A «ciência económica» que nos é apresentada pela media corporativa, ou mesmo a que é ensinada nas universidades, tem muito pouco de ciência, mas disfarça bem.
Sabe envolver-se em roupagens muito complicadas para que as pessoas como tu ou como eu, não compreendam nada e acreditem no discurso enviesado de «analistas», «doutores», «especialistas», que fazem apenas o papel de guarda-ventos dos muito poderosos.
Ninguém (ou quase) nos meios de informação corrente, diz a verdade sobre a inflação. Esta verdade simples é que o fenómeno tem sempre que ser monetário, ou seja, ser devido ao aumento significativo da massa monetária em circulação, relativamente aos bens e serviços presentes nos mercados e que são adquiríveis com essa massa monetária.
Visto assim, o fenómeno do aumento dos preços, é realmente um epifenómeno, uma consequência do que se passa a montante, ao nível das políticas monetárias.
Esta introdução serve para explicar o interesse do vídeo de Lynette Zang, que consegue desfazer os «mistérios» da política monetária, literalmente diante dos nossos olhos, pondo a nu as falácias dos atores desta charada enorme que tem o nome de QE, «quantitative easing».
Desde 2008, tem sido a política da FED e de todos os bancos centrais ocidentais. Uma política hiperinflacionária de impressão monetária, em aplicação de doutrinas do «neokeynesianismo» e da «MMT» ( Modern Monetary Theory = teoria monetária moderna).
Lynette Zang mostra como Jerome Powell, o presidente da FED, mente quando responde aos jornalistas, numa conferência de imprensa recente. Ele desvaloriza o aumento da inflação e «justifica» por que razão a FED considera que ela seja «temporária».
O vídeo é muito esclarecedor, mas - infelizmente- não existe tradução simultânea do inglês para outras línguas. Mesmo assim, o que diz Lynette é compreensível, mesmo para pessoas com dificuldade em perceber o inglês, pois ela apoia as suas explicações em gráficos que vai mostrando em simultâneo.
Como complemento à visualização do vídeo acima, encontrei o infográfico seguinte, que dá a noção quantitativa dos biliões de dólares despejados, em contínuo, pela FED.
Penso que este infográfico ajuda a compreender a loucura e desregulação total do sistema financeiro e monetário (clicar no link abaixo)
5 comentários:
Transcrevo de um artigo de Peter Schiff:
[...] Most people in the mainstream think the Fed did the right thing by expanding monetary policy in response to the pandemic. (It didn’t.) But they don’t understand why the Fed is continuing that policy now, given that we’re in a recovery. They’re sitting around scratching their heads wondering why the Fed doesn’t go ahead and tighten things back up.
They don’t understand that we haven’t recovered. We’ve just become addicted to the stimulus. The stimulus is a monetary heroin. And not only can’t the fed withdraw the drug; the Fed has to continue to supply the habit with greater and greater quantities of the drug.”[...]
Um artigo que dá o contexto mais geral do Great Reset e explica o papel central que desempenha o desaparecimento do «cash» (dinheiro -papel) neste plano.
https://www.globalresearch.ca/taking-control-destroying-cash-beware-cyber-polygon-part-elite-coup/5751662
O simpósio «Doctors for Covid Education» (D4CE), em especial o vídeo nº2 tem um grande valor, pois relaciona a estratégia das elites na PANDEMIA COM UM «COUP D'ÉTAT» global, NO ÂMBITO GERAL, de acumulação de riqueza e controlo dos recursos.
https://off-guardian.org/2021/08/10/watch-d4ce-symposium-2-the-going-direct-reset/
Consultar também
https://manuelbaneteleproprio.blogspot.com/2021/08/por-que-razao-impressao-monetaria-e-o.html
Um amargo, mas quão justo comentário sobre o estado da economia financeirizada:
https://www.silverdoctors.com/headlines/world-news/nothing-is-real-a-visual-journey-through-market-absurdity/
Enviar um comentário