"Fandangos" Santiago de Murcia, Codex Saldívar, ca. 1730
É interessante estudar o caso do fandango: Uma dança popular, com raízes tanto em Portugal como em Espanha, inicialmente «mal vista pela igreja». Mas, devido à moda que se alastrou na corte, ela tornou-se uma das danças mais frequentemente estilizadas no século XVIII. Ao longo do século XVIII, muitos músicos, como Bocherinni, Domenico Scarlatti, ou o Padre António Soler, compuseram fandangos. Além das peças designadas como «fandango», a voz do baixo desta dança serviu para se comporem muitas variações, como o Ground in C de Purcell.
O instrumento mais utilizado foi a guitarra de 5 ordens, na qual Miguel Rincón interpreta os fandangos dum manuscrito do início do século XVIII.
A estrutura musical do fandango é bastante simples e possui afinidades com outras danças estilizadas ibéricas*, nomeadamente:
- La Folia é, das danças ibéricas, a mais utilizada nos séculos XVII e XVIII, incluindo músicos não-ibéricos como Corelli, Marin Marais e outros. Ela própria deriva de Guardame la Vacas; no século XVI, esta canção foi transcrita para instrumentos de corda e de tecla, sob forma de «tema e variações».
- Canários: uma dança popular desta época, cujo nome indicaria ter sido trazida do (ou associada de algum modo ao) Arquipélago das Ilhas Canárias.
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* Oiça várias danças estilizadas de Santiago de Murcia:
2 comentários:
Tarantelas de Santiago de Múrcia: https://www.youtube.com/watch?v=60kcMsIgxLs
Oiça o CD com esta versão de Guardame Las Vacas. Talvez seja a primeira (ou das primeiras) impressa:
https://www.discogs.com/fr/Christopher-Wilson-Vihuela-Music-Of-The-Spanish-Renaissance/release/2097607
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