Muitas pessoas aceitam a situação de massacres de populações indefesas em Gaza e noutras paragens, porque foram condicionadas durante muito tempo a verem certos povos como "inimigos". Porém, as pessoas de qualquer povo estão sobretudo preocupadas com os seus afazeres quotidianos e , salvo tenham sido também sujeitas a campanhas de ódio pelos seus governos, não nutrem antagonismo por outro povo. Na verdade, os inimigos são as elites governantes e as detentoras das maiores riquezas de qualquer país. São elas que instigam os sentimentos de ódio através da média que controlam.

quinta-feira, 7 de dezembro de 2023

DECADÊNCIA E MORTE DA «CIVILIZAÇÃO OCIDENTAL»

 Quando as pessoas permitem que ocorra um genocídio em direto, sem mexer um dedo, até ficando tranquilizadas com o estribilho de que Israel «tem direito a defender-se», o que significa isso?
- Significa que os valores morais da civilização cristã e democrática desapareceram. Que as várias centenas de anos de combates pela dignidade humana, que culminaram com a titânica luta contra o nazismo e as outras formas de fascismo, se evaporaram totalmente da consciência dos povos respectivos. 
O consentir e encorajar um crime contra a humanidade em Gaza oblitera definitivamente o regime de Biden nos EUA e dos lugares-tenentes que ocupam o poder em países vassalos da OTAN. 
Na verdade, existe uma ignorância muito grande e uma ausência de curiosidade, da parte do público: Não se pode pretender participar num processo democrático ignorando tudo das políticas concretas que os dirigentes políticos levam a cabo e se propõem continuar. 
Isto não é democracia, seja qual for o critério utilizado para defini-la. Os que se permitem dar apoio, pelo voto ou por outros meios, a genocidas são também eles genocidas. Os que deixam uma ação nitidamente genocida ser levada a cabo sem mover um dedo, quando podiam fazer algo para a parar ou dificultar os planos dos criminosos são, obviamente, comparsas do crime. Os que permitem esta monstruosidade deixaram de ser humanos, tal como os executantes da mesma. Passaram a ser monstros morais, com aparência física de humanos, apenas. 

Inventam motivos falsos, falsidades óbvias, mentiras descaradas, para que as pessoas engulam e se auto-absolvam de sua total falta de coragem e de ética. É que, apesar de tudo, as pessoas sabem que massacrar inocentes - e na escala em que é feito - é uma perversão total. Os nazis cometeram muitas atrocidades contra populações civis. Hoje, membros do povo judaico, cujos avós e bisavós sofreram o Holocausto às mãos dos nazis, são executores do Holocausto do povo de Gaza. Os governos e aparatos políticos que apoiam isto, estão realmente a justificar a descida aos infernos, o mergulhar nas trevas! 

A minha surpresa é grande, embora não tivesse ilusões sobre os sistemas políticos ditos de «democracia liberal» do Ocidente. Acho que ninguém - ou quase - previu o mergulhar de tantos países em simultâneo, no que só pode ser designado por "totalitarismo de novo tipo". 

As «elites» do dinheiro que estão no poder nos países ocidentais, manipulam as consciências. Mas, certos grupos de pessoas, deveriam ser mais difíceis de manipular: professores universitários, dirigentes políticos, membros destacados de igrejas, etc. Eles não podem, pela sua própria formação, ignorar o que se passa, nem qual é o seu dever. Mas, por cobardia, porque estão bem instalados na vida, fingem que não conhecem os factos chocantes ou descartam estes, como se fossem «mentiras dos inimigos da democracia». Os piores inimigos da civilização e da democracia são eles mesmos pois falham no seu dever, são cúmplices. 

Os outros povos, não envolvidos na matriz imperial e neocolonial do «Ocidente», estão atónitos perante os comportamentos dos ocidentais. É sua convicção de que não existe outra solução, senão viverem afastados dessa minoria de países do Ocidente, perversa, contrária a Deus e aos valores cívicos que dizem defender. 

Os governos e os oligarcas ocidentais estão a isolar-se a si próprios do resto do Mundo. Porém, estão tão ébrios da sua «superioridade», que não se apercebem disto. Nada pior do que um sistema que proclama num dado momento, certos valores para logo os trair no momento seguinte. É que ele nunca teve realmente os valores que apregoa. Eram apenas adornos de retórica ou propaganda para melhor executar seus crimes.  

