sábado, 18 de outubro de 2025

A CHINA TERÁ DEZ VEZES MAIS OURO DO QUE RECONHECIDO OFICIALMENTE


 Sendo impossível resumir de forma satisfatória  esta longa entrevista, queria deixar aqui minha opinião  sobre a validade das previsões: 
- De facto, todos nós fazemos previsões  nas nossas vidas e damos crédito a previsões  feitas por outros. Porém, trata-se de balizar os possíveis, tendo em conta o saber acumulado. 
É a este nível que se situa a fraca credibilidade da imprensa mainstream, sobretudo em questões  económicas. 
- Pela minha parte, tenho dado atenção à  questão  do ouro, sobretudo como salvaguarda perante um sistema baseado na dívida, como tem sido o sistema financeiro mundial, no passado  meio-século. 
 O desenvolvimento anómalo dos setores bancário e financeiro, veio criar um ambiente favorável aos especuladores e aos que já eram muito ricos. Enquanto os muito ricos enriqueceram ainda mais, os novos pobres foram-se somando, incluindo nos países  de capitalismo mais dinâmico.  

A contradição aguda entre o vigoroso progresso técnico e científico, em todas as áreas e o alastramento da pobreza sob todas as formas, deveria fazer-nos pensar que o capitalismo se esgotou.
 Deve-se procurar alternativas melhores, mais justas, enquanto formas de produção  e de sistemas sociais e políticos.  
Cabe aos jovens de hoje e às gerações vindouras, a tarefa de inventar alternativas válidas - em termos sociais e humanos - ao tipo de economia e de sociedade que têm vigorado no Ocidente.

3 comentários:

Manuel Baptista disse...

O desespero dos ocidentais (NESTE CASO, O GOVERNO HOLANDÊS) leva-os a cometer atos completamente idiotas. Tais atos como o de expropriar uma empresa estrangeira, em si mesmos, são considerados «atos de guerra»:

https://www.youtube.com/watch?v=7yrBZK1fbeQ
Citação:
«Dutch government’s seizure of a Chinese-owned chipmaker as “Russian reserve freeze 2.0”—a signal that property rights in the West can no longer be taken for granted. »

Manuel Baptista disse...

Não creio que um sistema monetário ocidental, adossado ao bitcoin venha concorrenciar o sistena dos BRICS adossado ao ouro. Isto porque o bitcoin vai drenar demasiada energia e estará muito mais frágil perante atos de pirataria informática.

Manuel Baptista disse...

Durante muitos anos, a China não vendeu treasuries (ou seja obrigações do tesouro dos EUA) mas trocou-as por dólares (cash) que aplicou em muitos projetos, nomeadamente os da «Belt and Road Initiative» :
https://manuelbaneteleproprio.blogspot.com/2024/07/a-china-nao-esta-despejar-dolares.html