Muitas pessoas aceitam a situação de massacres de populações indefesas em Gaza e noutras paragens, porque foram condicionadas durante muito tempo a verem certos povos como "inimigos". Porém, as pessoas de qualquer povo estão sobretudo preocupadas com os seus afazeres quotidianos e , salvo tenham sido também sujeitas a campanhas de ódio pelos seus governos, não nutrem antagonismo por outro povo. Na verdade, os inimigos são as elites governantes e as detentoras das maiores riquezas de qualquer país. São elas que instigam os sentimentos de ódio através da média que controlam.

terça-feira, 5 de março de 2024

UMA POTÊNCIA MUNDIAL EM BANCARROTA

 



A dívida pública dos EUA é absolutamente estarrecedora. Nenhum outro país sobreviveria com os níveis de dívida dos EUA. No entanto, a maioria das pessoas ignora ou menoriza os factos. 
Talvez as palavras do Senador dos EUA T. Tuberville acordem algumas pessoas. De qualquer maneira, os membros dos BRICS não se enganaram.
- Porque motivo a Arábia Saudita, que era considerada o maior aliado dos EUA no Médio Oriente (depois de Israel), se afastou do seu protetor e foi acolher-se nos BRICS?
- Por que razão os índices de qualidade de vida nos EUA têm diminuído? Desde a viragem neoliberal e globalista dos anos oitenta até agora, grande parte dos trabalhadores nos EUA estão pior que as gerações dos anos 50 e 60. Os testemunhos deste vídeo e de muitos outros documentos, mostram a imagem dum país em rápido declínio.
Os biliões e triliões gastos nas guerras (Israel; Ucrânia, etc.) para onde irão? Estes vão regressar, de uma maneira ou de outra, aos próprios EUA, desencadeando uma enorme inflação.
Porquê? Porque os BRICS estão a desenvolver um sistema de pagamentos internacionais, que não deixa os intervenientes reféns do capricho de um país. Os países, mesmo considerados «amigos» dos EUA, têm sido chantageados com a utilização do dólar como divisa, nas trocas internacionais. 
O novo sistema, montado pelos BRICS, vai ser preferido por muitos países não ocidentais, mesmo que não estejam incluídos nos BRICS, mesmo que sejam neutrais.
Isto significa que o excesso de dólares que circula atualmente na economia mundial, terá de regressar aos EUA. O corolário disto é a enorme inflação nos EUA e, em paralelo, a perda acelerada do valor do dólar e dos ativos denominados em dólares.


2 comentários:

Manuel Baptista disse...

Enquanto no passado os investidores tradicionais, perante uma situação tensa internacionalmente, costumavam refugiar-se no dólar e nas obrigações soberanas dos EUA, hoje em dia - perante as incertezas geoestratégicas - refugiam-se no ouro, daí a sua subida espetacular, para cima de 2100 $ / Oz.

Manuel Baptista disse...

Para compreender a crise do dólar e a subida imparável do ouro:
https://www.youtube.com/watch?v=dF53bFd6Xp4