quarta-feira, 15 de novembro de 2023

UCRÂNIA: REGIME DE ZELENSKY CONTESTADO POR DENTRO


 Pirâmide demográfica da Ucrânia: As classes etárias em torno dos 25 anos estão em défice acentuado. 

 https://www.moonofalabama.org/2023/11/ukraines-demographics-dictate-to-end-the-fight.html

O comandante-chefe das forças armadas ucranianas, Zeluzhnyideu uma entrevista ao magazine britânico «The Economist», em que se mostra realista em relação à guerra Ucrânia-Rússia. Este posicionamento desagradou aos setores de extrema-direita, que controlam o governo de Zelensky e à CIA, que controla o regime de Kiev. 

Porém, a mortandade causada pela guerra de atrição prolongada acaba por tornar impossível a defesa das próprias linhas de retaguarda ucranianas, por falta de soldados. No desespero de encontrar mais carne para canhão, o governo de Kiev decretou a conscrição forçada dos estudantes do ensino superior e de jovens mulheres. 

Zelensky e fanáticos de extrema-direita que o rodeiam, temem somente por eles próprios. Apesar da retórica nacionalista, não têm consideração pelo futuro do seu país e do seu povo.  Há cada vez maior dissidência em relação ao governo. Tem havido boatos segundo os quais três generais estariam em vias de ser demitidos.

É certo que o sacrifício das mais jovens gerações é absurdo, nestas circunstâncias. A probabilidade de vencer é nula e o seu sacrifício põe em xeque o crescimento demográfico no pós-guerra. A situação militar é tão má, que a Ucrânia deveria propor um cessar-fogo e negociar um tratado de paz, mesmo que ele seja nos termos ditados pela Rússia: É isso, ou o desaparecimento da Ucrânia, enquanto Estado independente. 

Na sua arrogância estúpida, os governantes americanos e europeus não puseram sequer a hipótese duma derrota ucraniana e ainda menos, com esta amplitude. 

Alguns observadores pensam que um dos motivos para os EUA terem dado carta branca à campanha genocida de Israel sobre a população de Gaza, é que ela vem desviar as atenções da enorme derrota dos EUA e da OTAN na Ucrânia.

A questão demográfica já existia muitos anos antes do início da guerra com a Rússia, em Fevereiro de 2022. O défice demográfico, agora mais acentuado, limita severamente a viabilidade  económica da Ucrânia, no período pós-guerra. 

- Explicações pormenorizadas sobre o assunto no blog Moon of Alabama, «Ukraine's Demographics Dictate To End The Fight».

-----------------------

PS1 - Veja a entrevista dada pelo Prof. Jeffrey Sachs, dada a 21 de Nov. 2023:   https://www.youtube.com/watch?si=Atgmv32VbAFjQ0RI&v=CsDPDIx8bPY&feature=youtu.be

6 comentários:

Manuel Baptista disse...

O que mais impressiona não é a incoerência e pobreza do discurso de Zelensky: é a absoluta indiferença pelas vidas dos ucranianos.
Esta indiferença, exibem-na tanto Zelensky e seus apoiantes de extrema-direita na Ucrânia, como os dirigentes ocidentais, que estiveram na origem desta guerra, afinal.
https://manuelbaneteleproprio.blogspot.com/2023/11/entrou-se-em-pleno-na-fase-de.html

Manuel Baptista disse...

https://manuelbaneteleproprio.blogspot.com/2023/10/despovoamento-da-ucrania-e-suas.html
No início de Outubro escrevi um outro artigo, referindo o colapso populacional da Ucrânia.

Manuel Baptista disse...

É preciso ter em conta o facto de que a Ucrânia é considerada como o país europeu onde vigora maior corrupção. Daí a tentativa de limitar os desvios de combustível militar, tingindo-o de cores indeléveis.
Veja: «as much as 25 percent of the military equipment donated by other countries is estimated to end up on the black market».
In https://www.zerohedge.com/political/ukraine-mark-military-fuel-curb-theft

Manuel Baptista disse...

A imprensa «mainstream» anunciou que dentro de poucas semanas a Ucrânia vai decretar uma «mobilização geral» atirando assim par «a picadora de carne» as camadas mais jovens (homens e mulheres). Lamentável, mas ainda mais grotesco, é o facto de que os dirigentes dos EUA e dos países da OTAN acham que tudo deve ser feito para que a Rússia não ganhe esta guerra, mesmo que seja à custa do despovoamento da Ucrânia!
Veja: https://www.youtube.com/watch?v=zK70pqqnhvE

Manuel Baptista disse...

Zelensky e seu regime estão nas últimas, mas o império não deixa de espremer a Ucrânia até ao fim, até à última pinga de sangue:
https://www.youtube.com/watch?si=Atgmv32VbAFjQ0RI&v=CsDPDIx8bPY&feature=youtu.be

Manuel Baptista disse...

Cruel ironia: a tragédia ucraniana agrava-se a cada dia que passa, perante a indiferença dos ocidentais apoiantes entusiásticos do regime de Zelensky:
https://www.moonofalabama.org/2023/11/ukraine-sitrep-high-losses-political-infighting-blocked-borders.html#more