Não irei chorar nem uma lágrima pela «civilização» ocidental: Ela - afinal - já estava morta. Estou só à espera que se realize o funeral e que seja enterrada numa cova bem funda. 


11 comentários:

Manuel Baptista disse...

No seguimento da 1ª Guerra Mundial, Oswald Spengler deu a conhecer a sua obra «O Declínio do Ocidente» .
Obra pessimista, mas que ressoava no imediato pós-guerra, face à destruição que o Ocidente tinha causado a si próprio.
Embora indivíduos inteligentes aprendam com a experiência, isto está excluído da política, do governo e dos ignorantes que acreditam num demagogo que lhes apareça pela frente.

Manuel Baptista disse...

Os ricos e corruptos, tanto da UE, como certos governos os árabes que se mantêm numa posição de passividade, quando possuem meios para fazer parar o massacre, tomam essa atitude por subserviência ao imperialismo e por motivos económicos:
- o gás natural que se encontra num gigantesco depósito ao largo de Gaza (pela lei internacional este território marítimo pertence à Palestina, até hoje)
- o projeto de um canal «Ben Gurion», que retiraria o papel estratégico do canal de Suez (pertença do Egipto) e atravessaria territórios de Israel e de Gaza.
Veja: https://www.globalresearch.ca/israel-destroys-gaza-control-world-most-important-shipping-lane/5842081

Manuel Baptista disse...

Pela descrição de Pepe Escobar, a sociedade russa ainda guarda valores, tem um sentido coletivo, fazendo parte das forças ascendentes. É uma grande potência militar, económica e também, nos planos intelectual e moral. Era assim que os povos viam os EUA, à saída da IIª Guerra Mundial.
https://www.youtube.com/watch?v=XBeFoSQUux4

Manuel Baptista disse...

Testemunho pessoal de Eric Margolis mostra como o desprezo em relação aos palestinianos, da parte de Israel e dos EUA, não é de hoje, mas vem de muito longe.
https://www.unz.com/emargolis/stop-the-slaughter-in-palestine/

Manuel Baptista disse...

Um programa da IA está a indicar ao exército de Israel quem são os alvos palestinianos. Este sistema de IA está a gerar tantos alvos que toda a população palestiniana é vítima potencial.
Leia: https://www.jonathan-cook.net/2023-12-06/israel-ai-genocide-program-gaza/

Manuel Baptista disse...

Ucrânia, Israel, ...uma «esquerda» genocida... porquê?

https://www.unz.com/kbarrett/why-is-the-liberal-media-inciting-genocide/

Manuel Baptista disse...

Mesmo os candidatos a presidência não podem ignorar, nos EUA, o que é verdadeiramente o regime de Zelensky.
https://twitter.com/VivekGRamaswamy/status/1732884853043904710?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1732884853043904710%7Ctwgr%5E426a9e1662cf06ca938c64512bcc1ad6d0e22e17%7Ctwcon%5Es1_&ref_url=https%3A%2F%2Fwww.zerohedge.com%2Fgeopolitical%2Fmusk-asks-zelensky-about-imprisoned-american-journalist-after-tucker-carlson-sounds


Os lacaios europeus e portugueses nunca irão fazer «mea culpa», em relação a isto como em relação aos outros crimes que são recobertos pela retórica binária do «bem contra o mal»!

Manuel Baptista disse...

Felizmente existem vozes que apelam ao fundamental dentro da sociedade israelita:
https://www.youtube.com/watch?v=3a6O-ZeW5zQ

Manuel Baptista disse...

A hipocrisia do ocidente posta a nu por Jonathan Cook: https://www.jonathan-cook.net/2023-12-11/west-atrocity-genocide-gaza/

Manuel Baptista disse...

Paul Craig Roberts aponta múltiplos exemplos que corroboram a minha posição de que «a civilização no ocidente está morta»: https://www.paulcraigroberts.org/2023/12/13/biden-a-bought-and-paid-for-israeli-puppet-declares-i-am-a-zionist-the-jewish-us-secretary-of-state-said-the-same/

Manuel Baptista disse...

O horror do morticínio, de mulheres e crianças, a sangue frio numa escola em Gaza pelos soldados israelitas da IDF é mais um dos crimes hediondos que o colonizador sionista está a cometer sob os olhos dos seus «protetores ocidentais», que fingem não ver nada:
https://consortiumnews.com/2023/12/15/craig-murray-murder/