Muitas pessoas aceitam a situação de massacres de populações indefesas em Gaza e noutras paragens, porque foram condicionadas durante muito tempo a verem certos povos como "inimigos". Porém, as pessoas de qualquer povo estão sobretudo preocupadas com os seus afazeres quotidianos e , salvo tenham sido também sujeitas a campanhas de ódio pelos seus governos, não nutrem antagonismo por outro povo. Na verdade, os inimigos são as elites governantes e as detentoras das maiores riquezas de qualquer país. São elas que instigam os sentimentos de ódio através da média que controlam.

segunda-feira, 9 de outubro de 2023

A RESPOSTA HIPÓCRITA DO OCIDENTE



The West’s hypocrisy towards Gaza’s breakout is stomach-turning

por Jonathan Cook 

Um artigo de excelente qualidade do jornalista independente, Jonathan Cook, baseado em Nazareth. Diz o essencial sobre a nova etapa da luta dos palestinianos pela sua dignidade e sobrevivência enquanto povo oprimido, colonizado, suprimido por um exército milhares de vezes mais poderoso. Enquanto de um lado existe um poderoso exército dum Estado (o Estado de Israel), do outro, existem apenas milícias armadas. Com efeito, o Hamas tem as suas milícias, são um grupo armado. Podem chamar «terrorista» a essa organização: O qualificativo «terrorista» é sempre aplicado pelos poderes e seus lacaios, a todos os movimentos de libertação contra o colonialismo e o imperialismo (o Vietcong, a FLN da Argélia, os movimentos de libertação das colónias portuguesas, etc.)
------------
  Terras palestinianas anexadas por Israel, desde 1947

“Greater Israel”: The Zionist Plan for the Middle East )



Alguns artigos relacionados com a Palestina:




ps1: A mentira dos 40 bebés que teriam sido decapitados pelo Hamas, é uma invenção de um colono israelita que queria assim provocar a expulsão de uma aldeia palestiniana. Leia: https://www.unz.com/mwhitney/no-hamas-did-not-behead-40-babies-at-an-israeli-kibbutz-last-saturday/

7 comentários:

Manuel Baptista disse...

O facto dos habitantes de Gaza terem quebrado os muros do maior campo de concentração do mundo deveria alegrar todos os defensores dos direitos humanos. Mas, não! Muitos dos ditos defensores dos direitos humanos só defendem causas que eles acham «legítimas»!

https://www.unz.com/kbarrett/gazans-break-out-of-worlds-biggest-concentration-camp/

Manuel Baptista disse...

Caitlin Johnstone atribui responsabilidades pelas mortes todas que ocorreram à demonização pelo mainstream das campanhas de boicote de Israel. Se estas fossem bem sucedidas, os governantes de Israel iriam acabar por fazer negociações com a Autoridade Palestiniana.
https://caitlinjohnstone.com.au/2023/10/09/all-this-death-is-the-fault-of-the-western-press/

Manuel Baptista disse...

Através do conselho constitucional Israel decretou a «equivalências» do projeto sionista de Israel, com o povo judaico e com a religião judaica. Logo, o anti- sionismo (contra as políticas do Estado de Israel) passou a ser criminalizado, não só em Israel, como no Ocidente. O anti-sionismo foi (falsamente) considerado equivalente ao anti-semitismo (ódio contra os judeus, em geral). Veja os pormenores do artigo abaixo, de John Helmer:

https://johnhelmer.net/race-war-against-the-palestinians-turns-into-war-of-the-worlds-will-the-us-and-russian-navies-engage-off-gaza-other-questions/#more-88648

Manuel Baptista disse...

Veja esta reportagem, feita do Egipto, perto de Gaza: https://www.youtube.com/watch?v=SLGTOFP2QK8

Manuel Baptista disse...

A arrogância e a convicção de impunidade - apenas - podem ser causa destas palavras do ministro da defesa de Israel:

«Israel's defence minister described Palestinians as "human animals" and vowed to "act accordingly," as fighter jets unleashed a massive bombing campaign on the Gaza Strip.»

Ler em: https://www.moonofalabama.org/2023/10/israel-confesses-war-crime.html#more

Manuel Baptista disse...

A perceção dos atos como criminosos é ocultada pelo facto de serem filmados de maneira que não é percetível o horror do bombardeamento de edifícios de habitação:
https://caitlinjohnstone.com.au/2023/10/11/this-is-exactly-what-it-looks-like/

Manuel Baptista disse...

John Helmer, fornece informações concretas, o que nenhum outro jornalista ocidental faz. Veja:

https://johnhelmer.net/the-silence-of-the-bears-russia-is-reorienting-towards-the-arabs/#more-88656