Muitas pessoas aceitam a situação de massacres de populações indefesas em Gaza e noutras paragens, porque foram condicionadas durante muito tempo a verem certos povos como "inimigos". Porém, as pessoas de qualquer povo estão sobretudo preocupadas com os seus afazeres quotidianos e , salvo tenham sido também sujeitas a campanhas de ódio pelos seus governos, não nutrem antagonismo por outro povo. Na verdade, os inimigos são as elites governantes e as detentoras das maiores riquezas de qualquer país. São elas que instigam os sentimentos de ódio através da média que controlam.

quinta-feira, 13 de julho de 2023

MIKE WHITNEY, NUM ARTIGO MEMORÁVEL, COMPARA AS ECONOMIAS DOS EUA E DA CHINA

Na minha opinião, embora M. Whitney apresente como imagens que «dizem tudo», uma comparação entre dois mapas de caminhos de ferro de alta velocidade na China em 2008 e em 2023, este outro diagrama (abaixo) que ele inclui no artigo, da responsabilidade do FMI, ainda é mais impressionante. Será mesmo a prova da tese que Mike Whitney defende ao longo do artigo... 




 https://www.unz.com/mwhitney/the-one-chart-that-explains-everything-2/ 


Deste excelente artigo, depreende-se que:
- A China vai tornar-se a maior economia (capitalista) no século XXI.

3 comentários:

Manuel Baptista disse...

A estratégia industrial e lançamento de pontes económicas com parceiros (mais de 60) nas Novas Rotas da Seda, tem que ver com a política de desdolarização da China e com a compra de grandes quantidades de ouro, com vista a tornar o Yuan uma moeda com grande procura e utilização no comércio internacional.

https://manuelbaneteleproprio.blogspot.com/2023/04/a-desdolarizacao-acelera-se.html

Manuel Baptista disse...

Esta entrevista com Michael Hudson fala-se da grave crise do imobiliário na China que se arrasta há vários anos.
https://rumble.com/v3q3q11-new-world-order-putin-visits-china.html

Manuel Baptista disse...

China é o superpoder industrial mundial, veja o vídeo de Ben Norton:
https://www.youtube.com/watch?v=WnDWr2YLBgI