Muitas pessoas aceitam a situação de massacres de populações indefesas em Gaza e noutras paragens, porque foram condicionadas durante muito tempo a verem certos povos como "inimigos". Porém, as pessoas de qualquer povo estão sobretudo preocupadas com os seus afazeres quotidianos e , salvo tenham sido também sujeitas a campanhas de ódio pelos seus governos, não nutrem antagonismo por outro povo. Na verdade, os inimigos são as elites governantes e as detentoras das maiores riquezas de qualquer país. São elas que instigam os sentimentos de ódio através da média que controlam.

sábado, 14 de agosto de 2021

POR QUE RAZÃO A IMPRESSÃO MONETÁRIA É O NEGÓCIO MAIS LUCRATIVO DO MUNDO

                           


Sim, leu bem! O negócio mais lucrativo do mundo...

Com efeito, todos os negócios à face da Terra têm custos. Seus resultados brutos têm de cobrir diversos custos. Um negócio tem de ser capaz de fornecer bens ou serviços, o que implica despesas, desde a compra de matérias-primas, às despesas com o pessoal.

O quadro abaixo compara o lucro da Reserva Federal (Banco Central dos EUA) com os lucros (cumulados) das grandes empresas dos EUA (Walmart, MacDonalds, Coca-Cola, Amazon, Netflix, Microsoft, Apple e outras):

Most Profitable.png

                                                (ampliar imagem para ler as palavras e números)

O lucro líquido de 322 biliões de dólares do ano de 2020, não é consequência da aberração do ano do COVID. A FED tinha obtido uma média de 350 biliões de dólares de lucros por ano, na última década, ANTES do Covid.

Porém, o negócio dos bancos centrais «ocidentais»*, como a FED, o ECB, o Bank of England, o Bank of Japan e outros, é extremamente simples: Eles produzem dinheiro (digital, na maior parte). Além disso, têm nos seus ativos papeis emitidos pelo governo, tais como obrigações do tesouro, obrigações de curto prazo, etc. que não dão rendimento quase nenhum, visto que possuem um juro muito baixo, quase nulo.

Como é que então fazem um lucro absurdo, enorme, com isso? 

Segundo David Stockman:

«O efeito mais direto da expansão não controlada dos ativos dum banco central, é a grande descida nos juros das obrigações, muito mais baixos do que seriam numa economia com mercado livre e com dinheiro convertível em ouro* (*«sound money»).

O mecanismo pelo qual a fraude financeira é levada a cabo, está claro como o dia. Quando a FED (ou outro banco central) compra dívida do Estado, a oferta de obrigações nos mercados diminui, os preços sobem e os juros caem. Ao agir assim, o banco central convida os atores económicos a pedirem emprestado sem inibições, pois ele falsificou - grave e deliberadamente - o custo de ser-se devedor.

Por fim, o facto do banco central despejar o dinheiro criado  a partir  de nada  na economia, conduz à inflação nos preços ao consumidor. Isto é porque os governos são estimulados a pedir emprestado, tanto quanto quiserem, inchando a bolha dos pagamentos.  Mas, isso é uma maldição para o orçamento  das famílias, pois estas não são compensadas por um aumento equivalente em bens e serviços.

Por outras palavras, o banco central troca crédito fiat/«em papel», por ativos financeiros reais, que o governo tinha previamente emitido, para efectuar o pagamento dos ordenados, de capital e da tecnologia.

A melhor maneira de compreender a maré alta de inflação de hoje e porque razão estamos em águas monetárias totalmente desconhecidas, é analisar as declarações e as folhas de ativos dos bancos centrais. Embora isso raramente seja feito, tal análise mostra claramente o que é a criação do dinheiro a partir de nada e por que razão a impressão monetária é uma operação insanamente lucrativa, quando se detém o monopólio legal.

Não há mistério! Os ativos, tal como os dum banco comercial, estão num portefólio e fornecem juros, por muito modestos que sejam. Mas, à diferença dos bancos comerciais, os custos associados ao funcionamento do banco central são muitíssimo  mais baixos, em comparação. »   ... quanto às despesas... não se esqueça que os bancos centrais imprimem o dinheiro que precisam para as pagar!



-----------
* Estes bancos centrais, contrariamente ao que muita gente pensa, são entidades privadas nos países  "ocidentais". Muitos deles, incluem participação de grandes bancos, ditos sistémicos. O facto da sua presidência ser nomeada pelo governo, não cria dependência em relação a este, nem em relação ao Estado. Com efeito, os bancos centrais ocidentais conseguiram que uma legislação especial consagre sua independência, incluindo imunidade em processos, sejam do foro civil, ou criminal. 


4 comentários:

Manuel Baptista disse...

Os tráficos diversos -drogas, armas, prostituição, etc- podem parecer negócios ainda mais lucrativos. No entanto, estes negócios não são nada seguros, para seus executores e mesmo para os chefes das redes (prisão,morte por rivais, ou vingança etc.). O negocio monetário é sem dúvida, o menos arriscado de todos. Portanto os lucros são realmente os maiores do mundo!

Manuel Baptista disse...

Ver, igualmente, sobre o assunto:
https://manuelbaneteleproprio.blogspot.com/2021/07/o-que-significam-os-trilioes-de-dolares.html

Manuel Baptista disse...

A destruição do valor do dólar tem seguido uma curva gradual: Desde a criação da Reserva Federal (FED) em 1913, o dólar perdeu 97% do seu valor. Agora começa a subida em espiral da inflação e a perda de valor do dólar (e de todas as outras moedas ocidentais, pelo menos). Será catastrófica: Rapidamente perderá os 2-3 % de valor restante.

Manuel Baptista disse...

Veja: https://www.youtube.com/watch?v=T9okNASHb1Q