Muitas pessoas aceitam a situação de massacres de populações indefesas em Gaza e noutras paragens, porque foram condicionadas durante muito tempo a verem certos povos como "inimigos". Porém, as pessoas de qualquer povo estão sobretudo preocupadas com os seus afazeres quotidianos e , salvo tenham sido também sujeitas a campanhas de ódio pelos seus governos, não nutrem antagonismo por outro povo. Na verdade, os inimigos são as elites governantes e as detentoras das maiores riquezas de qualquer país. São elas que instigam os sentimentos de ódio através da média que controlam.

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2022

[Leonid Kogan] CHACONNE PARA VIOLINO SOLO BWV 1004

Johann Sebastian Bach (1685-1750) 
Chaconne da Partita nº2 em Ré menor BWV 1004



Leonid Kogan (1924-1982) violinista russo 
Gravação de  2. 14.1954, ao vivo no Grande Hall do Conservatório de Moscovo
 
Esta peça faz parte da partita nº2, com 5 andamentos:
Allemande - Courante - Sarabande - Gigue - Chaconne

Segundo alguns alunos de Bach, a Partita nº2 e a Chaconne que constitui o seu andamento final, terão sido escritas em memória da falecida esposa, Maria Bárbara.
Esta Chaconne é muito expressiva e plangente. Tem duração muito maior que os outros andamentos. 
A Chaconne (em italiano Ciaconna) é uma dança ternária, inicialmente de andamento vivo, importada das Américas no final do século XVI pelos marinheiros espanhóis e espalhada por toda a Europa, no século seguinte. 
A partir do século XVII, foi adaptada para instrumentos de orquestra ou de tecla. É baseada, tal como a Pasacalle, num tema do baixo com variações.  Numerosos compositores que antecederam Bach, como Louis Couperin ou J. Pachebel, compuseram Chaconnes. A peça composta por Bach está integrada nesta tradição. 
No entanto, a Chaconne de Bach tornou-se muito famosa pois foi popularizada com numerosas transcrições  para vários instrumentos. A transcrição de Busoni é a mais célebre das transcrições para piano.

Sem comentários: