quarta-feira, 4 de outubro de 2023

DESPOVOAMENTO DA UCRÂNIA E SUAS CONSEQUÊNCIAS (Artigo de "Moon of Alabama")

O colapso demográfico na Ucrânia sendo total, põe em risco a possibilidade da recuperação económica, no pós-guerra. 

Num artigo* muito bem documentado, o autor do blog «Moon of Alabama» mostra que os desequilíbrios populacionais são bem anteriores a Fevereiro de 2022 (início da intervenção russa na Ucrânia). 

O decréscimo de nascimentos e redução das faixas etárias jovens, já se verificava  no início dos anos 90, após o colapso da URSS, quando a Ucrânia se tornou independente. 

Mesmo antes disso, quando a Ucrânia ainda estava integrada na URSS, a situação já era preocupante do ponto de vista demográfico, como aliás também  se verificava na maioria das Repúblicas da URSS (incluindo a Federação Russa). 

Leia o artigo, ele tem muita informação objetiva!

(*)Ukraine SitRep: Bad Demographics - End of Support


Figura (do artigo de "Moon of Alabama")Pirâmide etária, por sexo, na Ucrânia, no ano de 2020. Note-se o estreitamento brutal das faixas etárias correspondentes à adolescência e jovens adultos, em ambos os sexos. 

2 comentários:

Manuel Baptista disse...

Recordo que Gonzalo Lira (quando ainda estava em liberdade), falava da questão da demografia na Ucrânia:
https://manuelbaneteleproprio.blogspot.com/2023/05/ucrania-demografia.html

Manuel Baptista disse...

A continuidade da guerra, alimentada pelas entregas constantes de armamento (cada vez com maior alcance) das potências da OTAN, é agora compreendida, por polacos e alemães, como ameaça existencial para eles também.
https://www.youtube.com/watch?v=quTdZl2NBjk