Muitas pessoas aceitam a situação de massacres de populações indefesas em Gaza e noutras paragens, porque foram condicionadas durante muito tempo a verem certos povos como "inimigos". Porém, as pessoas de qualquer povo estão sobretudo preocupadas com os seus afazeres quotidianos e , salvo tenham sido também sujeitas a campanhas de ódio pelos seus governos, não nutrem antagonismo por outro povo. Na verdade, os inimigos são as elites governantes e as detentoras das maiores riquezas de qualquer país. São elas que instigam os sentimentos de ódio através da média que controlam.

sábado, 4 de fevereiro de 2023

UP, UP AND AWAY [5th Dimension] + COMENTÁRIO DE MB

 


O tempo dos balões está aí. Mas não inocentes veículos de turismo, sobrevoando pedaços da paisagem campestre. 

A China está muito ativa a enviar balões para a estratosfera: claro, não consegue controlar tudo, nesses engenhos que se elevam, porque mais leves que o ar, mas que dificilmente se podem dirigir com precisão. Assim, para avaliar as diversas camadas da atmosfera,  os seus parâmetros, as estações meteo do mundo inteiro enviam balões para a atmosfera. O seu destino quase certo, é perderem-se, serem arrastados pelos ventos. 

A histeria do nosso tempo é que transforma estes instrumentos em perigosos instrumentos de espionagem disfarçados de inócuos auxiliares de meteo. Enfim, sabemos que a panóplia da espionagem vai crescendo: aviões-espiões; satélites-espiões... mas, balões-espiões (??!): Acho que não é muito boa ideia. Há muiita histeria no ar. 

É clara a motivação dos que sopram ventos da discórdia entre as nações, em particular entre os EUA e a China, quando estava programada a viagem do secretário de Estado dos EUA, Blinken, para conversações ao mais alto nível, com Xi Jin Pin.

Podíamos dizer que a história do «balão-espia- chinês» é como «lançar um balão» para rebentar no momento certo, pondo em causa qualquer possibilidade de diminuição das tensões entre estes dois países gigantes, económicos e militares.

Diz-me quem beneficia com a situação, e eu te direi quem está na origem da campanha de medo.

PS: Os militares americanos (as altas patentes) frustrados de não conseguirem qualquer sucesso no terreno da Ucrânia, com as tropas mercenárias e os seus «brinquedos caros», decidiram dedicar-se ao «tiro ao balão», parece brincadeira, mas não é, verifiquem na notícia seguinte: https://caitlinjohnstone.com/2023/02/18/what-we-know-about-the-us-air-forces-balloon-party-so-far/

3 comentários:

Manuel Baptista disse...

A história do balão chinês muito bem dissecada no artigo de «Moon Of Alabama»:

https://www.moonofalabama.org/2023/02/blinkens-travel-canceling-adds-to-china-hate.html#more

Manuel Baptista disse...

O cúmulo:
«This is the zenith of manufactured geopolitical drama. That this story is dominating headlines at all is absurd. It’s a nothing burger. A double-nothing burger with extra cheese, made-up sauce and a side serving of who-cares fries.»

https://off-guardian.org/2023/02/05/offg-on-the-chinese-spy-balloon/

Manuel Baptista disse...

Oiça o que diz o Tenente-Coronel dos EUA: https://www.youtube.com/watch?v=KfdUl-RNP30