Muitas pessoas aceitam a situação de massacres de populações indefesas em Gaza e noutras paragens, porque foram condicionadas durante muito tempo a verem certos povos como "inimigos". Porém, as pessoas de qualquer povo estão sobretudo preocupadas com os seus afazeres quotidianos e , salvo tenham sido também sujeitas a campanhas de ódio pelos seus governos, não nutrem antagonismo por outro povo. Na verdade, os inimigos são as elites governantes e as detentoras das maiores riquezas de qualquer país. São elas que instigam os sentimentos de ódio através da média que controlam.

domingo, 18 de junho de 2023

O ESPECTÁCULO DO PODER

 Lamento dizer-vos, não me interessam por aí além as peripécias do poder, seja em Washington, seja noutra qualquer capital.

Mas não resisto de vos mostrar a expressão abúlica, alheada, ridícula, do homem que serve como «capa» ao verdadeiro poder, nos EUA. Um homem com antecedentes gritantes, apologista da invasão do Iraque, profundamente envolvido (com o filho) em negócios de tráfico de influências para proporcionar portas abertas a empresas chinesas, dirigidas por membros do PcCh. 

Tudo isto era sabido (pelo estado-maior Democrata) antes de Biden ser sido escolhido como candidato, para enfrentar Trump. Porém, tudo isto está definitivamente dentro do que o establishment democrata considera aceitável, até mesmo a sua dúbia atitude face a tenras crianças ou adolescentes, em público. Este comportamento deve ser relacionado com a acusação da filha de Biden, que foi obrigada a tomar duche com seu pai, quando criança. O facto dele estar senil, apenas tendo capacidade para fazer aquilo que lhe ditarem os «conselheiros», também deve ter pesado na escolha. 

Uma vez escolhido o candidato preferido pela elite no poder, os dólares contam mais que os votos dos cidadãos. Já se sabe: Quem contar com somatório de donativos mais importante, está com a eleição garantida. Isso é uma fraude, na essência, mas não é contada como tal. Porém, no caso do último despique eleitoral (ou farsa?) para a presidência, houve fraude comprovada, embora tivesse sido «anulada» por tribunais corruptos. De facto, houve muitos votos por correspondência, os quais - misteriosamente - eram todos para o mesmo candidato, Joe Biden (entre vários outros fenómenos curiosos). Talvez eles (os promotores de Biden) tenham achado que era melhor «jogar pelo seguro». O escândalo do «lap-top» de seu filho Hunter Biden, que contém as provas de transações criminosas (luvas) destinadas ao seu pai, teve a investigação «congelada» durante dois anos, pelo FBI.

A substituição de Biden não deve interessar - ainda - ao estado profundo, nem aos atores medíocres que formam a «elite», ou a corte, em torno do «Rei Momo». 


Kamala Harris é vice-presidente: Uma que se mostra completamente imbecil, quando lhe é dada a oportunidade de abrir a boca. Portanto, será uma hipótese de substituição viável, para servir a clique no poder. 

É preciso apreender a aberração e a constante deriva para a ilegalidade de um Estado que, por ser o mais poderoso, justamente, fez tábua rasa de todos os princípios. A sua oligarquia quis governar de modo hegemónico e disse-o claramente: veja-se o documento programático PNAC, de 1997, no virar do século. Este Estado, «pertence» aos que o dirigem desde a sombra dos seus gabinetes de empresas e bancos. Quiseram realizar o sonho de Hitler, de um governo único mundial, os «mil anos do Reich». 

Com suas tropelias e atos criminosos, criaram mais e mais inimigos. Ao fim e  ao cabo, o comportamento no poder do Tio Sam, veio a criar o ambiente mais favorável para nova aliança, coligando Rússia, China, Irão, Índia, Brasil, África do Sul  (os BRICS) e a partir daí, para um movimento de aproximação e candidatura dos mais diversos Estados, mesmo de alguns tidos como «aliados fiéis» dos EUA.

Como é típico, a classe dirigente portuguesa vai de novo falhar o comboio. Porém, é claro que a OTAN/NATO mais serve os interesses hegemónicos do imperialismo USA, do que a defesa nacional de Portugal. Os portugueses têm sido manipuláveis a preceito, mas quando virem o descalabro em que foram metidos, irão rejeitar a humilhação de serem meros súbditos neo-coloniais.  De resto, vejo com alívio que o desmoronar do império ocidental já está em curso. É como uma avalanche em câmara lenta. 

Os que querem suster esta avalanche com murinhos de areia, são idiotas criminosos; eles querem aproveitar os privilégios até ao último momento, julgando safar-se quando vier o grande abanão. 

Eu irei continuar a denunciar seu papel antipatriótico e antidemocrático. Necessariamente, a partir de certo momento, irão erguer-se milhões de vozes indignadas. Eu não gostaria de estar na pele desses senhores nessa altura!

Mas, para quem olha fascinado para o poder, digo: vejam que até um malvado, corrupto e senil, tem o lugar de topo da «democracia» mais poderosa! 

Foto retirada do artigo seguinte:

Biden Baffles US Audience, Closing Speech With 'God Save The Queen'


5 comentários:

Manuel Baptista disse...

Existem forças significativas que se erguem contra a OTAN/NATO, mas o movimento pela paz e contra a OTAN tem de crescer para conseguir influir de modo significativo nas políticas dos vários países:
Veja
https://manuelbaneteleproprio.blogspot.com/2023/05/movimento-pela-paz-contra-otan.html

e também
https://www.jornalmudardevida.net/2023/06/15/a-nato-o-problema-e-a-nato/

Manuel Baptista disse...

Nas cortes tradicionais das monarquias havia um bobo, que estava autorizado a fazer momices e jogos de palavras, mesmo que elas atingissem o rei ou a casa real, pois ninguém dava crédito aos seus dizeres.
Hoje em dia, na contemporânea «monarquia» dos EUA, existe um personagem nominalmente presidente. Ele, na verdade, é o «bobo». Ninguém na corte o respeita; é apenas o joguete, o fantoche, que os senhores do estado profundo manipulam como entendem. As suas atitudes, que revelam demência senil, não importam. Os cortesãos sabem onde está o verdadeiro poder e não se atrevem a contestá-lo.

Manuel Baptista disse...

Biden sabotou os esforços de normalização com a China, na missão que levou a cabo em Pequim, Blinken, o Secretário de Estado do seu próprio governo.

https://www.youtube.com/watch?v=OY6IAX21IT8

Manuel Baptista disse...

Zero Hedge descreve o estado de corrupção generalizada da era Biden:

https://www.zerohedge.com/political/blatant-political-corruption-rot-americas-democracy-explained-under-1000-words

Manuel Baptista disse...

As pressões para Biden não se candidatar tornaram-se - por fim - públicas:
https://www.moonofalabama.org/2023/09/more-voices-call-on-biden-to-withdraw-from-the-2024-race.html