sábado, 13 de abril de 2024

EMBAIXADOR CRAIG MURRAY: O OCIDENTE ESTÁ A DESTRUIR A LEI INTERNACIONAL


A cumplicidade do «Ocidente» com crimes de guerra e crimes contra a humanidade, perpetrados pelo exército de Israel, não apenas agrava a situação humanitária no terreno, como confere um sentimento de «impunidade» ao governo de Netanyahu. Mas também mostra que o Direito Humanitário é apenas usado como argumento, quando isso convém ao Ocidente. Ou seja, não têm - os governos - qualquer intenção de cumprir e fazer cumprir leis, que eles próprios dizem defender. São dias muito sombrios, os presentes. 

PS1: a retaliação iraniana ao ataque de Israel, assassinando funcionários  militares de alta patente que estavam no interior do edifício consular do Irão em Damasco, foi sóbria e manteve -se dentro dos limites das leis da guerra. Com efeito, atacaram alvos militares. O ataque de Israel destinava -se causar um reação impulsiva do governo iraniano, além de desrespeitar a Convenção de Viena e as leis da guerra. O objetivo, da parte do governo de Netanyahu, era também o de arrastar os EUA e OTAN, para a armadilha de uma guerra alargada na região. Netanyahu sabe que só se mantém fora da prisão, porque preside a um gabinete de guerra. Logo que deixar de o ser, nada evitará a sua prisão por corrupção.

 

5 comentários:

Manuel Baptista disse...

Noutro registo, Scott Ritter explica as questões geoestratégicas, num vasto sobrevoar das zonas de conflito potencial.
https://www.youtube.com/watch?si=_sr-ytzmGVVq_938&v=YlvtI359FDQ&feature=youtu.be

Manuel Baptista disse...

Numa guerra assimétrica, guerrilha por um lado, e exército convencional do outro, as condições para a derrota do grupo de guerrilha e movimento político (aqui, o Hamas) serão a incapacidade operacional, no plano militar e irrelevância no plano político:
As forças de milícia do Hamas retomam o controlo de Gaza, após a retirada do exército israelita. O Hamas está em diálogo com a OLP e com outras entidades da resistência palestiniana, para lançar uma frente unificada. Não há dúvida que o Hamas, não perdeu. E isso, para um exército poderoso como o de Israel, é equivalente a um derrota, uma humilhante derrota.
https://www.youtube.com/watch?v=acPy84ckkhs

Manuel Baptista disse...

https://www.youtube.com/watch?v=twc8-l4vwCk
Nós cidadãos do «ocidente» da U.E. não apoiamos o genocídio, não aceitamos endossar as políticas criminosas dos «nossos» políticos. Vergonha a quem é cúmplice! Não devia haver impunidade para os crimes dos sionistas e para os cobardes e hipócritas cúmplices dos governos que os apoiam!

Manuel Baptista disse...

Avaliação não censurada do real efeito do ataque iraniano em instalações sensíveis do dispositivo de defesa israelita: https://www.moonofalabama.org/2024/04/the-resistance-axis-penetrated-the-zionist-security-screen.html#more

Manuel Baptista disse...

John Helmer, desde Moscovo, faz a sua avaliação da guerra Israel -Irão :
https://johnhelmer.net/loose-lips-dont-sink-ships-or-israel/#more-89746