Muitas pessoas aceitam a situação de massacres de populações indefesas em Gaza e noutras paragens, porque foram condicionadas durante muito tempo a verem certos povos como "inimigos". Porém, as pessoas de qualquer povo estão sobretudo preocupadas com os seus afazeres quotidianos e , salvo tenham sido também sujeitas a campanhas de ódio pelos seus governos, não nutrem antagonismo por outro povo. Na verdade, os inimigos são as elites governantes e as detentoras das maiores riquezas de qualquer país. São elas que instigam os sentimentos de ódio através da média que controlam.

quarta-feira, 18 de outubro de 2023

CENÁRIO PLAUSÍVEL PARA UMA IIIª GUERRA MUNDIAL


Albert Einstein é bem conhecido como um grande físico teórico, pai da Teoria da Relatividade. Poucas pessoas, no entanto, sabem que ele foi socialista revolucionário e pacifista*

Tenho feito uma análise frequente das relações internacionais, dos aspetos militares das mesmas, aos económicos e diplomáticos. Tenho avisado em várias ocasiões, que o Mundo tem estado a encaminhar-se (não por fatalidade, mas por loucura de certos dirigentes) para uma nova confrontação. A dinâmica dessa confrontação já se tornara patente, em múltiplos aspetos. Somente não viam esta situação, as pessoas demasiado condicionadas pela propaganda dos media (máquinas de propaganda, disfarçadas de órgãos de informação).

A propaganda já não chega - agora - para ocultar a situação. Porque estamos em grave risco de assistir ao desencadear dum confronto generalizado, como na Primeira Guerra Mundial. Nessa época, pelo jogo das alianças, a agressão contra um país, implicava declarações de guerra de todo um conjunto doutras potências. 

Assim como nesse tempo, hoje, pode acontecer que um ataque contra a Síria, por Israel (como tem havido nestes últimos dias) receba resposta. Neste caso, o Hezbollah, o Irão e, na retaguarda, a Rússia, estarão do lado sírio, assim como a população palestiniana. Os israelitas serão apoiados pelos EUA e pela OTAN, mesmo que não seja a OTAN formalmente, enquanto organização.

Temos assim o cenário deliberado, claramente provocatório, com os ataques de Israel contra os aeroportos sírios de Damasco e Alepo.

Israel procura envolver diretamente os EUA no conflito. Mas o envolvimento direto dos EUA vai atingir interesses geoestratégicos vitais da Rússia e do Irão. Será impossível, nesse caso, eles não defenderem a Síria e não se defenderem a si próprios. 

Pode parecer loucura haver um governo apostado em desencadear eventos cataclísmicos. Mas Netanyahu e a extrema-direita sionista em Israel, têm demonstrado serem capazes de tudo para se manterem no poder.

Um confronto direto entre os dois grandes blocos, significa, a termo, uma escalada ainda maior, com o risco de utilização de arma nuclear. Logo que esta seja usada por um dos lados, o outro irá desencadear um contra-ataque nuclear. Provavelmente, será o fim da civilização humana.

*Como dizia Einstein «Não sei como será exatamente a IIIª Guerra Mundial, mas a 4ª Guerra, se ela vier a acontecer, será - com certeza - combatida com paus e pedras»

PS1: A recusa de vários países árabes (Jordânia, Autoridade Palestiniana, Egipto, Arábia Saudita) em receber Biden, depois de terem tratado o Secretário de Estado Blinken (nos EUA, secretário de Estado equivale a ministro dos negócios estrangeiros) muito friamente, mostra que a diplomacia dos EUA não é tomada a sério, que falhou completamente em relação aos árabes. Estes, provavelmente irão acolher os serviços de Putin e/ou de Xi, para intermediação no conflito Israelo-Árabe. 

Os neocon nos EUA, que dominam a política externa e de defesa, empurram constantemente para políticas de confronto e provocação com outras potências rivais.

10 comentários:

Manuel Baptista disse...

Veja entrevista muito informativa com Thierry Meyssan

https://www.youtube.com/watch?si=bbqNR49_o6i9XNDI&v=KlPC3KGRL4M&feature=youtu.be

Manuel Baptista disse...

O modo como russos e palestinianos são constantemente demonizados (considerados monstros, sub-humanos) faz parte da preparação para os novos crimes de guerra dos «Bons», além de serem «cobertura» para os que já foram feitos pelo «nosso» lado...

https://www.zerohedge.com/news/2023-10-18/ukraine-precedent-genocide-coming-gaza

Manuel Baptista disse...

Um artigo de John Helmer que eu aconselho a ler na íntegra.

https://johnhelmer.net/in-the-corridors-of-power-the-us-and-israel-are-daring-russia-china-and-the-world-to-go-to-war-to-save-arab-palestine/#more-88694

Uma passagem artigo acima referido:
«In the public formulations of Russian policy, Hamas is treated as the lawfully elected government of the Gaza part of Palestine, and a “party to the hostilities”, not as a terrorist organisation. There has been no public discussion of the official Russian interpretation of the international law applying to the October 7 operation or to the subsequent fighting. The Russian military establishment, the military bloggers reporting on the fighting in Palestine, as well Vasily Nebenzya, the Russian Ambassador to the UN, have called the bombardment of the Al-Alhi Hospital in Gaza an “air strike” from Israel, not an errant Hamas rocket. Nebenzya explained to the UNSC that in drafting the wording of the Russian resolution to implement a ceasefire and a stop to indiscriminate attacks on civilians and civilian targets, Moscow intended not to name either Hamas or Israel in order to avoid the political polarisation the terms are triggering.»

Manuel Baptista disse...

Pepe Escobar analisa a posição da Rússia no xadrez diplomático relativamente ao conflito israelo-árabe
https://www.unz.com/pescobar/russias-neutrality-ballet-on-israel-palestine/

Manuel Baptista disse...

O exército de Israel está a bombardear posições do Hezbollah ao longo da fronteira com o Líbano. (Quer provocar a entrada do Hezbollah na guerra, de modo a isso servir como pretexto para atacar o Irão?)
https://sputnikglobe.com/20231019/live-updates-israel-defense-forces-strike-hezbollahs-observation-point-along-lebanon-border-1114307620.html

Manuel Baptista disse...

Agora, já não há dúvida sobre a transformação em guerra regional (com participação dos EUA ao lado de Israel), envolvendo, não apenas a resistência palestiniana mas também a Síria, a resistência do Hezbollah (no sul do Líbano) e dos Huthis (no Yemen):
https://www.zerohedge.com/military/us-bases-come-under-drone-attack-syria-after-israeli-strikes-south-damascus

Manuel Baptista disse...

Quando um estado comete um rapto duma pessoa que é dissidente, estamos perante um claro comportamento de totalitarismo... Isto passou-se (há poucos dias) com o advogado Fuellmich capturado ilegalmente (não cometeu nenhum crime) no interior da embaixada da Alemanha no México.
https://www.armstrongeconomics.com/world-news/corruption/german-authorities-kidnap-reiner-fuellmich-in-mexico-interview-with-fuellmich-and-the-covid-investigation-committee/

Manuel Baptista disse...

https://www.youtube.com/watch?v=dY9wIikgOaM

GAZA : Vers la 3eme Guerre Mondiale ? #Octogone26

Manuel Baptista disse...

ALASDAIR CROOKE faz uma avaliação geoestratégica da situação da guerra Israelo-Palestiniana:
https://www.unz.com/article/pulling-the-roof-down-on-todays-paradigm/

Manuel Baptista disse...

Oiça a peça audio com o coronel Douglas Mc Gregor:

https://www.youtube.com/watch?v=qz41ibQOWTU