Dido and Aeneas, de Henry Purcell:
Uma joia cénica e musical da ópera: WAYWARD SISTERS
Nesta ópera*, H. Purcell reúne todos os elementos dramáticos, para construir um monumento barroco que resiste muito bem à passagem do tempo.
A bruxa chama as suas irmãs para lançar a maldição sobre Cartago, da qual Dido é a rainha. Através das Wayward Sisters é representada uma conspiração, nesta cena e seguintes.
https://www.youtube.com/watch?v=hzvgpCZ6rxM&list=OLAK5uy_lJokTwIL2ajsgOayUyKP12vw-77bT73ic&index=14
Purcell é realmente um monumento ímpar, em toda a cultura europeia do século XVII. Se o virmos como participante do grande movimento barroco europeu, não apenas como expoente da música das Ilhas Britânicas, temos de concluir que representa um passo decisivo para a modernidade plena. Um músico charneira, num certo sentido, mas certamente original, quer na música instrumental, quer na ópera. A inovação estilística é muito significativa, embora não pretenda entrar em ruptura com a tradição, mas apenas alargar a expressão das paixões humanas. Aplica-se plenamente a designação «drama em música», utilizada em Itália na viragem do século XVI para o séc. XVII, para a ópera. A ária celebérrima «When I'm laid in earth» (Ato III, cena 2), da mesma ópera, tem ocultado esta joia de negrume das bruxas lançando sua terrível maldição sobre Cartago... Faz-me pensar nas bruxas de «Macbeth» de Shakespeare, embora Purcell não tenha composto a ópera a partir da peça do dramaturgo.
Haendel reconheceu a qualidade dramática e musical de Purcell, criador da ópera em língua inglesa. Embora as óperas de Haendel sejam compostas em italiano - para satisfazer a moda da sua época - moldou magistralmente a matéria musical em língua inglesa, nas suas oratórias.
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* libretto da ópera em http://opera.stanford.edu/iu/libretti/dido.html
2 comentários:
Uma das árias mais belas de toda a história da música:
https://manuelbaneteleproprio.blogspot.com/2017/03/no-pais-dos-sonhos-lamento-de-dido-h.html
Tate, o libretista de «Dido and Aeneas» seguiu bastante de perto a versão de Virgílio, mas interpôs uma cena de bruxas, inspirada nas três bruxas do «Macbeth» de W. Shakespeare.
A «Fairy Queen», embora não seja uma verdadeira ópera, é a produção de Purcell mais próxima de um texto de Shakespeare, a peça « A Midsummer Night’s Dream»:
https://www.britannica.com/topic/Shakespeare-and-Opera-1369569
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