualquer povo estão sobretudo preocupadas com os seus afazeres quotidianos e , salvo tenham sido também sujeitas a campanhas de ódio pelos seus governos, não nutrem antagonismo por outro povo. Na verdade, os inimigos são as elites governantes e as detentoras das maiores riquezas de qualquer país. São elas que instigam os sentimentos de ódio através da média que controlam.

segunda-feira, 2 de agosto de 2021

[OBRAS DE MANUEL BANET] Elogio do sorriso


Espontâneo, instintivo, o que desmascara o sorriso?

Desmascara o ser por detrás da máscara, 

Com ou sem ela, tanto faz; 

Eu vejo quando teus olhos sorriem para mim

Estou satisfeito pelo contacto humano que revelas

Não te conhecia há instantes

Agora, levo-te comigo 

Desconhecido velhote, 

Ou desconhecida empregada de balcão,

Desconhecido miúdo de sacola às costas,

Ou senhora anónima passeando o cão.


Afinal, não estou sozinho, no mundo; há pessoas

Que sorriem, que devolvem os meus  sorrisos.

São pessoas, não são robots, são pessoas sensíveis

Ao contrário de tecnocratas e sociopatas, embora

Estes também sejam homens e mulheres

Que também foram menino ou menina,

Completamente inocente.

O que lhes terão feito para serem soldados

No exército devorador das nossas vidas?


Assim vai o mundo. Mas só, isolado, eu não estou!

Desafio as pessoas a sorrirem-me, a falarem-me, 

Convido-as a não terem medo umas das outras.

Querem um antídoto para o vírus mortífero 

Da estupidez?

Aqui têm:  Sorrir...

Sentirmos que somos humanos,

Que a simpatia para connosco 

E de nós para com os outros

Nos faz viver e ter esperança.


------------------

                                                        Dama com arminho, por Leonardo da Vinci






Sem comentários: