Muitas pessoas aceitam a situação de massacres de populações indefesas em Gaza e noutras paragens, porque foram condicionadas durante muito tempo a verem certos povos como "inimigos". Porém, as pessoas de qualquer povo estão sobretudo preocupadas com os seus afazeres quotidianos e , salvo tenham sido também sujeitas a campanhas de ódio pelos seus governos, não nutrem antagonismo por outro povo. Na verdade, os inimigos são as elites governantes e as detentoras das maiores riquezas de qualquer país. São elas que instigam os sentimentos de ódio através da média que controlam.
quarta-feira, 22 de junho de 2016
[NO PAÍS DOS SONHOS] À BATIDA DO CORAÇÃO
Estou dentro de um longo túnel. A luz difunde-se desde uma extremidade, por detràs de mim. Oiço uma música muito calma e envolvente. Sinto um bafo quente, semelhante ao do vento na praia.
domingo, 19 de junho de 2016
A HISTÓRIA MAIS LONGA, JAMAIS CONTADA
A HISTÓRIA MAIS LONGA, JAMAIS CONTADA
Ensaio sobre as Origens da Espécie Humana, contendo gravuras de Foz Côa e textos de Manuel Banet.
Ensaio sobre as Origens da Espécie Humana, contendo gravuras de Foz Côa e textos de Manuel Banet.
Pode ser obtido também em formato PDF, gratuitamente:
sábado, 18 de junho de 2016
CANÇÃO DA ROSA SÚBITA *
[*extraído do livro de poesia «Exercícios Espirituais» edições Mic, Estoril, 1985]
Meu amor não precisa
de nome
Não se diz nem vende
com palavras
Se alevanta com os
vendavais
De noite se vai deitar
nos trigais
Meu amor não precisa
de nome
Meu amor escreve-se
como «fruta»
Como breve chuva, logo
enxuta
Ou lenço regaço,
reverb’rado
Em muralha de linho
lavrado
Meu amor escreve-se
como fruta
Meu amor não é uma
ideia
Não discute «razões de
mercado»
É fluxo e refluxo na
barca
Iceberg, vulcão ou
pendão ou farpa
Meu amor não é uma
ideia
Meu amor a todos abre
os braços
Num sorriso de asa
partida
E, se visto a pele dos
sapos,
Desfralda, rindo, os
seus farrapos
Meu amor a todos abre
os braços
Meu amor não tem
mestre nem amo
Representa, em farsa
ou em drama,
Nos canteiros da praça
pública
A dádiva da Rosa
Súbita
Meu amor não tem
mestre nem amo
sexta-feira, 17 de junho de 2016
As Escolas Sem Muros Já Existem, Hoje
- Se o saber não ocupa lugar, se a Internet tem, no meio de tanto lixo,
algumas pedras preciosas, porque não fazer uma busca sistemática, cooperativa
de fontes livres e grátis de saberes?
- Vamos construindo aos poucos uma espécie de roteiro ou de índice de
recursos de qualidade, on-line e gratuitos... Se nos pusermos a cooperar nesta
busca, certamente que vamos encontrar maneira de beneficiar outras pessoas e de
sermos beneficiados por elas.
- É mais um estado de espírito que é necessário, não precisamos de aderir a
nenhum «credo», seja político, religioso ou pedagógico. Ou melhor, podemos manter
nossas crenças e escolhas, que isso não é problema numa visão do saber e da
cultura onde a única coisa que não se
pode tolerar é a intolerância. De resto, hoje em dia, ninguém é exclusivo
detentor do saber e ainda bem.
- Não irei fazer qualquer juízo sobre a validade (ou relevância, ou
utilidade) dos recursos abaixo sumariados: Apenas chama a atenção para o facto
de que AS ESCOLAS SEM MUROS já existem no espaço virtual, sendo este
conceito multifacetado, não formalizado, não redutível a um modelo ...mas real!
- Para ilustrar o conceito de «Escola Sem Muros», apresento alguns sítios grátis
na Internet, para adquirir e atualizar saberes.
Nestes sítios virtuais, podem ser completados e aprofundados saberes desde
as várias Ciências Exatas e Naturais, às Ciências Humanas, à Literatura, às Artes...
Algumas pessoas esquecem-se de dar o devido valor a este grande privilégio, de tão
banal e fácil que se tornou o contacto com esse manancial de informação
disponível e gratuito, que nos proporcionou a Revolução Digital!
1) Um sítio emblemático
da revolução nos saberes é Wikipedia, um sucesso enorme, tão descentralizado e
multiforme como a própria Rede. Decidi apresentar aqui um artigo sobre o
movimento das «Free Schools». Em Inglês, «free» tanto pode querer dizer livre,
como grátis, ou ambas as coisas ao mesmo tempo.
- Wikipedia sobre «Free School»:
2) A «Ágora dos Saberes»
(em Montpellier), um projeto municipal, mostra que a excelência e a
criatividade podem habitar numa estrutura como um Município... é
«tranquilamente revolucionário»:
- Agora des Savoirs (Montpellier):
3) O filósofo Michel Onfray,
dedicou-se a construir a Universidade Popular, em Caen (Normandia), aventura
coroada de sucesso, em grande parte devido a sua capacidade excecional de
trabalho e de comunicação e uma vontade muito clara de quebrar os muros mentais que encerravam a academia
em França. O sucesso foi tão grande que, em breve, surgiram outras universidades
populares emulando a de Caen...
Michel Onfray (Université Populaire):
4) Michel de Botton é
outro filósofo, britânico, apesar do nome francês, que se dedicou a construir
uma «Escola de Vida». Ele partiu da constatação de que as pessoas não tinham
real acesso a uma educação dos afetos,
moral e estética, campos desdenhados ou considerados, demasiado subjetivos, da
esfera íntima e portanto não tendo lugar nos curricula do ensino institucionalizado.
«The School of Life» veio
responder a uma necessidade sentida: é hoje uma referência incontornável na
divulgação dum saber e duma filosofia de vida. Embora dirigida à sociedade de
hoje, revaloriza a sabedoria da Antiguidade clássica e do Renascimento.
The School of Life:
5) Existem alguns
recursos de qualidade, livre e gratuitamente acessíveis, em língua portuguesa.
Apenas dou dois exemplos mas gostava que me assinalassem outros, para adicionar
a esta lista. Agradeço que adicionem, em comentário, outros recursos conheçam,
de fácil acesso e de qualidade, em
língua portuguesa.
Casa do Saber (Brasil):
Prof. André Azevedo da Fonseca (Brasil):
6) Cursos Livres e
Gratuitos On-line (MOOC) : cursos geralmente fornecidos por universidades
espalhadas pelo mundo, mas com predominância do mundo anglo-saxónico.
Estes cursos são de nível universitário. O aluno é submetido a avaliação
on-line. Estes cursos são cada vez mais prestigiados e reconhecidos como
instâncias válidas para formação dos indivíduos. A preparação real que eles conferem,
tanto nos saberes teóricos como práticos, é muito elevada.
Apresento abaixo duas organizações que agrupam grande diversidade de cursos,
de várias universidades.
Existe uma excelente oferta para qualquer estudante que, por vários motivos,
ficou excluído de cursos presenciais.
Hoje em dia, já se podem assim frequentar cursos de Oxford, Harvard ou doutras
universidades de grande prestígio:
COURSERA:
edX Courses:
7) A Open University, um
projeto britânico, antecedeu a era digital. Foi a primeira universidade de
ensino à distância.
Não se pode
classificar a Open University como «free» no sentido de grátis, embora os custos
para o estudante inscrito sejam inferiores aos de cursos equivalentes em
universidades mais tradicionais. Esta organização, tem tido desde há mais de
meio século, um papel importante na democratização do saber.
Open
University:
8)
Podemos classificar as Escolas de Filosofia, de Sabedoria, como outro
exemplo de «Escolas sem Muros». Por exemplo, o Taoismo foi divulgado no
Ocidente, nos anos 1960 e 70, em paralelo com o Budismo Zen, por Alan Watts:
NB: Não incluí nesta listagem recursos tais como os blogs, fóruns, etc.
Esta ausência não significa menosprezo. Existe uma quase infinidade de tais
recursos na Internet. A sua listagem seria tarefa demasiado pesada e fatalmente
«viciada» pela perspetiva de quem a faz.
Em geral, a criação dum blog coletivo ou dum fórum, pode corresponder à
necessidade de troca e partilha de determinados saberes, gostos ou interesses.
Os fóruns e blogs podem ser usados como recurso para troca direta e cooperativa
dos estudantes entre si e não apenas entre estudantes e
professores.
Labels:
«escola sem muros»,
Alan Watts,
Casa do Saber,
Cursos Gratuitos (MOOC),
Free Schools,
Internet,
Michel de Botton,
Michel Onfray,
Open University,
reflexão,
School of Life,
Taoismo,
Université Populaire
Location:
Parede, Portugal
quinta-feira, 16 de junho de 2016
A NATO INICIOU O CERCO À RÚSSIA*
COMO É QUE A NATO/OTAN se
transformou num FACTOR DE DESESTABILIZAÇÃO DE AMEAÇA GLOBAL PARA A PAZ? GERALMENTE FALANDO, OS HIERARCAS DA NATO
SEGUEM A LÓGICA DE «SE QUERES A PAZ, PREPARA A
GUERRA»
Porém …
A GUERRA TORNA-SE MUITO MAIS PROVÁVEL, SENÃO
MESMO INEVITÁVEL, SE A PREPARAS. ISTO JÁ TINHA SIDO COMPREENDIDO POR REAGAN E
GORBATCHOV E POR MUITOS OUTROS DIRIGENTES MUNDIAIS.
O imperialismo arrasta um continente inteiro na senda da desestabilização. Temos de ter sistemas de alerta, de desativação
das «bombas-relógio» que, propositadamente ou não, andam a semear…
O documento abaixo*
pode ajudar as pessoas genuinamente interessadas em compreender o
mundo geopolítico de hoje.
É um ponto de vista apenas, eu
sei, mas tem a qualidade de fornecer o quadro geral que permite compreender os
grandes desafios, que ajuda a compreender como é que os poderes se posicionam
neste perigoso jogo de xadrez, do poder, da guerra e da paz, do domínio mundial
dos recursos e pelo controlo dos mercados.
domingo, 12 de junho de 2016
Viver Bem, Prevenir Diabetes e Doença de Alzheimer
Comer Açúcares Pode Aumentar o Risco de Doença de Alzheimer*
por Shin Ohtake
(*) traduzido por Manuel Banet Baptista
Os investigadores têm tentado descobrir a causa da doença de Alzheimer e, embora os cientistas ainda não tenham sido capazes de determinar a causa exata desta doença... a informação recente tem sugerido que dietas de baixa qualidade estão associadas à doença de Alzheimer.
Com efeito, há estudos que mostram um elo forte entre uma dieta de má qualidade... em especial, o sobre-consumo de açúcares «rápidos», que causam insensibilidade à insulina... e a doença de Alzheimer, de tal modo que alguns médicos e investigadores alcunharam esta doença como: Diabetes de Tipo 3.
Vejamos como é que os açúcares têm impacto sobre o cérebro:
Como é que a Insulina Age sobre o Teu Cérebro
A insulina é a hormona libertada quando ingeres açúcares. Ela é responsável pela absorção celular do açúcar no corpo. Note-se que o açucar pode ser armazenado como glicogénio no teu fígado e músculos... e qualquer excesso de açúcar que não fique aí armazenado, irá ser convertido e acumulado em gordura. Por esta razão, a insulina é também referida como hormona de armazenamento de gorduras.
Isto é a razão pela qual se comeres demasiados açúcares, aumentas de peso. Simplesmente, não consegues armazenar todo o açúcar sob forma de glicogénio, então o restante transforma-se em gordura. A tua insulina pode dar conta de uma certa quantidade de açúcar, especialmente se ela vier de alimentos não-processados e naturais, como frutos e legumes. Aliás, podes comer vegetais durante todo o dia, que a tua insulina não terá problemas com isso.
No entanto, a tua insulina NÃO está desenhada para dar conta da quantidade excessiva do açúcar presente em comida à base de alimentos contendo açúcar refinado e outras comidas processadas. O consumo excessivo do açúcar, com demasiada frequência, irá desencadear quase fatalmente o não-funcionamento normal da tua insulina. Ora, é neste ponto que começas a ter problemas sérios. Isto é conhecido como «insensibilidade à insulina». É a primeira etapa para te tornares diabético. Se continuares a comer da mesma maneira e a consumir um excesso de açúcar, a tua insulina acabará por parar totalmente de funcionar e terás adquirido resistência à insulina e diabetes. É assim que tu tornas um Diabético do Tipo 2.
Então que relação tem isso a ver com o teu cérebro?
Estudos bem recentes mostraram que a insulina tinha impacto no modo como funcionam os sinais dentro do teu cérebro. Quanto menos funcional estiver a tua insulina, menos ótimo será o trabalho dos teus sinais cerebrais. Suspeita-se que aqui exista um forte nexo causal entre a resistência à insulina e a demência.
Por que está a Diabetes Relacionada com Alzheimer
Estudos mostraram que uma pessoa com diabetes tem mais 65% de probabilidade de desenvolver Alzheimer. Os investigadores descobriram que a resistência á insulina causa uma aceleração da formação das placas, no cérebro, sendo esta acumulação de placas diretamente associada a Alzheimer. Além disso, há estudos que sugerem que o mau desempenho da função insulínica também está associado com degenerescência das células cerebrais. Os investigadores acreditam que, quando o teu corpo se torna resistente à insulina, as células resistentes ficam privadas da glucose que necessitam para sobreviver.
Prevenção da Diabetes e Alzheimer
Visto que existem provas suficientes ligando a resistência à insulina com o diabetes e com Alzheimer, as mudanças dietéticas que ajudam os diabéticos podem também servir para prevenir o desencadear de Alzheimer e outras doenças degenerativas dos tecidos cerebrais. É evidente que a insulina tem um papel fundamental para a saúde do teu cérebro, pelo que para otimizar a função da insulina, deves manter uma baixa ingestão de açúcares.
Consegue-se melhor uma dieta com baixo teor de açúcares através da eliminação (ou limitação) de açúcares «rápidos», tais como o pão, as massas e os alimentos processados, tais como cereais, bolachas e bolinhos. Em vez disso, ingere açúcares presentes nos alimentos não-processados, tais como legumes e frutos... Aliás, podes ingerir tantos legumes quanto quiseres. Os frutos têm um teor de açúcar (frutose) mais elevado, mas é absolutamente seguro consumi-los em quantidades moderadas, pois têm fibras dietéticas que ajudam a diminuir a reação insulínica.
Recomendo que limites o consumo de açúcares «rápidos» e aumentes o consumo de legumes, frutos e alguns alimentos seguros com amido. Não é apenas o tipo de dieta mais saudável que tenho recomendado em geral, mas também a melhor maneira de queimar as gorduras e evitar permanentemente o sobrepeso... E, agora, sabemos que é uma ótima maneira de preservar a saúde do nosso cérebro, também!
Referências
- http://articles.mercola.com/sites/articles/archive/2012/09/24/poor-diet-causes-alzheimers-disease.aspx
- http://www.impactaging.com/papers/v6/n9/full/100690.html
- http://www.alzheimers.net/2013-11-04/do-carbs-and-gluten-cause-alzheimers/
(retirado de:) http://www.maxworkoutclub.com/articles/entry/eating-carbs-can-increase-risk-of-alzheimers-disease
--
Subscrever:
Mensagens (Atom)